Apoio técnico e pedagógico para o desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador na atenção básica: a experiência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Betim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia da Silva Anunciação Lazarino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AXGHAG
Resumo: O estudo analisa o apoio técnico e pedagógico por profissionais especializados, em particular dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), às equipes da Atenção Básica para o desenvolvimento da atenção integral à saúde dos trabalhadores na rede de saúde, atribuição do Sistema Único de Saúde, detalhada na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e referendada pela Politica Nacional da Atenção Básica, que define o processo de trabalho e atribuições das equipes. O objetivo geral é analisar o processo de apoio técnico e pedagógico realizado pelo Cerest para o desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador na Atenção Básica do município de Betim, escolhido segundo os critérios de ser sede de Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, que desenvolve, desde 2006, ações junto à Atenção Básica, por meio da realização de reuniões mensais com as Equipes de Saúde da Família do município como uma das estratégias de apoio técnico e pedagógico, desde 2012. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória do tipo estudo de caso, realizada no município Betim, Minas Gerais, utilizando análise documental e entrevistas semiestruturadas com os profissionais do Cerest que realizam matriciamento na Atenção Básica e profissionais de cada unidade básica de Betim, sendo um médico, um enfermeiro e um agente comunitário de saúde, nas quais o matriciamento em saúde do trabalhador foi implantado e as reuniões aconteceram no segundo semestre de 2016. Os resultados são apresentados em duas etapas: na primeira é descrito o processo de apoio técnico e pedagógico realizado pela equipe do Cerest na atenção básica no período de 2006 a 2016. A segunda apresenta os resultados e análises dos dados das entrevistas organizados em três categorias: concepções sobre apoio técnico e pedagógico; limites e desafios do matriciamento em saúde do trabalhador e facilitadores e potencialidades do matriciamento em saúde do trabalhador. Constatou-se que o apoio matricial possibilitou a mudança na prática dos profissionais das equipes da atenção básica (equipes de referência) que incorporaram a relação trabalho saúde doença em suas práticas, ampliaram a valorização da discussão de caso e consideram as reuniões de matriciamento uma oportunidade de aprendizagem e a necessidade de os profissionais-especialistas terem formação no campo da saúde do trabalhador. Concluiu-se pela importância e necessidade de garantir o apoio técnico e pedagógico por parte de equipes especializadas para os profissionais da atenção básica e de se investir na formação do profissional, dos matriciadores, na perspectiva da educação permanente.
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O objetivo geral é analisar o processo de apoio técnico e pedagógico realizado pelo Cerest para o desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador na Atenção Básica do município de Betim, escolhido segundo os critérios de ser sede de Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, que desenvolve, desde 2006, ações junto à Atenção Básica, por meio da realização de reuniões mensais com as Equipes de Saúde da Família do município como uma das estratégias de apoio técnico e pedagógico, desde 2012. 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Constatou-se que o apoio matricial possibilitou a mudança na prática dos profissionais das equipes da atenção básica (equipes de referência) que incorporaram a relação trabalho saúde doença em suas práticas, ampliaram a valorização da discussão de caso e consideram as reuniões de matriciamento uma oportunidade de aprendizagem e a necessidade de os profissionais-especialistas terem formação no campo da saúde do trabalhador. Concluiu-se pela importância e necessidade de garantir o apoio técnico e pedagógico por parte de equipes especializadas para os profissionais da atenção básica e de se investir na formação do profissional, dos matriciadores, na perspectiva da educação permanente.The study analyzes the technical and pedagogical support by specialized professionals, in particular in the Reference Center for Occupational Health (Cerest), to the primary health care teams for the development of integral workers health in the health care system, attribution of the Public Health System (Sistema Único de Saúde SUS), detailed in the National Policy on Workers Health and reinforced by the National Policy of Primary Health Care, which defines the work process and assignments of the teams. The main objective is to analyze the technical and pedagogical support process carried out by Cerest for the development of workers health actions in the Primary Health Care of the Municipality of Betim, chosen according to the criteria of being the head office of the Regional Reference Center for Occupational Health. The center has been developing actions along with primary health care since 2006, through monthly meetings with the family health teams of the Municipality, as one of the strategies for technical and pedagogical support since 2012. This is a qualitative, exploratory, case-study-based research conducted in the city of Betim, Minas Gerais, using documentary analysis and semi-structured interviews with the professionals of the Reference Center for Occupational Health who performs integration with the primary health care and the professionals of each of Betim's basic units, being a physician, a nurse and a community health agent, where the integration of the workers health was implemented and the meetings took place in the second half of 2016. The results are presented in two phases: the first describes the process of technical and pedagogical support carried out by the Cerest team in primary health care in the period from 2006 to 2016. The second presents the results and analyzes the interview data organized into three categories: conceptions on technical and pedagogical support; limits and challenges of the matriciamento in health of the worker and facilitators and potentialities of the matriciamento in health of the worker. It was verified that the integrated support allowed the change in the practice of the professionals of the primary care teams (reference teams) that incorporated the work-health-disease relationship in their practices, extended the value of the case discussion and consider the integration meetings as a learning opportunity and as a need for the professional-specialists to have training in the field of occupational health. It may be concluded on the importance and necessity of guaranteeing technical and pedagogical support on the part of specialized teams to the professionals of the primary health care and of investing in the qualification of the professional of the integrators, from the perspective of continued education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAtenção primária à saúdeEquipe de assistência ao pacienteMedicinaSaúde do trabalhadorEducação continuadaCentro de referência em saúde do trabalhadorApoio matricialAtenção primária à saúdeSaúde do trabalhadorApoio técnico e pedagógico para o desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador na atenção básica: a experiência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Betiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_marcia_s._a._lazarino.pdfapplication/pdf2024546https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AXGHAG/1/disserta__o_marcia_s._a._lazarino.pdf3866e0c09c19751090238253c765b014MD51TEXTdisserta__o_marcia_s._a._lazarino.pdf.txtdisserta__o_marcia_s._a._lazarino.pdf.txtExtracted texttext/plain152502https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AXGHAG/2/disserta__o_marcia_s._a._lazarino.pdf.txte0ab16d6b4a537970768e8034b19476cMD521843/BUBD-AXGHAG2020-01-30 16:42:55.696oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AXGHAGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T19:42:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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