Trabalho e processos educativos no cooperativismo popular solidário da região do Vale do Aço/MG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7UPQSB |
Resumo: | Esta tese tem como objeto de estudo o trabalho e os processos educativos ocorridos no interior do associativismo e cooperativismo popular na Região do Vale do Aço, Minas Gerais, no decorrer da última década. É seu propósito mais amplo, explicitar as premissas teóricas e empíricas para o alargamento da noção de trabalho e de processos educativos nas Ciências Sociais e os aspectos da luta por hegemonia entre classes subalternas e do- minantes, tendo como referência as experiências de trabalho dos cooperados e associados, incluindo-se os momentos de formação sistemática. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida numa cooperativa de trabalhadores artesãos em aço inoxidável da referida região, nos muti- rões habitacionais do município de Ipatinga nos anos noventa do século passado e no Fó- rum Regional de Cooperativismo Popular, com sua dinâmica e desafios, no período entre 2000 e 2005. Na pesquisa, foi utilizado o método qualitativo, sob inspiração do paradigma indiciário, compreendendo a coleta de depoimentos obtidos por meio de entrevistas semies- truturadas, observação participante e levantamento bibliográfico. Quanto à referência bibliográfica, baseou-se em autores que estudam a temática dos processos educativos no mundo do trabalho, o cooperativismo popular e a economia solidá- ria, bem como questões atinentes aos desafios do aprimoramento da democracia e conquis- ta da cidadania ativa. Nesse sentido, a presente pesquisa revelou a sutil disputa por hege- monia entre os protagonistas da economia solidária ante a lógica e dinâmica mais ampla da acumulação flexível do capital. Indicou ainda, que as experiências dos trabalhadores nos grupos, associações e cooperativas propiciam oportunidades de geração de trabalho e ren- da e contribuem para forjar novas sociabilidades no mundo do trabalho, pois são espaços privilegiados para o aprendizado do trabalho coletivo de autogestão, bem como para o cres- cimento pessoal, a descoberta e o desenvolvimento de potencialidades e ampliação da vi- são de mundo. A pesquisa mostrou ainda, que há muitos desafios a enfrentar, tanto no sen- tido da consolidação do associativismo e cooperativismo popular solidário e de uma efetiva geração de renda quanto na perspectiva da autogestão e da construção de uma cultura soli- dária e participativa que assegure o efetivo exercício da cidadania ativa das classes subal- ternas. . |
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Rogerio Cunha de CamposHormindo Pereira de Souza JuniorLeila de Menezes SteinMaria Auxiliadora Monteiro OliveiraOder Jose dos SantosLuiz Antonio da Silva2019-08-14T00:24:18Z2019-08-14T00:24:18Z2009-02-27http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7UPQSBEsta tese tem como objeto de estudo o trabalho e os processos educativos ocorridos no interior do associativismo e cooperativismo popular na Região do Vale do Aço, Minas Gerais, no decorrer da última década. É seu propósito mais amplo, explicitar as premissas teóricas e empíricas para o alargamento da noção de trabalho e de processos educativos nas Ciências Sociais e os aspectos da luta por hegemonia entre classes subalternas e do- minantes, tendo como referência as experiências de trabalho dos cooperados e associados, incluindo-se os momentos de formação sistemática. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida numa cooperativa de trabalhadores artesãos em aço inoxidável da referida região, nos muti- rões habitacionais do município de Ipatinga nos anos noventa do século passado e no Fó- rum Regional de Cooperativismo Popular, com sua dinâmica e desafios, no período entre 2000 e 2005. Na pesquisa, foi utilizado o método qualitativo, sob inspiração do paradigma indiciário, compreendendo a coleta de depoimentos obtidos por meio de entrevistas semies- truturadas, observação participante e levantamento bibliográfico. Quanto à referência bibliográfica, baseou-se em autores que estudam a temática dos processos educativos no mundo do trabalho, o cooperativismo popular e a economia solidá- ria, bem como questões atinentes aos desafios do aprimoramento da democracia e conquis- ta da cidadania ativa. Nesse sentido, a presente pesquisa revelou a sutil disputa por hege- monia entre os protagonistas da economia solidária ante a lógica e dinâmica mais ampla da acumulação flexível do capital. Indicou ainda, que as experiências dos trabalhadores nos grupos, associações e cooperativas propiciam oportunidades de geração de trabalho e ren- da e contribuem para forjar novas sociabilidades no mundo do trabalho, pois são espaços privilegiados para o aprendizado do trabalho coletivo de autogestão, bem como para o cres- cimento pessoal, a descoberta e o desenvolvimento de potencialidades e ampliação da vi- são de mundo. A pesquisa mostrou ainda, que há muitos desafios a enfrentar, tanto no sen- tido da consolidação do associativismo e cooperativismo popular solidário e de uma efetiva geração de renda quanto na perspectiva da autogestão e da construção de uma cultura soli- dária e participativa que assegure o efetivo exercício da cidadania ativa das classes subal- ternas. .This thesis has as object of study the work and educational processes occurring within the cooperative associations and popular in the region Vale do Aço, Minas Gerais, in the last decade. Its broader purpose