Labor and Pension in an Ageing Society: A Computable General Equilibrium Approach for Brazilian Economy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme Silva Cardoso
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/74288
Resumo: A Reforma da Previdência de 2019 (Emenda Constitucional nº 103/2019) teve como objetivo melhorar a sustentabilidade do regime de repartição RGPS – Regime Geral de Previdência Social ao estabelecer o parâmetro de idade mínima de aposentadoria como critério único para a garantia do benefício, bem como alterar a fórmula do benefício. O período de transição da reforma retém a taxa de crescimento de novos aposentados na medida em que se atinge a nova idade mínima estabelecida, aumentando, por consequência, o tamanho da força de trabalho. Após o período de transição, programado para durar até 2033, o déficit do RGPS, assim como o da poupança do Governo, cresce de forma abrupta. Ao testar diferentes fechamentos de condição fiscal, foi possível projetar um cenário de política com “alívio orçamentário”, que apresenta melhores resultados fiscais (R$562 bilhões de poupança do Governo e R$944 bilhões de economia para o RGPS, em relação ao cenário sem reforma, ao nível de preços de 2100) e um cenário de “alívio tributário”, que projeta maior crescimento econômico, equalizando os resultados de déficit em relação ao PIB em ambos os experimentos de política. Assim, enquanto o cenário sem a reforma projeta uma razão de 21% do déficit do RGPS sobre o PIB e de 32,7% do déficit da poupança do Governo sobre o PIB em 2100, os cenários de política com alívio orçamentário e com alívio tributário apresentam, respectivamente, 16,97% e 29,44%, e 17,03% e 29,7%. Modelar a reforma com o modelo BRIGHT também nos permitiu observar uma piora distributiva da renda das famílias, tendo em vista a importância do benefício de aposentadoria do regime como fonte de renda das famílias mais pobres, entre outros efeitos indiretos intrínsecos ao cenário de alívio tributário. Esta tese também prospecta sobre a produtividade do trabalho e a adesão de contribuintes ao RGPS. Ela mostra que o número de trabalhadores desprotegidos por lei (CLT) e pela previdência social cresceu no período de 2015 a 2022, quando não somente a reforma da previdência, mas outras reformas trabalhistas em direção à flexibilização generalizada foram aprovadas. Aquilo ficou caracterizado como a precarização da força de trabalho, caracterizada pelo aumento de trabalhadores conta-própria, frequentemente irregulares à natureza do trabalho exercido e desprotegidos por direitos trabalhistas. Dois diferentes experimentos mostraram que a cobertura previdenciária é um alicerce para o bom desempenho do regime de previdência, de modo que a formalização do trabalho (assim como uma maior massa salarial) deveria ser objetivada; alternativamente, ao incentivarem a flexibilização excessiva do trabalho, formuladores de política desencorajam a adesão e permanência de contribuintes ativos, minando, em potencial, o regime como um todo.
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spelling Labor and Pension in an Ageing Society: A Computable General Equilibrium Approach for Brazilian EconomyTrabalho e Previdência em uma sociedade em envelhecimento: uma abordagem de Equilíbrio Geral Computável para a economia brasileiraDemographic DividendSocial SecurityFiscal AdjustmentEconomic GrowthHouseholdsLabor MarketProductivityComputable General EquilibriumA Reforma da Previdência de 2019 (Emenda Constitucional nº 103/2019) teve como objetivo melhorar a sustentabilidade do regime de repartição RGPS – Regime Geral de Previdência Social ao estabelecer o parâmetro de idade mínima de aposentadoria como critério único para a garantia do benefício, bem como alterar a fórmula do benefício. O período de transição da reforma retém a taxa de crescimento de novos aposentados na medida em que se atinge a nova idade mínima estabelecida, aumentando, por consequência, o tamanho da força de trabalho. Após o período de transição, programado para durar até 2033, o déficit do RGPS, assim como o da poupança do Governo, cresce de forma abrupta. Ao testar diferentes fechamentos de condição fiscal, foi possível projetar um cenário de política com “alívio orçamentário”, que apresenta melhores resultados fiscais (R$562 bilhões de poupança do Governo e R$944 bilhões de economia para o RGPS, em relação ao cenário sem reforma, ao nível de preços de 2100) e um cenário de “alívio tributário”, que projeta maior crescimento econômico, equalizando os resultados de déficit em relação ao PIB em ambos os experimentos de política. Assim, enquanto o cenário sem a reforma projeta uma razão de 