A unidade corpo-alma na fisiologia-ética do Timeu de Platão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karina Lucia Fabrini de Morais
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8BZFCD
Resumo: A presente pesquisa procura investigar o estatuto da relacao corpo-alma no quadro do Fedon e do Timeu e defende a tese da unidade corpo-alma como expressao do pensamento antropologico de Platao nesses dialogos. O nosso trabalho mostra que essa relacao nao pode ser elucidada por uma afirmacao radical da impossibilidade de articulacao entre o corpo e a alma, embora algumas passagens, principalmente do Fedon, suscitem uma ambiguidade em razao do tratamento que Platao concede ao problema. Assim, defendemos que ja nesse dialogo o filosofo teria sustentado a tese da unidade corpo-alma, considerando a presenca dos elementos dramaticos e da linguagem utilizada por Platao para descrever a natureza da relacao. Em nossa leitura do Timeu, exploramos sua concepcao de natureza humana como um ãåÞÑÝÖ¥äÕâßÞ, conceito que exprime a unidade estrutural do ¡§composto corpo-alma¡¨ que e o homem. O tratamento que Platao concede ao problema nesse dialogo mostra que o corpo so pode ser pensado na sua relacao com a alma. Nesse sentido, o presente trabalho discute as teses da geracao e da corrupcao do ¡§composto corpo-alma¡¨, da concomitancia de geracao do corpo e da alma, do estatuto da medula e da localizacao da alma no homem. A nocao de àTáßÚ/afeccao e uma peca-chave na compreensao da natureza da relacao corpo-alma, uma vez que ela constitui o terreno por excelencia para se compreender as varias modalidades dessa relacao. Por meio dela compreendemos que toda afeccao deve ser atribuida, em ultima medida, ao conjunto corpo-alma.
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