Estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/PASA-A79FSF |
Resumo: | Este trabalho trata do estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço. A utilização dessas barras compostas é uma solução inovadora e de grande interesse prático para situações em que um perfil isolado não apresente capacidade resistente suficiente para suportar as ações atuantes. Foram apresentados neste estudo o comportamento da flambagem elástica de barras, a influência de imperfeições geométricas e de material e a formação da rótula plástica no momento em que ocorre a instabilidade das barras. O atual estado da arte do cálculo da força de compressão resistente de perfis tubulares de acordo com as normas europeia, americana, canadense e brasileira foi apresentado e comparado. Foi desenvolvido um modelo analítico para estimativa da força de compressão resistente de perfis tubulares com qualquer curvatura inicial, que pode ser utilizado tanto para perfis isolados quanto para compostos, e seus resultados comparados com os obtidos de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 16239:2013. Foram apresentadas soluções tecnicamente e economicamente viáveis para o projeto e fabricação dos perfis tubulares compostos. Para validação dos resultados numéricos foram feitos modelos de barras isoladas e seus resultados comparados aos obtidos de acordo a norma brasileira. Os resultados foram satisfatórios, com a força de compressão resistente variando menos que 6,5% em relação aos valores obtidos com a formulação da norma. Com os parâmetros validados para o modelo numérico, foi feito o estudo de perfis tubulares compostos com três tipos diferentes de travamentos ao longo dos perfis: travamento fixo, travamento deslizante e sem travamento. Foram simulados diversos modelos de perfis compostos, com a finalidade de levantar várias curvas de resistência à compressão das diversas situações de travamento e compará-las. Os resultados numéricos obtidos mostraram que os perfis compostos com travamento fixo e deslizante têm comportamentos muito semelhantes ao obtido quando se utiliza a formulação da norma brasileira, considerando áreas e inércias equivalentes para o perfil composto, o que não é válido para o perfil sem travamentos. Foram gerados os gráficos comparativos das curvas de resistência à compressão e da distribuição da força pelos tubos que compõe os perfis. Por fim, foi proposta uma metodologia de cálculo simplificada para os perfis de acordo com o tipo de travamento, que dispensa a utilização de métodos computacionais robustos. |
id |
UFMG_2c67588ad3fd6c2b20014a883836a12f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/PASA-A79FSF |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardo Hallal FakuryFrancisco Carlos RodriguesFrancisco Carlos RodriguesAna Lydia Reis de Castro e SilvaArmando Cesar Campos LavallArlene Maria Sarmanho FreitasLucas Figueiredo Grilo2019-08-14T02:00:48Z2019-08-14T02:00:48Z2015-11-11http://hdl.handle.net/1843/PASA-A79FSFEste trabalho trata do estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço. A utilização dessas barras compostas é uma solução inovadora e de grande interesse prático para situações em que um perfil isolado não apresente capacidade resistente suficiente para suportar as ações atuantes. Foram apresentados neste estudo o comportamento da flambagem elástica de barras, a influência de imperfeições geométricas e de material e a formação da rótula plástica no momento em que ocorre a instabilidade das barras. O atual estado da arte do cálculo da força de compressão resistente de perfis tubulares de acordo com as normas europeia, americana, canadense e brasileira foi apresentado e comparado. Foi desenvolvido um modelo analítico para estimativa da força de compressão resistente de perfis tubulares com qualquer curvatura inicial, que pode ser utilizado tanto para perfis isolados quanto para compostos, e seus resultados comparados com os obtidos de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 16239:2013. Foram apresentadas soluções tecnicamente e economicamente viáveis para o projeto e fabricação dos perfis tubulares compostos. Para validação dos resultados numéricos foram feitos modelos de barras isoladas e seus resultados comparados aos obtidos de acordo a norma brasileira. Os resultados foram satisfatórios, com a força de compressão resistente variando menos que 6,5% em relação aos valores obtidos com a formulação da norma. Com os parâmetros validados para o modelo numérico, foi feito o estudo de perfis tubulares compostos com três tipos diferentes de travamentos ao longo dos perfis: travamento fixo, travamento deslizante e sem travamento. Foram simulados diversos modelos de perfis compostos, com a finalidade de levantar várias curvas de resistência à compressão das diversas situações de travamento e compará-las. Os resultados numéricos obtidos mostraram que os perfis compostos com travamento fixo e deslizante têm comportamentos muito semelhantes ao obtido quando se utiliza a formulação da norma brasileira, considerando áreas e inércias equivalentes para o perfil composto, o que não é válido para o perfil sem travamentos. Foram gerados os gráficos comparativos das curvas de resistência à compressão e da distribuição da força pelos tubos que compõe os perfis. Por fim, foi proposta uma metodologia de cálculo simplificada para os perfis de acordo com o tipo de travamento, que dispensa a utilização de métodos computacionais robustos.This research presents a study of the compression behavior of built-up members composed of concentric hot rolled circular hollow sections. The use of these composed bars is an innovative solution of practical interest for situations in which a single bar does not reach the required compressive strength. This work presents a review of the elastic buckling behavior of isolated bars, the influence of geometric and physical imperfection and the plastic hinge formation when the bar instability occurs. The current compressive strength formulation for circular hollow steel sections profiles according to European, American, Canadian and Brazilian Standards were presented and compared. An analytical model was developed to estimate the compressive strength in tubular steel sections, with any initial crookedness, and compared to the Standard ABNT NBR 16239:2013. This analytical formulation can be used in isolated and composed bars. Some technically and economically viable design and fabrication solutions to built-up members composed of concentric hot rolled circular hollow sections are presented. For validation of numerical results, models of singular hollow sections are made and compared to the ABNT NBR 16239:2013 Standard results. The results obtained with numerical models were satisfactory. The compressive strength of these numerical models differs less than 6,5% of the Brazilian Standard values. Once the numerical