Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_2d395266ccccfb7af33ce9513d38eb1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATHW5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Vinicius Catao de Assis SouzaEliete Alves Menezes2019-08-12T09:29:39Z2019-08-12T09:29:39Z2012-06-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATHW5Observando-se a falta de motivação dos alunos nas aulas de Química e considerando que a pouca contextualização dos conteúdos pudesse ser uma das principais causas do desinteresse apresentado em sala de aula, decidiu-se investigar neste trabalho as possíveis vantagens do uso de filmes como uma estratégia para estimular a aprendizagem. Os filmes educativos podem auxiliar no processo de contextualização dos conteúdos químicos, além de favorecer o engajamento dos alunos em discussões de natureza social, ambiental, científica, dentre outras. A escolha de filmes como uma atividade alternativa ao ensino tradicional se justifica pelo fato dessa estratégia ser acessível a grande maioria dos professores e escolas. Além disso, as temáticas abordadas nos vários filmes/documentários disponíveis aos professores podem ajudar a demonstrar que os conteúdos trabalhados em sala de aula possuem significados associados ao dia a dia, favorecendo assim a abordagem de questões sócio-científicas que necessitam serem refletidas e discutidas em sala de aula. Os dados desse trabalho foram coletados por meio de um questionário aplicado a 34 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública localizada na cidade de Formiga (MG). A análise dos dados permitiu observar certa dificuldade da maioria dos alunos em se expressarem criticamente diante de temas polêmicos e de problemas sociais, como a questão socioambiental do lixo discutida em sala de aula. Além disso, apontou a necessidade de se inserir nas aulas de Química discussões sobre temas que apresentam relevância social e ambiental, buscando assim a construção de uma consciência crítica e reflexiva frente a esses problemas. Constatou-se também que o trabalho com filmes, sob a mediação do professor, pode desempenhar um importante papel no processo formativo dos alunos e no envolvimento deles com a aula. Isso ocorreu na sensibilização frente às questões de natureza sociais e ambientais discutidas, o que favoreceu de maneira significativa o relacionamento dos conteúdos estudados com a proposta de trabalho desenvolvida em sala de aula.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEnsino Meios auxiliaresQuimica  Estudo e ensinoAbordagens alternativas de ensinoQuestões sócio-científicaFilmes no ensino de Ciências/QuímicaContextualizaçãoO uso do filme como atividade alternativa para contextualizar o ensino de Químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_eliete_alves_menezes.pdfapplication/pdf3332964https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATHW5/1/monografia_eliete_alves_menezes.pdf05d90387a8f0b038a495e37eb4675c27MD51TEXTmonografia_eliete_alves_menezes.pdf.txtmonografia_eliete_alves_menezes.pdf.txtExtracted texttext/plain56188https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATHW5/2/monografia_eliete_alves_menezes.pdf.txt0b17e703a381ba1b9c4ef3007763c040MD521843/BUOS-9ATHW52019-11-14 16:04:40.327oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATHW5Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:04:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547577163907072