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Sergio Freire GarciaGuilherme Caldeira Loss VincensFlavio Terrigno BarbeitasEduardo Campolina Viana LoureiroFilipe Almeida Malta2019-08-13T01:39:53Z2019-08-13T01:39:53Z2017-07-13http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ARZK4LEste trabalho aborda questões acerca da escrita idiomática na Sonata nº1 de Leo Brouwer para violão solo, composta em 1990. Inicialmente são apresentadas, de maneira breve, as influências estéticas que levaram à construção da obra. Numa segunda etapa, há uma conceituação acerca do que seria considerado idiomático do ponto de vista instrumental e, em seguida, os recursos idiomáticos presentes na Sonata nº1 são categorizados, estabelecendo um diálogo com os trabalhos de Borém (2000), Scarduelli (2007), Barros (2008) e Kreutz (2014). O conhecimento violonístico do autor também representa uma importante ferramenta para o desenvolvimento da pesquisa. A seção central do trabalho apresenta uma extensa análise estrutural e idiomática da obra foco desta dissertação. Por fim, é feito um balanço acerca dos principais aspectos da escrita violonística de Brouwer na obra em questão e, ainda, alguns excertos de outras de suas obras são explicitados para fins de dialogar com os processos do pensamento idiomático sobre o violão, observados na Sonata nº1.This work deals with questions about the idiomatic writing in Sonata nº 1 of Leo Brouwer for solo guitar, composed in 1990. Initially, briefly, the aesthetic influences that led to the construction of the work are presented. In a second stage, there is a conceptualization about what would be considered idiomatic from the instrumental point of view, and then the idiomatic resources present in Sonata nº1 are categorized, establishing a dialogue with the works of Borém (2000), Scarduelli (2007), Barros (2008) and Kreutz (2014). The author's knowledge of the guitar is also an important tool for the development of the research. The central section of the paper presents an extensive structural and idiomatic analysis of the focus work of this dissertation. Finally, a balance is made on the main aspects of Brouwer's musical writing in the work in question and also some excerpts from other of his works are explained for the purpose of dialoguing with the processes of idiomatic thinking about the guitar, observed in the Sonata nº 1.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBrouwer, Leo, 1939-MusicaMusica para violãoMusica Analise, apreciaçãoViolãoEscrita idiomáticaLeo BrouwerSonata n°1 (1990)Idiomatismo instrumentalRecursos idiomáticosIdiomatismo violonístico como elemento composicional na Sonata nº 1 de Leo Brouwerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_filipe_malta.pdfapplication/pdf6464163https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZK4L/1/disserta__o_filipe_malta.pdf0b5e278a1da031ed4093215600e5c4e4MD51TEXTdisserta__o_filipe_malta.pdf.txtdisserta__o_filipe_malta.pdf.txtExtracted texttext/plain166921https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZK4L/2/disserta__o_filipe_malta.pdf.txt38b94cbef6ed3c02f253f162f1dad8c5MD521843/AAGS-ARZK4L2019-11-14 20:39:18.686oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-ARZK4LRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:39:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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