O capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romante Ezer Ferreira Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PVJQ3
Resumo: O presente trabalho buscou a compreensão do Capital Intelectual (CI) na visão de estudiosos do assunto, bem como entender de que forma este se apresenta na composição do Valor Patrimonial das organizações. Verificou-se a relação existente entre o capital intelectual das organizações, medido utilizando-se o método VAICTM (Value Added Intelectual Coefficient), escolhido a exemplo de CHAGAS, J. et al (2010), por utilizar-se de dados publicados nos balanços dessas organizações, portanto acessíveis e de domínio público, incluindo-se o retorno sobre os seus ativos (ROA). Os resultados obtidos sinalizam que a utilização do índice VAICTM, pode indicar o desempenho financeiro e o Capital Intelectual, identificado como componente do Valor Patrimonial das Organizações. O corpus da pesquisa compreende a publicação da Revista Exame (2013), e, em especial, as empresas listadas no Ranking das Maiores e Melhores do ano exercício de 2012. No contexto geral, possibilitou-se compreender de que forma o Capital Intelectual é definido na literatura e como esse participa na Capacidade de Geração de Valor Patrimonial das empresas, identificando metodologias e os dados utilizados globalmente. Há alguns séculos pesquisadores vêm realizando estudos com a intenção de apresentar formas de identificação e métricas para se calcular o Ativo Intangível ou Capital Intelectual e sua capacidade de gerar valor patrimonial para as organizações, o qual, na ótica do investidor, consiste em uma atividade que requer avaliação criteriosa e simultânea de indicadores de maneira estruturada, permitindo identificar os fatores que demonstram o retorno dos investimentos. Foram estudadas dentro de um universo de 1.250 (mil, duzentas e cinquenta) empresas, selecionadas intencionalmente, as 52 (cinquenta e duas) empresas do setor da auto-indústria das quais 15 (quinze) empresas classificadas por atendimento de critérios necessários para análise, compondo a amostra. A metodologia adotada foi realizada através de pesquisa quanti-qualitativa, sendo composta por pesquisa exploratória multicasos, aliada à metodologia de cálculo do Índice de Valor Adicionado pelo Capital Intelectual (VAIC), pesquisa Survey e Entrevistas.
id UFMG_28dd91d112a1f55c5b91c26db2428774
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9PVJQ3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisco Vidal BarbosaBruno Perez FerreiraMarcio Augusto GoncalvesAntonio Dias Pereira FilhoRomante Ezer Ferreira Rodrigues2019-08-11T00:19:20Z2019-08-11T00:19:20Z2014-05-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PVJQ3O presente trabalho buscou a compreensão do Capital Intelectual (CI) na visão de estudiosos do assunto, bem como entender de que forma este se apresenta na composição do Valor Patrimonial das organizações. Verificou-se a relação existente entre o capital intelectual das organizações, medido utilizando-se o método VAICTM (Value Added Intelectual Coefficient), escolhido a exemplo de CHAGAS, J. et al (2010), por utilizar-se de dados publicados nos balanços dessas organizações, portanto acessíveis e de domínio público, incluindo-se o retorno sobre os seus ativos (ROA). Os resultados obtidos sinalizam que a utilização do índice VAICTM, pode indicar o desempenho financeiro e o Capital Intelectual, identificado como componente do Valor Patrimonial das Organizações. O corpus da pesquisa compreende a publicação da Revista Exame (2013), e, em especial, as empresas listadas no Ranking das Maiores e Melhores do ano exercício de 2012. No contexto geral, possibilitou-se compreender de que forma o Capital Intelectual é definido na literatura e como esse participa na Capacidade de Geração de Valor Patrimonial das empresas, identificando metodologias e os dados utilizados globalmente. Há alguns séculos pesquisadores vêm realizando estudos com a intenção de apresentar formas de identificação e métricas para se calcular o Ativo Intangível ou Capital Intelectual e sua capacidade de gerar valor patrimonial para as organizações, o qual, na ótica do investidor, consiste em uma atividade que requer avaliação criteriosa e simultânea de indicadores de maneira estruturada, permitindo identificar os fatores que demonstram o retorno dos investimentos. Foram estudadas dentro de um universo de 1.250 (mil, duzentas e cinquenta) empresas, selecionadas intencionalmente, as 52 (cinquenta e duas) empresas do setor da auto-indústria das quais 15 (quinze) empresas classificadas por atendimento de critérios necessários para análise, compondo a amostra. A metodologia adotada foi realizada através de pesquisa quanti-qualitativa, sendo composta por pesquisa exploratória multicasos, aliada à metodologia de cálculo do Índice de Valor Adicionado pelo Capital Intelectual (VAIC), pesquisa Survey e Entrevistas.This article aims to comprehend the concept of intellectual capital by scholars researching point of view, as well, as how such concept presents itself as a component of patrimonial value within organizations. The intellectual capital has been measured through the Value Added Intellectual Coefficient Method (VAIC), which was chosen after Chagas et al. (2010) for using data published in the organizations balance sheets. The relationship between the intellectual capital of organizations and the return over assets (ROA) has been too verified. Our results indicate that using the VAICTM index may orientate the financial performance of these organizations and that the intellectual capital may be identified as a component of its patrimonial value. This study researched the organizations ranked in the Greatest and Best list of Exame magazine (2013) for the year 2012. Based upon the literature on the subject, this research helped understand the definition of intellectual capital as well as how it participates in the organizations generation of patrimonial value capacity. It was possible, too, to test the methodology and data according as it has been globally found. For the past few centuries researchers have been developing studies with the intention of presenting forms of identification and metrics for calculating intangible assets or intellectual capital and its capacity for generating patrimonial value for organizations. From the investors point of view, patrimonial value consists in an activity which requires careful evaluation and simultaneous indicators in a structured way, allowing to identify the factors that show the investments returns. A total of 1250 business enterprises were studied, from which 52 were selected for matching the criteria for this research. This study concentrates in 15 of these firms, all of which are in the auto-industry business. A quantic-qualitative research has been conducted involving multi-case exploratory research, calculating the Value Added Intellectual Coefficient (VAIC), survey and interviews.