A efetividade de ações educativas na redução de inconformidades geradas pelo sistema DRG-Brasil em 10 hospitais públicos de Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21450/rahis.v18i4.7301 http://hdl.handle.net/1843/54261 https://orcid.org/0000-0002-7272-4716 https://orcid.org/0000-0002-3329-0468 |
Resumo: | Objetivo: Descrever o impacto de ações educativas na redução de inconformidades apontadas pelo sistema Diagnosis Related Groups Brasil em 10 hospitais da Fhemig no período de janeiro a julho 2021. Referencial: O DRG-Brasil mensura e categoriza a complexidade e a gravidade clínica de pacientes e possibilita o levantamento de estratégias para melhor a assitência e alocação de recursos. Método: Estudo de caso sobre a efetividade de ações educativas na melhoria da qualidade da codificação realizada em 10 hospitais da Fhemig através do software DRGBrasil. Foram realizadas reuniões mensais e treinamento com os analistas dos hospitais. A efetividade foi mensurada a partir da comparação do número de inconformidades geradas antes e após as ações educativas. Resultados: Das 23.326 altas codificadas no período da análise, foram geradas 1.122 inconformidades que após a ação educativa e reuniões realizadas reduziram em 64,4%. Dentre os tipos de inconformidades, “CID com especialização não utilizada” foi a que apresentou maior ocorrência (44,6%) e também maior redução (69,0%). Conclusão: As ações educativas realizadas foram efetivas para melhoria da qualidade do processo de codificação. |
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A efetividade foi mensurada a partir da comparação do número de inconformidades geradas antes e após as ações educativas. Resultados: Das 23.326 altas codificadas no período da análise, foram geradas 1.122 inconformidades que após a ação educativa e reuniões realizadas reduziram em 64,4%. Dentre os tipos de inconformidades, “CID com especialização não utilizada” foi a que apresentou maior ocorrência (44,6%) e também maior redução (69,0%). Conclusão: As ações educativas realizadas foram efetivas para melhoria da qualidade do processo de codificação.Objective: To describe the impact of educational actions on the reduction of non-conformities pointed out by the Diagnosis Related Groups Brazil system in 10 Fhemig hospitals from January to July 2021. Reference: DRG-Brasil measures and categorizes the complexity and clinical severity of patients and enables the survey of strategies to improve assistance and resource allocation. Method: Case study on the effectiveness of educational actions in improving the quality of coding carried out in 10 hospitals of Fhemig through the DRG-Brasil software. Monthly meetings and training were held with hospital analysts. Effectiveness was measured by comparing the number of nonconformities generated before and after the educational actions. Results: Of the 23,326 discharges coded during the period of analysis, 1,122 nonconformities were generated, which after the educational action and meetings held, reduced by 64.4%. Among the types of nonconformities, “ICD with unused specialization” was the one with the highest occurrence (44.6%) and also the greatest reduction (69.0%). Conclusion: The educational actions carried out were effective in improving the quality of the coding process.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilHCL - HOSPITAL DAS CLINICASRevista de Administração Hospitalar e Inovação em SaúdeGrupos diagnósticos relacionadosCodificação clínicaSistema Único de SaúdeGrupos diagnósticos relacionadosCodificação clínicaSistema Único de SaúdeA efetividade de ações educativas na redução de inconformidades geradas pelo sistema DRG-Brasil em 10 hospitais públicos de Minas GeraisThe effectiveness of educational actions in reducing nonconformities generated by the DRG-Brasil system in 10 public hospitals in Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/7301Priscilla Rodrigues Fernandes de OliveiraCynthia Carolina Duarte AndradeVictor Rodolfo Caldeira de JesusAlisson Rubson Alvesapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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