spelling |
Leiva de Figueiredo Viana LealAdriane Teresinha SartoriHercules Toledo CorreaKátia Cristina de Oliveira Tôrres2019-08-11T22:10:39Z2019-08-11T22:10:39Z2016-11-25http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCHJZObserva-se nas aulas de Língua Portuguesa certa resistência, por parte de muitos alunos, nas atividades de produção textual, uma vez que as aulas não priorizam aprendizagem da produção escrita. Partindo dessa situação, a pesquisa Experiências narrativas: Fanfics a partir do suspense de um conto tem como objetivo principal desenvolver um Projeto de Intervenção Pedagógica, nos moldes de uma sequência didática, para produção de Fanfic a partir do suspense de um conto, a fim de aumentar a cultura letrada de alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma escola da Rede Estadual de Ensino, no interior de Minas Gerais, e, assim, contribuir para que estes possam produzir textos discursivamente melhor elaborados, além de proporcionar ao aluno a inclusão digital utilizando os recursos multimodais da escrita colaborativa em um ambiente wiki e o ciberespaço Fanfic. Como foi elencado a pesquisa-ação para nortear este trabalho, as atividades foram elaboradas a partir das necessidades apontadas nos textos diagnósticos, que no nosso caso, foi a primeira produção da sequência de atividades e nas outras versões dos textos produzidos. Todas as atividades foram avaliadas de forma qualitativa a fim de levar todos os agentes da pesquisa a uma reflexão sobre o processo de aprendizagem. Neste trabalho, os alunos tiveram a oportunidade de ler diversos contos, partindo do conto O dedo, de Lygia Fagundes Telles, com a finalidade de contribuir para a sua formação literária, e, também, para que pudessem produzir textos bem elaborados e adequados às condições de produção e ao letramento literário. Com isso, este trabalho desenvolveu uma reflexão crítica em relação à produção de textos narrativos e de Fanfics, e, também, buscou a formação cidadãos com práticas letradas mais amplas. Este projeto tem como fundamentação as contribuições de autores como: Cosson (2014); Rojo (2012 e 2013); Kleiman (2012); Bakthin (2000); Dolz e Schneuwly (2004); Gancho (2000); Antunes (2010); Cavalcante (2011); Zappone (2008). Finalmente, observou-se que o projeto realizado proporcionou ao aluno desenvolver algumas capacidades para melhor produzir textos coerentes e autorais, além de possibilitar a inserção no mundo digital, a partir da escrita de um gênero textual contemporâneo.It is observed in Portuguese classes some resistance by many students in textual production activities, considering that classes do not prioritize writing production learning. From this situation, the main objective of the search "Experience narratives: Fanfics from the suspense of a tale" is to develop a Pedagogical Intervention Project, in the roles of a didactic sequence for the production of Fanfic from the suspense of a tale, in order to increase the literate culture of the students of the 9th grade of a elementary school in Minas Gerais and also to contribute to the students produce discursively elaborated texts, besides to provide the student digital inclusion using the multimodal features of collaborative writing in a wiki environment and cyberspace Fanfic. As it was described in this paper, the activities were developed from the needs identified in the diagnostic tests that were the first production of the sequence of activities and in other versions of the produced texts. All the activities were evaluated qualitatively in order to promote, in the search agents, a reflection on the learning process. In this work, the students had the opportunity to read various short stories, based on the short story "the finger" by Lygia Fagundes Telles, with the purpose of contributing to his literary training, and, also, they could produce texts well prepared and suited to the conditions of literary production and literacy. This paper has developed a critical reflection in relation to the production of narrative texts and Fanfics, and also aimed the formation of citizens through literate practices. This project has the contributions from authors such as: Cosson (2014); Rojo (2012 and 2013); Kleiman (2012); Bakthin (2000); Dolz and Schneuwly (2004); Hook (2000); Antunes (2010); Cavalcante (2011); Zappone (2008). Finally, it was observed that the project provided the students to develop some abilities produce better texts and, besides to promote the insertion in the digital world, from the writing of a text.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscrita Meios auxiliaresGêneros textuaisCompreensão na leituraCriatividade na escritaProfessores FormaçãoProdução de textosLetramento literário Conto de suspense Escrita FanficExperiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um contoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdfapplication/pdf3802469https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AJCHJZ/1/disserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdfca41a0640bcb6b648340e4d85e1e3351MD51TEXTdisserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdf.txtdisserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdf.txtExtracted texttext/plain347747https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AJCHJZ/2/disserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdf.txt2358b53bef2167638bc4294a0e315d69MD521843/LETR-AJCHJZ2019-11-14 09:50:31.652oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AJCHJZRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:50:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|