Educação Ambiental na lagoa da Pampulha: avaliação metodológica dos projetos Pampulha Limpa e Pampulha Viva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Vinicius Martins Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5HD7
Resumo: A questão ambiental vem ganhando cada vez mais importância devido à grande pressão exercida sob os recursos naturais. O desenvolvimento das sociedades modernas se deu sob a idéia de que a natureza dispunha de recursos infinitos. Entretanto a pressão exercida nos ambientes devido ao crescimento populacional e a industrialização fizeram surgir uma nova forma de pensar. Neste contexto a Educação ambiental é um caminho a ser seguido na formação de uma nova mentalidade. Ambientes aquáticos estão sofrendo alteração na qualidade de suas águas devido a vários fatores, entre eles a disposição incorreta de resíduos por parte da população. A lagoa da Pampulha, não foge a está regra. Criada nos anos de 1930 com intenção de abastecer a cidade de Belo Horizonte e servir de área de lazer para a população, a lagoa atualmente passa por um momento de enorme degradação. Assim, o presente trabalho objetiva discutir as metodologias empregadas em dois projetos de educação ambiental, Pampulha limpa e Pampulha viva, que atuam na bacia da Pampulha. Projetos de mobilização de pessoas são fundamentais para despertar na população o sentimento de pertencimento em relação à lagoa, contribuindo para a melhoria da qualidade de suas águas. A análise metodológica destes projetos é importante, pois, permitirá uma reflexão acerca das ações desenvolvidas. Deste modo a avaliação nas diferentes etapas dos projetos de educação ambiental, ou seja, uma avaliação constante é uma etapa importante e que não deve ser esquecida, pois permite repensar o que não está dando certo, propor nova estruturação visando atingir os objetivos propostos.
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