Efetividade da justiça no mundo contemporâneo: entre ética e economia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASWF44 |
Resumo: | A partir da análise de momentos históricos que são estratégicos para a demonstração do distanciamento ocorrido entre a Ética e a Economia, investigamos, sob o ponto de vista da Filosofia do Direito, as interações e as implicações sócio-jurídicas derivadas da relação entre a Ética e a Economia, para, ao fim, propor a necessidade de reaproximação entre Ética e Economia como requisito para a efetividade da ideia de justiça no mundo contemporâneo. Assumindo que a ideia de justiça pressupõe a efetividade de direitos humano-fundamentais e que estatisticamente uma enorme parcela da população mundial não tem acesso aos mesmos, afirmamos que isso ocorre em conseqüência do distanciamento entre Ética e Economia, tanto a) em sua dimensão teórica, num movimento que vai de oikonomia a economics passando pela economia política; quanto b) em sua dimensão histórica, nas etapas de desenvolvimento da figura mercado que culminaram na hegemonia do poder econômico sobre quase todas as instâncias da existência humana. Apesar do desaparecimento do termo crematística do vocabulário contemporâneo e da proximidade fonética do termo oikonomia com o atual economia, o conteúdo contemporâneo da economia se aproxima mais do de crematística que do de oikonomia, em razão da ausência de ética. A partir dessa concepção é possível refletir sobre o lugar da ética no mundo contemporâneo, especialmente em relação à economia, e contrapor essa relação às teorias de justiça de Salgado, Rawls e Sen, e às estatísticas de distribuição de renda e riqueza da realidade social pós-moderna (desigualdade e não realização de direitos fundamentais para a maior parte das pessoas no mundo). Para a superação do sistema das necessidades e para a efetivação da ideia de justiça (no mundo contemporâneo) essa cisão na Ideia, representada pelo Estado Poiético, necessita ser suprassumida: a Economia deve reconciliar-se com a Ética para que a sociedade civil seja suprassumida na Eticidade e seja negada a negação que é um grupo na sociedade civil se apropriar de bens materiais e espirituais e utilizá-los para a manutenção de um status de exclusão e injustiça sociais. |
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Joaquim Carlos SalgadoJose Afonso B Beltrao da SilvaAntônio Gomes de VasconcelosPaulo Adyr Dias do AmaralBruno Wanderley JuniorÁlvaro Ricardo da Souza CruzNathalia Lipovetsky e Silva2019-08-13T06:08:38Z2019-08-13T06:08:38Z2016-07-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASWF44A partir da análise de momentos históricos que são estratégicos para a demonstração do distanciamento ocorrido entre a Ética e a Economia, investigamos, sob o ponto de vista da Filosofia do Direito, as interações e as implicações sócio-jurídicas derivadas da relação entre a Ética e a Economia, para, ao fim, propor a necessidade de reaproximação entre Ética e Economia como requisito para a efetividade da ideia de justiça no mundo contemporâneo. Assumindo que a ideia de justiça pressupõe a efetividade de direitos humano-fundamentais e que estatisticamente uma enorme parcela da população mundial não tem acesso aos mesmos, afirmamos que isso ocorre em conseqüência do distanciamento entre Ética e Economia, tanto a) em sua dimensão teórica, num movimento que vai de oikonomia a economics passando pela economia política; quanto b) em sua dimensão histórica, nas etapas de desenvolvimento da figura mercado que culminaram na hegemonia do poder econômico sobre quase todas as instâncias da existência humana. Apesar do desaparecimento do termo crematística do vocabulário contemporâneo e da proximidade fonética do termo oikonomia com o atual economia, o conteúdo contemporâneo da economia se aproxima mais do de crematística que do de oikonomia, em razão da ausência de ética. A partir dessa concepção é possível refletir sobre o lugar da ética no mundo contemporâneo, especialmente em relação à economia, e contrapor essa relação às teorias de justiça de Salgado, Rawls e Sen, e às estatísticas de distribuição de renda e riqueza da realidade social pós-moderna (desigualdade e não realização de direitos fundamentais para a maior parte das pessoas no mundo). Para a superação do sistema das necessidades e para a efetivação da ideia de justiça (no mundo contemporâneo) essa cisão na Ideia, representada pelo Estado Poiético, necessita ser suprassumida: a Economia deve reconciliar-se com a Ética para que a sociedade civil seja suprassumida na Eticidade e seja negada a negação que é um grupo na sociedade civil se apropriar de bens materiais e espirituais e utilizá-los para a manutenção de um status de exclusão e injustiça sociais.Starting from an analysis of strategic historical passages to argue the detachment produced between Ethics and Economy, we look into, from the point of view of Philosophy of Law, the social and juridical interactions and implications derived from the relation between Ethics and Economy, to come up with a proposition of the necessary rapprochement of Ethics and Economy as a requirement to the effectuation of the idea of justice in the contemporary world. Admitting that the idea of justice presupposes the effectuation of fundamental rights and that statistically a huge part of world population does not have access to those rights, we claim that it is an outcome of the detachment of Ethics and Economy, a) in a theoretical dimension, in the movement from oikonomia to economics, through political economy; and b) in a historical dimension, through the development of the market, reaching a point of hegemony of the economic power over almost every instance of human existence. Although the word chrematistic has disappeared from nowadays vocabulary and in spite of the proximity of the word oikonomia with economics, the object of economics today is closer to that of chrematistic than to that of oikonomia, due to the lack of ethics. From this perspective we consider and wonder about Ethics in the contemporary world, especially in reference to economy, in a comparison to the theories of justice of Salgado, of Rawls and of Sen, and also in a comparison to wealth and income distribution statistics (that show inequality and non-actualization of fundamental rights to most persons in the world). To overcome the system of necessities and to achieve the effectuation of the idea of justice (in the contemporary world) this scission of the Idea, represented by the Poietic State, has to be sublated: economy and ethics must reconcile in order to enable the sublation (Aufhebung) of civil society in Ethical Life (Sittlichkeit) negating the negation represented by a party of civil society arrogates material and spiritual goods employing them to maintaining a social status of exclusion and injustice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEconomiaJustiça (Filosofia)Direito FilosofiaÉticaEconomiaOikonomiaJustiçaÉticaPolíticaCrematísticaEfetividade da justiça no mundo contemporâneo: entre ética e economiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___nathalia_lipovetsky.pdfapplication/pdf1102487https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ASWF44/1/tese___nathalia_lipovetsky.pdf78b5140bc127e94ad4c97414fe0371b9MD51TEXTtese___nathalia_lipovetsky.pdf.txttese___nathalia_lipovetsky.pdf.txtExtracted texttext/plain410026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ASWF44/2/tese___nathalia_lipovetsky.pdf.txtf0f0d5534c91d2e6709ec394c84e037dMD521843/BUOS-ASWF442019-11-14 21:27:16.92oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ASWF44Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:27:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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