modeling was validated, the study of built-up members was made, considering three different types of connections between the tubes: fixed connection, sliding connection and without any connections along the bars. Several models of built-up sections were simulated, in order to obtain and compare the various compressive resistance curves of each connection. The numerical results show that these built-up sections with fixed and sliding connections have a very similar behavior to the results obtained with Brazilian Standard formulation, when considering equivalent areas and inertias for the built-up section. Also, it shows that this observation does not apply to the sections without connections. Comparative graphs of the compressive resistance curves were generated, as also some graphs that show the distribution of the compressive force between each bar of the built-up section. Finally, a simplified formulation for the design of built-up sections without connections along the tubes was proposed, in order to avoid robust computational methods.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de estruturasCompressão AxialResistência à CompressãoEstabilidade EstruturalPerfis Tubulares Compostos ConcêntricosEstruturas de AçoCurva deEstudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de açoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL289.pdfapplication/pdf4131468https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-A79FSF/1/289.pdf75a8d947283b605af614cdc464b17db3MD51TEXT289.pdf.txt289.pdf.txtExtracted texttext/plain221223https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-A79FSF/2/289.pdf.txt2f18bc44c31473817bde043671a70cfcMD521843/PASA-A79FSF2019-11-14 12:54:54.067oai:repositorio.ufmg.br:1843/PASA-A79FSFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:54:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço |
title |
Estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço |
spellingShingle |
Estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço Lucas Figueiredo Grilo Compressão Axial Resistência à Compressão Estabilidade Estrutural Perfis Tubulares Compostos Concêntricos Estruturas de Aço Curva de Engenharia de estruturas |
title_short |
Estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço |
title_full |
Estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço |
title_fullStr |
Estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço |
title_full_unstemmed |
Estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço |
title_sort |
Estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço |
author |
Lucas Figueiredo Grilo |
author_facet |
Lucas Figueiredo Grilo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Hallal Fakury |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Francisco Carlos Rodrigues |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Carlos Rodrigues |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Lydia Reis de Castro e Silva |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Armando Cesar Campos Lavall |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Arlene Maria Sarmanho Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas Figueiredo Grilo |
contributor_str_mv |
Ricardo Hallal Fakury Francisco Carlos Rodrigues Francisco Carlos Rodrigues Ana Lydia Reis de Castro e Silva Armando Cesar Campos Lavall Arlene Maria Sarmanho Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compressão Axial Resistência à Compressão Estabilidade Estrutural Perfis Tubulares Compostos Concêntricos Estruturas de Aço Curva de |
topic |
Compressão Axial Resistência à Compressão Estabilidade Estrutural Perfis Tubulares Compostos Concêntricos Estruturas de Aço Curva de Engenharia de estruturas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de estruturas |
description |
Este trabalho trata do estudo do comportamento de barras compostas comprimidas formadas por perfis tubulares circulares concêntricos laminados de aço. A utilização dessas barras compostas é uma solução inovadora e de grande interesse prático para situações em que um perfil isolado não apresente capacidade resistente suficiente para suportar as ações atuantes. Foram apresentados neste estudo o comportamento da flambagem elástica de barras, a influência de imperfeições geométricas e de material e a formação da rótula plástica no momento em que ocorre a instabilidade das barras. O atual estado da arte do cálculo da força de compressão resistente de perfis tubulares de acordo com as normas europeia, americana, canadense e brasileira foi apresentado e comparado. Foi desenvolvido um modelo analítico para estimativa da força de compressão resistente de perfis tubulares com qualquer curvatura inicial, que pode ser utilizado tanto para perfis isolados quanto para compostos, e seus resultados comparados com os obtidos de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 16239:2013. Foram apresentadas soluções tecnicamente e economicamente viáveis para o projeto e fabricação dos perfis tubulares compostos. Para validação dos resultados numéricos foram feitos modelos de barras isoladas e seus resultados comparados aos obtidos de acordo a norma brasileira. Os resultados foram satisfatórios, com a força de compressão resistente variando menos que 6,5% em relação aos valores obtidos com a formulação da norma. Com os parâmetros validados para o modelo numérico, foi feito o estudo de perfis tubulares compostos com três tipos diferentes de travamentos ao longo dos perfis: travamento fixo, travamento deslizante e sem travamento. Foram simulados diversos modelos de perfis compostos, com a finalidade de levantar várias curvas de resistência à compressão das diversas situações de travamento e compará-las. Os resultados numéricos obtidos mostraram que os perfis compostos com travamento fixo e deslizante têm comportamentos muito semelhantes ao obtido quando se utiliza a formulação da norma brasileira, considerando áreas e inércias equivalentes para o perfil composto, o que não é válido para o perfil sem travamentos. Foram gerados os gráficos comparativos das curvas de resistência à compressão e da distribuição da força pelos tubos que compõe os perfis. Por fim, foi proposta uma metodologia de cálculo simplificada para os perfis de acordo com o tipo de travamento, que dispensa a utilização de métodos computacionais robustos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T02:00:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T02:00:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/PASA-A79FSF |
url |
http://hdl.handle.net/1843/PASA-A79FSF |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-A79FSF/1/289.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-A79FSF/2/289.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75a8d947283b605af614cdc464b17db3 2f18bc44c31473817bde043671a70cfc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589561399377920 |