21% do déficit do RGPS sobre o PIB e de 32,7% do déficit da poupança do Governo sobre o PIB em 2100, os cenários de política com alívio orçamentário e com alívio tributário apresentam, respectivamente, 16,97% e 29,44%, e 17,03% e 29,7%. Modelar a reforma com o modelo BRIGHT também nos permitiu observar uma piora distributiva da renda das famílias, tendo em vista a importância do benefício de aposentadoria do regime como fonte de renda das famílias mais pobres, entre outros efeitos indiretos intrínsecos ao cenário de alívio tributário. Esta tese também prospecta sobre a produtividade do trabalho e a adesão de contribuintes ao RGPS. Ela mostra que o número de trabalhadores desprotegidos por lei (CLT) e pela previdência social cresceu no período de 2015 a 2022, quando não somente a reforma da previdência, mas outras reformas trabalhistas em direção à flexibilização generalizada foram aprovadas. Aquilo ficou caracterizado como a precarização da força de trabalho, caracterizada pelo aumento de trabalhadores conta-própria, frequentemente irregulares à natureza do trabalho exercido e desprotegidos por direitos trabalhistas. Dois diferentes experimentos mostraram que a cobertura previdenciária é um alicerce para o bom desempenho do regime de previdência, de modo que a formalização do trabalho (assim como uma maior massa salarial) deveria ser objetivada; alternativamente, ao incentivarem a flexibilização excessiva do trabalho, formuladores de política desencorajam a adesão e permanência de contribuintes ativos, minando, em potencial, o regime como um todo.The National Pension Scheme (RGPS) 2019 reform (Constitutional Amendment Nº 103/2019) aimed at enhancing the PAYG scheme’s sustainability by introducing the parameter of minimum age of retirement as the one criterion to get access to the benefit, as well as changing the benefit formula. The transition phase of the reform holds the new eligible pensioners growth rate as it reaches the new minimum age of retirement, simultaneously inflating the workforce. After the transition phase, set to last until 2033, RGPS deficit as well as Government savings go downhill. The "Policy with Budget Relief" scenario delivers better fiscal results (R$ 562 billion savings to Government and R$ 944 billion savings in the RGPS, compared to the baseline scenario in 2100 prices level). On the other hand, the "Policy with Tax Relief" scenario delivers better economic outputs, equalizing the deficit ratio to GDP results of both experiments. Thus, while the scenario with no reform projects a ratio of 21% of the RGPS deficit to GDP and 32.7% of the Government savings deficit to GDP in 2100, the policy scenarios with budget and tax relief present, respectively, 16.97% and 29.44%, and 17.03% and 29.7%. Modelling the pension reform through the BRIGHT model also allows us to see a distributional worsening of households’ income, for the retirement benefit of the scheme is an important source of income of the poorer households, amongst other indirect effects derived from the scenario with tax relief. This Thesis also prospects about labor productivity and the RGPS enrollment. It showed that the number of workers unprotected by law and unenrolled in pension schemes has increased in the period of 2015-2022, when not only the pension but other labor reforms towards general flexibilization were approved. That became known as the precarization of the labor force, characterized by the increase of self-employed workers, often irregulars to the nature of their jobs and unprotected by labor rights. Two different experiments have shown that pension coverage is an important foundation for the scheme’s performance, in a way that labor formality (as well as higher wage levels) should be pursued; alternatively, by encouraging labor flexibilization, policymakers discourage pension’s active enrollment, potentially undermining the scheme as whole.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASPrograma de Pós-Graduação em EconomiaUFMGÉdson Paulo Domingueshttp://lattes.cnpq.br/2059703319050475Débora Freire Cardosohttp://lattes.cnpq.br/4775441040633035Mark HorridgeÉdson Paulo DominguesDébora Freire CardosoLuís Eduardo AfonsoAdmir Antônio Betarelli Jr.Ana Hermeto; Bernardo Lanza QueirozGuilherme Silva Cardoso2024-08-20T12:49:09Z2024-08-20T12:49:09Z2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/74288engPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-08-20T12:49:09Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/74288Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-08-20T12:49:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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