Dança-teatro: a falta que baila: A tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheater
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNET |
Resumo: | Esta pesquisa investigou as nuances do processo de construção do texto nos espetáculos de Pina Bausch. Partindo da hipótese de que a tessitura de suas obras caminha pelos imprecisos terrenosda subjetividade e da memória corporal, apresentou-se aqui uma análise da escritura de Bausch, privilegiando-se nessa tessitura o corpo como um lugar de excesso. Circunscrevendo o olhar de Bausch como aquele que busca o sujeito e seus espaços afetivos, o processo de criação dos espetáculos foi explicado com base no olhar e na escuta da artista. Relacionando o narrar à seleção de um modo de olhar, este trabalho teceu um paralelo entre o modo de olhar de Bausch e o modo de textura de seus espetáculos, e concluiu que nestes a encenação secircunscreve como presença de uma ausência, bordadura do vazio. |
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Antonio Barreto HildebrandoVera Lucia de Carvalho Casa NovaFernando Antonio MencarelliCarla Andrea Silva Lima2019-08-10T07:18:43Z2019-08-10T07:18:43Z2007-08-31http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNETEsta pesquisa investigou as nuances do processo de construção do texto nos espetáculos de Pina Bausch. Partindo da hipótese de que a tessitura de suas obras caminha pelos imprecisos terrenosda subjetividade e da memória corporal, apresentou-se aqui uma análise da escritura de Bausch, privilegiando-se nessa tessitura o corpo como um lugar de excesso. Circunscrevendo o olhar de Bausch como aquele que busca o sujeito e seus espaços afetivos, o processo de criação dos espetáculos foi explicado com base no olhar e na escuta da artista. Relacionando o narrar à seleção de um modo de olhar, este trabalho teceu um paralelo entre o modo de olhar de Bausch e o modo de textura de seus espetáculos, e concluiu que nestes a encenação secircunscreve como presença de uma ausência, bordadura do vazio.Cette recherche vise à compendre les nuances de le processus de construction du texte en les spectacles de Pina Bausch. On tient comme point de départ l'hypothèse dont la tessiture des espetacles marchent par les imprécis terrains de la subjectivité et de la mémoire corporelle, sest présentée ici une analyse de lécriture de Pina Bausch se privilégiant dans cette tessiture le corps comme um lieu d'excès. Entourant le regard de Bausch comme celui qui cherche le sujet et leursespaces affectifs, le processus de création des spectacles a été explique on tient comme bas le regard et écoute de la artiste. Comprenant la narration comme la sélection dans une façon de regard, ce travail a tissé un parallèle entre la manière de regarder de Bausch et la manière de texture des spectacles, et a conclu que dans cette processus, la mise en scène s'presente comme présence d'une absence, broderie du vide.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTexto teatralBausch, Pina, 1940-2009 Crítica e interpretaçãoDança-teatroWuppertal Tanztheater (Alemanha)encenaçãodança-teatroescriturapsicanáliseDança-teatro: a falta que baila: A tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheaterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_2a.pdfapplication/pdf1167953https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7YZNET/1/disserta__o_2a.pdfbe17c386d45d7bf18c901441c6b1933eMD51TEXTdisserta__o_2a.pdf.txtdisserta__o_2a.pdf.txtExtracted texttext/plain249707https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7YZNET/2/disserta__o_2a.pdf.txte5d2c2a90c0bc4041b823f5b7059196fMD521843/JSSS-7YZNET2019-11-14 04:47:25.583oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7YZNETRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:47:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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