Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamires Santos de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50616
Resumo: O uso de máquinas multifásicas vem sendo investigado para aumentar a confiabilidade de acionamentos elétricos. Máquinas multifásicas possuem várias vantagens frente às máquinas trifásicas e são atrativas para diversas aplicações, como as de alta potência e propulsão elétrica. A tolerância a falhas é uma das mais apreciadas dentre essas vantagens, pois a máquina pode operar com fases abertas. Entretanto, é necessária uma técnica de controle adequada às falhas para garantir a continuidade de operação com mínima perda de desempenho. Este trabalho tem como objetivo modelar e caracterizar máquinas de indução multifásicas desbalanceadas devido a fases abertas no estator e propor métodos para operação tolerante a essas falhas. Um modelo em referencial síncrono para uma máquina de indução de nove fases com fases abertas é apresentado. Para que a máquina multifásica mantenha uma força magnetomotriz equilibrada e não apresente torque pulsante, é desenvolvida uma técnica de controle de torque por orientação de campo adequada para a falta de fases abertas. Adicionalmente, é proposto um controle do subespaço de correntes de sequência zero, de forma que as correntes de fase pós-falta possuam amplitudes iguais e tenham somatório nulo, para que não haja a necessidade de condutor de neutro. Esse controle também permite que a máquina trabalhe com as correntes das nove fases desequilibradas, mas produzindo uma força magnetomotriz balanceada. Isso pode ser útil para roteamento de potência entre as fases do acionamento, na intenção de balancear as temperaturas das chaves do conversor de potência. Essa estratégia visa aliviar chaves do inversor que estejam com tendência a falhar até que possa haver uma parada para manutenção. Como um resultado geral, a tolerância a falhas dos acionamentos multifásicos será aumentada, alcançando uma operação controlada mesmo em condições defeituosas, o que é de grande interesse em aplicações que requerem alta disponibilidade. As técnicas de controle desenvolvidas neste trabalho são validadas em co-simulações online em malha fechada com a máquina multifásica modelada em software de elementos finitos e em simulações em tempo real via hardware-in-the-loop.
id UFMG_2b324607dd5714f33222c3e372b97dae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50616
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Braz de Jesus Cardoso Filhohttp://lattes.cnpq.br/8287627098176443Sidelmo Magalhães SilvaThales Alexandre Carvalho MaiaAntonio Marcus Nogueira LimaMarcelo Martins Stopahttp://lattes.cnpq.br/6112659372730341Tamires Santos de Souza2023-03-02T19:31:00Z2023-03-02T19:31:00Z2022-09-16http://hdl.handle.net/1843/50616O uso de máquinas multifásicas vem sendo investigado para aumentar a confiabilidade de acionamentos elétricos. Máquinas multifásicas possuem várias vantagens frente às máquinas trifásicas e são atrativas para diversas aplicações, como as de alta potência e propulsão elétrica. A tolerância a falhas é uma das mais apreciadas dentre essas vantagens, pois a máquina pode operar com fases abertas. Entretanto, é necessária uma técnica de controle adequada às falhas para garantir a continuidade de operação com mínima perda de desempenho. Este trabalho tem como objetivo modelar e caracterizar máquinas de indução multifásicas desbalanceadas devido a fases abertas no estator e propor métodos para operação tolerante a essas falhas. Um modelo em referencial síncrono para uma máquina de indução de nove fases com fases abertas é apresentado. Para que a máquina multifásica mantenha uma força magnetomotriz equilibrada e não apresente torque pulsante, é desenvolvida uma técnica de controle de torque por orientação de campo adequada para a falta de fases abertas. Adicionalmente, é proposto um controle do subespaço de correntes de sequência zero, de forma que as correntes de fase pós-falta possuam amplitudes iguais e tenham somatório nulo, para que não haja a necessidade de condutor de neutro. Esse controle também permite que a máquina trabalhe com as correntes das nove fases desequilibradas, mas produzindo uma força magnetomotriz balanceada. Isso pode ser útil para roteamento de potência entre as fases do acionamento, na intenção de balancear as temperaturas das chaves do conversor de potência. Essa estratégia visa aliviar chaves do inversor que estejam com tendência a falhar até que possa haver uma parada para manutenção. Como um resultado geral, a tolerância a falhas dos acionamentos multifásicos será aumentada, alcançando uma operação controlada mesmo em condições defeituosas, o que é de grande interesse em aplicações que requerem alta disponibilidade. As técnicas de controle desenvolvidas neste trabalho são validadas em co-simulações online em malha fechada com a máquina multifásica modelada em software de elementos finitos e em simulações em tempo real via hardware-in-the-loop.The usage of multiphase machines has been investigated to improve the reliability of electric drives. Multiphase machines have various advantages when compared to the tree-phase counterparts and are attractive to many applications, such as those of high power and electric propulsion. Fault-tolerance is one of their main advantages, since the multiphase motors can operate with open phases. However, it is necessary an adequate control technique to guarantee the post-fault operation with minimum performance degradation. The objective of this work is to model and characterize the operation of a nine-phase induction machine under open phases faults and to propose control methods leading to fault-tolerant operation. Modeling of the machine with open phases in a synchronous reference frame is presented. In order to produce a balanced magnetomotive force and to eliminate the torque ripple, an adequate field-oriented control technique is developed for open phases operation. Additionally, it is proposed a control of the currents of the zero-sequence subspace, in such a way that the post-fault phase currents in the remaining phases will have the same magnitudes, assuming no neutral current connection. Furthermore, this control scheme allows the machine to operate with its nine phase currents unbalanced, while still producing a balanced magnetomotive force. This degree of freedom can be used to routing the power flow among the inverter’s phases, in order to balance the temperature of the inverter switches. As an overall result, the fault-tolerance of multiphase drives can be improved, achieving a controlled performance under normal and faulty conditions, which is of great interest for applications that require high availability. The developed control techniques are validated in online co-simulations in closed loop with the nine-phase induction motor modelled in finite elements software and in real time simulations via hardware-in-the loop.