Rodovias de pedágio aberto ou free-flow: perspectivas para a implantação no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RWK24 |
Resumo: | No Brasil, a ampliação dos programas de concessão rodoviária sinaliza a tendência de se financiar as rodovias através da cobrança direta aos usuários. Apesar de promoverem substancial melhoria na conservação/operação das rodovias, os programas de concessão sempre foram questionados em relação às tarifas praticadas. Na busca por um modelo de cobrança de pedágio mais igualitário, avanços tecnológicos nos sistemas de arrecadação vêm sendo empregados ao redor do mundo. Sistemas de identificação automática de veículos (AVI) já permitem a cobrança de pedágio em trechos urbanos com altos volumes de tráfego, ou até mesmo cobrar dos usuários uma tarifa proporcional à distância percorrida. Assim, torna-se possível reduzir o valor básico do pedágio sem alterar o equilíbrio financeiro da concessão, favorecendo sua aceitação pela sociedade. Sistemas de Rodovia de Pedágio Aberto (em inglês Open Road Tolling), além de trazerem benefícios gerados pela cobrança automática da tarifa, eliminam a necessidade de paradas dos veículos nas praças de pedágio. Nesse contexto, este trabalho analisa e descreve o funcionamento dos sistemas de Rodovia de Pedágio Aberto (RPA) ou free-flow e a possibilidade de utilização dos mesmos como instrumento de promoção da modicidade e equidade tarifária no Brasil. Para tanto, inicialmente é traçado um panorama geral sobre o ambiente socioeconômico e legal das concessões rodoviárias no país, no intuito de verificar possíveis benefícios e entraves existentes para a implantação de sistemas de RPA. O ambiente brasileiro é então comparado a experiências internacionais anteriores, sendo, ainda, apontadas as medidas já tomadas no Brasil para viabilizar a implantação desses sistemas, como o SINIAV e o programa Ponto a Ponto, e os principais entraves ainda existentes para sua efetiva aplicação. Por fim, realizouse um estudo de caso nacional, através da simulação em modelo digital montado no software TransCAD do cenário hipotético de implantação do sistema free-flow na rodovia MG050, com a finalidade de investigar possíveis impactos na demanda pagante. |
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Ronaldo Guimaraes GouveaLeandro CardosoAntonio Artur de SouzaSilvestre de Andrade Puty FilhoSaulo Horta Barbosa2019-08-12T18:25:41Z2019-08-12T18:25:41Z2013-08-08http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RWK24No Brasil, a ampliação dos programas de concessão rodoviária sinaliza a tendência de se financiar as rodovias através da cobrança direta aos usuários. Apesar de promoverem substancial melhoria na conservação/operação das rodovias, os programas de concessão sempre foram questionados em relação às tarifas praticadas. Na busca por um modelo de cobrança de pedágio mais igualitário, avanços tecnológicos nos sistemas de arrecadação vêm sendo empregados ao redor do mundo. Sistemas de identificação automática de veículos (AVI) já permitem a cobrança de pedágio em trechos urbanos com altos volumes de tráfego, ou até mesmo cobrar dos usuários uma tarifa proporcional à distância percorrida. Assim, torna-se possível reduzir o valor básico do pedágio sem alterar o equilíbrio financeiro da concessão, favorecendo sua aceitação pela sociedade. Sistemas de Rodovia de Pedágio Aberto (em inglês Open Road Tolling), além de trazerem benefícios gerados pela cobrança automática da tarifa, eliminam a necessidade de paradas dos veículos nas praças de pedágio. Nesse contexto, este trabalho analisa e descreve o funcionamento dos sistemas de Rodovia de Pedágio Aberto (RPA) ou free-flow e a possibilidade de utilização dos mesmos como instrumento de promoção da modicidade e equidade tarifária no Brasil. Para tanto, inicialmente é traçado um panorama geral sobre o ambiente socioeconômico e legal das concessões rodoviárias no país, no intuito de verificar possíveis benefícios e entraves existentes para a implantação de sistemas de RPA. O ambiente brasileiro é então comparado a experiências internacionais anteriores, sendo, ainda, apontadas as medidas já tomadas no Brasil para viabilizar a implantação desses sistemas, como o SINIAV e o programa Ponto a Ponto, e os principais entraves ainda existentes para sua efetiva aplicação. Por fim, realizouse um estudo de caso nacional, através da simulação em modelo digital montado no software TransCAD do cenário hipotético de implantação do sistema free-flow na rodovia MG050, com a finalidade de investigar possíveis impactos na demanda pagante.In Brazil, the expansion of concession programs shows a tendency to finance roads by charging users directly. Although promoting substantial improvement in the conservation / operation of highways, concessions programs have always been questioned in relation to tariffs values. Searching for a more equitable tolling model, technological advances in charging systems have been employed around the world. Systems for automatic vehicle identification (AVI) already allow tolling on urban passages with high traffic volumes, or even charge users a fee which is proportional to the distance traveled. Thus, it becomes possible to reduce the basic toll amount without changing the financial balance of the concession, making its acceptance easier to users. Besides bringing benefits that are generated by automatic fee collection, Open Road Tolling (ORT) systems eliminate the need to stop the vehicle at toll plazas. In this context, this paper analyzes and describes the operation of Open Road Tolling systems (or free-flow) and the possibility to use them as a tool to promote pricing modicity and equity in Brazil. At first, this research brings an overview of the legal and socio-economic environment of road concessions in Brazil, in order to verify possible benefits and existing barriers to the development of ORT systems in the country. The Brazilian experience is then compared to previous international ones. This study also points out measures taken in Brazil to enable the operation of these systems, such as SINIAV and the program "Ponto-a-Ponto", and the main remaining obstacles to its effective enforcement. At last, it is performed a national case study through a digital simulation model built in software TransCAD. In a hypothetical scenario, the implementation of a free-flow system on the road MG-050 is built in order to investigate potential impacts on its demand.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesPedágioRodovias de pedágio abertoModicidade tarifáriaFree-flowMG-050Concessões rodoviáriasRodovias de pedágio aberto ou free-flow: perspectivas para a implantação no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_saulohortabarbosa_dissertacao.pdfapplication/pdf2702791https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RWK24/1/geotecniatransportes_saulohortabarbosa_dissertacao.pdf8b0b21cb8d4e0936eba3a0b6c7d72640MD51TEXTgeotecniatransportes_saulohortabarbosa_dissertacao.pdf.txtgeotecniatransportes_saulohortabarbosa_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain234091https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9RWK24/2/geotecniatransportes_saulohortabarbosa_dissertacao.pdf.txt332e685387595b799a2ab1f56cfb89d5MD521843/BUOS-9RWK242020-01-30 14:09:02.365oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9RWK24Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T17:09:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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