is explain the theoretical and empirical basis for the enlargement of the concept of work and educational processes in the social sciences and aspects of the struggle for hegemony between dominant and subaltern classes, with refer- ence to the experiences of working cooperated / associates, including the moments of sys- tematic training. This is a research developed in a cooperative of stainless steel workers arti- sans of the region, volunteer housing in the municipality of Ipatinga in the nineties and the Regional Forum of People's Cooperative, with its dynamics and challenges in the period be- tween 2000 and 2005. In the survey, we used the qualitative method, under the inspiration sign paradigm, including the collection of evidence obtained through semi-structured inter- views, participant observation and literature review. The theoretical framework is based on authors who study the topic of educational processes in the world of work, the popular cooperativism, the economy, and issues pertain- ing to the challenges of improving the achievement of democracy and active citizenship. The findings revealed the subtle competition for hegemony between the protagonists of the social economy in the face of logic and dynamics of the broader flexible accumulation of capital and indicated that the experiences of workers in groups, associations and cooperatives provide opportunities for generation of employment and income, and contributes to forging new so- ciability in the world of work, because they are privileged space for learning the collective work Self, the personal growth, discovery and development of capabilities and expanding the vision of the world. The research also indicates that there are many challenges ahead, both the consolidation of solidarity and popular cooperativism effective generation of income as in the perspective of self and building a culture of solidarity and participation to ensure the ef- fective exercise of active citizenship the subaltern classes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEconomia solidáriaEducação para o trabalhoCooperativismoEducaçãoEconomia popularEducação de adultosCooperativismoProcessos educativosAções coletivasTrabalho e processos educativos no cooperativismo popular solidário da região do Vale do Aço/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmicrosoft_word___090127_tese_vers_o_90.pdfapplication/pdf1095170https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7UPQSB/1/microsoft_word___090127_tese_vers_o_90.pdf778ec9f00257cef15709a9ce895ff421MD51TEXTmicrosoft_word___090127_tese_vers_o_90.pdf.txtmicrosoft_word___090127_tese_vers_o_90.pdf.txtExtracted texttext/plain500328https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7UPQSB/2/microsoft_word___090127_tese_vers_o_90.pdf.txt9551b917bb93118042cb6760c1bec214MD521843/HJPB-7UPQSB2019-11-14 16:04:20.433oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7UPQSBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:04:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Esta tese tem como objeto de estudo o trabalho e os processos educativos ocorridos no interior do associativismo e cooperativismo popular na Região do Vale do Aço, Minas Gerais, no decorrer da última década. É seu propósito mais amplo, explicitar as premissas teóricas e empíricas para o alargamento da noção de trabalho e de processos educativos nas Ciências Sociais e os aspectos da luta por hegemonia entre classes subalternas e do- minantes, tendo como referência as experiências de trabalho dos cooperados e associados, incluindo-se os momentos de formação sistemática. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida numa cooperativa de trabalhadores artesãos em aço inoxidável da referida região, nos muti- rões habitacionais do município de Ipatinga nos anos noventa do século passado e no Fó- rum Regional de Cooperativismo Popular, com sua dinâmica e desafios, no período entre 2000 e 2005. Na pesquisa, foi utilizado o método qualitativo, sob inspiração do paradigma indiciário, compreendendo a coleta de depoimentos obtidos por meio de entrevistas semies- truturadas, observação participante e levantamento bibliográfico. Quanto à referência bibliográfica, baseou-se em autores que estudam a temática dos processos educativos no mundo do trabalho, o cooperativismo popular e a economia solidá- ria, bem como questões atinentes aos desafios do aprimoramento da democracia e conquis- ta da cidadania ativa. Nesse sentido, a presente pesquisa revelou a sutil disputa por hege- monia entre os protagonistas da economia solidária ante a lógica e dinâmica mais ampla da acumulação flexível do capital. Indicou ainda, que as experiências dos trabalhadores nos grupos, associações e cooperativas propiciam oportunidades de geração de trabalho e ren- da e contribuem para forjar novas sociabilidades no mundo do trabalho, pois são espaços privilegiados para o aprendizado do trabalho coletivo de autogestão, bem como para o cres- cimento pessoal, a descoberta e o desenvolvimento de potencialidades e ampliação da vi- são de mundo. A pesquisa mostrou ainda, que há muitos desafios a enfrentar, tanto no sen- tido da consolidação do associativismo e cooperativismo popular solidário e de uma efetiva geração de renda quanto na perspectiva da autogestão e da construção de uma cultura soli- dária e participativa que assegure o efetivo exercício da cidadania ativa das classes subal- ternas. . |
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