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICAEngenharia elétricaConfiabilidade (Engenharia)Máquinas elétricasMáquinas elétricas de induçãoInversores elétricosMáquinas multifásicasConfiabilidadeFalhas em máquinas de induçãoFalhas em inversores de frequênciaControle por orientação de campoModelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertasModeling and control of a multiphase motor with open phasesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL22-11-30_Tese_Tamires_formatado.pdf22-11-30_Tese_Tamires_formatado.pdfTese Tamires Santos de Souza com as correções de formataçãoapplication/pdf16045552https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50616/3/22-11-30_Tese_Tamires_formatado.pdfb6c18bbbeb62e5dc27087950d2f4fc6cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50616/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/506162023-03-02 16:31:00.321oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-02T19:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Modeling and control of a multiphase motor with open phases
title Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas
spellingShingle Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas
Tamires Santos de Souza
Máquinas multifásicas
Confiabilidade
Falhas em máquinas de indução
Falhas em inversores de frequência
Controle por orientação de campo
Engenharia elétrica
Confiabilidade (Engenharia)
Máquinas elétricas
Máquinas elétricas de indução
Inversores elétricos
title_short Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas
title_full Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas
title_fullStr Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas
title_full_unstemmed Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas
title_sort Modelagem e controle de um motor de indução multifásico com fases abertas
author Tamires Santos de Souza
author_facet Tamires Santos de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braz de Jesus Cardoso Filho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8287627098176443
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sidelmo Magalhães Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Thales Alexandre Carvalho Maia
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Marcus Nogueira Lima
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcelo Martins Stopa
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6112659372730341
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamires Santos de Souza
contributor_str_mv Braz de Jesus Cardoso Filho
Sidelmo Magalhães Silva
Thales Alexandre Carvalho Maia
Antonio Marcus Nogueira Lima
Marcelo Martins Stopa
dc.subject.por.fl_str_mv Máquinas multifásicas
Confiabilidade
Falhas em máquinas de indução
Falhas em inversores de frequência
Controle por orientação de campo
topic Máquinas multifásicas
Confiabilidade
Falhas em máquinas de indução
Falhas em inversores de frequência
Controle por orientação de campo
Engenharia elétrica
Confiabilidade (Engenharia)
Máquinas elétricas
Máquinas elétricas de indução
Inversores elétricos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia elétrica
Confiabilidade (Engenharia)
Máquinas elétricas
Máquinas elétricas de indução
Inversores elétricos
description O uso de máquinas multifásicas vem sendo investigado para aumentar a confiabilidade de acionamentos elétricos. Máquinas multifásicas possuem várias vantagens frente às máquinas trifásicas e são atrativas para diversas aplicações, como as de alta potência e propulsão elétrica. A tolerância a falhas é uma das mais apreciadas dentre essas vantagens, pois a máquina pode operar com fases abertas. Entretanto, é necessária uma técnica de controle adequada às falhas para garantir a continuidade de operação com mínima perda de desempenho. Este trabalho tem como objetivo modelar e caracterizar máquinas de indução multifásicas desbalanceadas devido a fases abertas no estator e propor métodos para operação tolerante a essas falhas. Um modelo em referencial síncrono para uma máquina de indução de nove fases com fases abertas é apresentado. Para que a máquina multifásica mantenha uma força magnetomotriz equilibrada e não apresente torque pulsante, é desenvolvida uma técnica de controle de torque por orientação de campo adequada para a falta de fases abertas. Adicionalmente, é proposto um controle do subespaço de correntes de sequência zero, de forma que as correntes de fase pós-falta possuam amplitudes iguais e tenham somatório nulo, para que não haja a necessidade de condutor de neutro. Esse controle também permite que a máquina trabalhe com as correntes das nove fases desequilibradas, mas produzindo uma força magnetomotriz balanceada. Isso pode ser útil para roteamento de potência entre as fases do acionamento, na intenção de balancear as temperaturas das chaves do conversor de potência. Essa estratégia visa aliviar chaves do inversor que estejam com tendência a falhar até que possa haver uma parada para manutenção. Como um resultado geral, a tolerância a falhas dos acionamentos multifásicos será aumentada, alcançando uma operação controlada mesmo em condições defeituosas, o que é de grande interesse em aplicações que requerem alta disponibilidade. As técnicas de controle desenvolvidas neste trabalho são validadas em co-simulações online em malha fechada com a máquina multifásica modelada em software de elementos finitos e em simulações em tempo real via hardware-in-the-loop.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-02T19:31:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-02T19:31:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/50616
url http://hdl.handle.net/1843/50616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50616/3/22-11-30_Tese_Tamires_formatado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50616/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b6c18bbbeb62e5dc27087950d2f4fc6c
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589499180023808