Ficções para o exílio: as formas políticas do cinema de Elia Suleiman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Ines Dieuzeide Santos Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2TKL3
Resumo: Esta pesquisa investiga a trilogia fílmica composta por Crônica de um desaparecimento (1996), Intervenção divina - uma crônica do amor e da dor (2002) e O que resta do tempo - crônica de um presente ausente (2009), dirigidos por Elia Suleiman. Nos três filmes, o diretor cria para si um personagem que carrega seu nome próprio e compartilha de sua experiência biográfica: um cineasta palestino autoexilado na tentativa do retorno à terra natal. Ao tematizar o cotidiano e a violência da ocupação israelense por meio de uma forma fílmica que valoriza os enquadramentos frontais, a distância e fixidez da câmera, as descontinuidades e a encenação que desnaturaliza os gestos, dialogando com o estilo burlesco e explicitando a mediação cinematográfica, esses filmes parecem estabelecer, através da ficção, uma visibilidade para a situação palestina que desafia a lógica imposta pela ocupação. Buscamos esquadrinhar os modos como os espaços fragmentados e recortados bloqueiam a entrada na cena, e impõem distâncias ao espectador; compreender a articulação proposta pelos filmes entre a centralidade do olhar percebida nos enquadramentos e a montagem episódica e descentrada, que impossibilita uma narrativa centralizada; refletir sobre a elaboração de uma forma e de um ritmo para o cotidiano que interrompem a passagem progressiva do tempo. A análise imanente às obras examina como esta posta em cena estabelece um diálogo formal com a particular condição de exílio interno na qual se encontra o povo palestino, separado de sua própria terra, ainda que vivendo no mesmo lugar.
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