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCapital intelectualAdministraçãoValor patrimonialCapital intelectualAtivos intangíveisO capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final___romante_27_05_14.pdfapplication/pdf2346745https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PVJQ3/1/disserta__o_final___romante_27_05_14.pdf5dea3aeb561c7964c0158b72f4872d4eMD51TEXTdisserta__o_final___romante_27_05_14.pdf.txtdisserta__o_final___romante_27_05_14.pdf.txtExtracted texttext/plain320259https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PVJQ3/2/disserta__o_final___romante_27_05_14.pdf.txt9d6da749c6221219b177d328d40a933bMD521843/BUOS-9PVJQ32019-11-14 10:47:48.28oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9PVJQ3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:47:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizações
title O capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizações
spellingShingle O capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizações
Romante Ezer Ferreira Rodrigues
Valor patrimonial
Capital intelectual
Ativos intangíveis
Capital intelectual
Administração
title_short O capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizações
title_full O capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizações
title_fullStr O capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizações
title_full_unstemmed O capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizações
title_sort O capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizações
author Romante Ezer Ferreira Rodrigues
author_facet Romante Ezer Ferreira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Vidal Barbosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bruno Perez Ferreira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcio Augusto Goncalves
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Dias Pereira Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Romante Ezer Ferreira Rodrigues
contributor_str_mv Francisco Vidal Barbosa
Bruno Perez Ferreira
Marcio Augusto Goncalves
Antonio Dias Pereira Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Valor patrimonial
Capital intelectual
Ativos intangíveis
topic Valor patrimonial
Capital intelectual
Ativos intangíveis
Capital intelectual
Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Capital intelectual
Administração
description O presente trabalho buscou a compreensão do Capital Intelectual (CI) na visão de estudiosos do assunto, bem como entender de que forma este se apresenta na composição do Valor Patrimonial das organizações. Verificou-se a relação existente entre o capital intelectual das organizações, medido utilizando-se o método VAICTM (Value Added Intelectual Coefficient), escolhido a exemplo de CHAGAS, J. et al (2010), por utilizar-se de dados publicados nos balanços dessas organizações, portanto acessíveis e de domínio público, incluindo-se o retorno sobre os seus ativos (ROA). Os resultados obtidos sinalizam que a utilização do índice VAICTM, pode indicar o desempenho financeiro e o Capital Intelectual, identificado como componente do Valor Patrimonial das Organizações. O corpus da pesquisa compreende a publicação da Revista Exame (2013), e, em especial, as empresas listadas no Ranking das Maiores e Melhores do ano exercício de 2012. No contexto geral, possibilitou-se compreender de que forma o Capital Intelectual é definido na literatura e como esse participa na Capacidade de Geração de Valor Patrimonial das empresas, identificando metodologias e os dados utilizados globalmente. Há alguns séculos pesquisadores vêm realizando estudos com a intenção de apresentar formas de identificação e métricas para se calcular o Ativo Intangível ou Capital Intelectual e sua capacidade de gerar valor patrimonial para as organizações, o qual, na ótica do investidor, consiste em uma atividade que requer avaliação criteriosa e simultânea de indicadores de maneira estruturada, permitindo identificar os fatores que demonstram o retorno dos investimentos. Foram estudadas dentro de um universo de 1.250 (mil, duzentas e cinquenta) empresas, selecionadas intencionalmente, as 52 (cinquenta e duas) empresas do setor da auto-indústria das quais 15 (quinze) empresas classificadas por atendimento de critérios necessários para análise, compondo a amostra. A metodologia adotada foi realizada através de pesquisa quanti-qualitativa, sendo composta por pesquisa exploratória multicasos, aliada à metodologia de cálculo do Índice de Valor Adicionado pelo Capital Intelectual (VAIC), pesquisa Survey e Entrevistas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T00:19:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T00:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PVJQ3
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PVJQ3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PVJQ3/1/disserta__o_final___romante_27_05_14.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PVJQ3/2/disserta__o_final___romante_27_05_14.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5dea3aeb561c7964c0158b72f4872d4e
9d6da749c6221219b177d328d40a933b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970948725407744