Tecidos como patrimônio no Brasil: a realidade dos acervos têxteis eclesiásticos protegidos no Estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Cristina Alves Cordeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49763
https://orcid.org/0000-0003-2821-5495
Resumo: Não somente em Minas Gerais, mas em todo o Brasil, enfrentamos algumas dificuldades originadas pela pouca importância histórica dada ao patrimônio têxtil. Além da escassa quantidade de profissionais especializados, existem poucas pesquisas acerca das coleções têxteis no país, deixando-as à margem de qualquer possibilidade de ação de preservação/conservação/restauração. Fora do contexto dos museus, pouco se conhece sobre o perfil do patrimônio têxtil religioso brasileiro (localização destas peças, categorias, origem, datação), e praticamente nada foi dito sobre esses acervos. Mesmo com a proteção dos órgãos de preservação, sabemos que a situação atual desses objetos é desconhecida pela falta de monitoramento do estado de conservação deles, sendo importante ressaltar que tampouco são projetadas medidas básicas de preservação e conservação para eles. Apostando em uma vertente interpretativa, apresentamos prováveis motivos que contribuíram para a desvalorização cultural dos tecidos no Brasil, não só discutindo de que maneira se deu esse processo, mas também inserindo nesse contexto os ornamentos em tecido e os paramentos religiosos. Sendo essa discussão baseada nas análises do lugar dos têxteis no âmbito das artes e do patrimônio; das relações históricas e socioculturais estabelecidas com essa categoria de artefato no Brasil; da história de sua produção no país; assim como do lugar dos tecidos no processo de patrimonialização, no contexto da busca de um patrimônio representativo em termos de identitário nacional. Além disso, propomo-nos a realizar um mapeamento do acervo têxtil religioso presente em Minas Gerais, adotando como recorte algumas cidades que compõem o circuito da Estrada Real. Sendo que a relevância de tal levantamento reside no fato de nos permitir conhecer o perfil desses acervos (origem, datação, materiais, estado de conservação, porcentagens), e não só avaliar a situação dessas peças no contexto atual, mas também propor políticas que visam à sua salvaguarda.
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Fora do contexto dos museus, pouco se conhece sobre o perfil do patrimônio têxtil religioso brasileiro (localização destas peças, categorias, origem, datação), e praticamente nada foi dito sobre esses acervos. Mesmo com a proteção dos órgãos de preservação, sabemos que a situação atual desses objetos é desconhecida pela falta de monitoramento do estado de conservação deles, sendo importante ressaltar que tampouco são projetadas medidas básicas de preservação e conservação para eles. Apostando em uma vertente interpretativa, apresentamos prováveis motivos que contribuíram para a desvalorização cultural dos tecidos no Brasil, não só discutindo de que maneira se deu esse processo, mas também inserindo nesse contexto os ornamentos em tecido e os paramentos religiosos. Sendo essa discussão baseada nas análises do lugar dos têxteis no âmbito das artes e do patrimônio; das relações históricas e socioculturais estabelecidas com essa categoria de artefato no Brasil; da história de sua produção no país; assim como do lugar dos tecidos no processo de patrimonialização, no contexto da busca de um patrimônio representativo em termos de identitário nacional. Além disso, propomo-nos a realizar um mapeamento do acervo têxtil religioso presente em Minas Gerais, adotando como recorte algumas cidades que compõem o circuito da Estrada Real. Sendo que a relevância de tal levantamento reside no fato de nos permitir conhecer o perfil desses acervos (origem, datação, materiais, estado de conservação, porcentagens), e não só avaliar a situação dessas peças no contexto atual, mas também propor políticas que visam à sua salvaguarda.Not only in Minas Gerais but throughout Brazil, we face some difficulties caused by the little historical importance given to the textile heritage. In addition to the scarce number of specialized professionals, there is few research on textile collections in the country, leaving these objects to the margin of any possibility of preservation/conservation/restoration actions. Outside the context of museums, little is known about the profile of the protected Brazilian religious textile heritage (location of these pieces, categories, origin, dating), and practically nothing has been said about these collections. Even with the protection of the preservation organs, we notice that the current situation of these objects is unknown due to the lack of monitoring of their conservation status, it is important to emphasize that neither basic measures of preservation and conservation are designed for them. Betting on an interpretive aspect, we present probable reasons (general and specific) that contributed to the cultural devaluation of fabrics in Brazil, not only discussing how this process took place, but also inserting in this context, fabric ornaments and religious vestments. This discussion being based on the analysis of the place of textiles in the scope of arts and heritage; the historical and socio-cultural relations established with this category of artifact in Brazil; the history of its production in the country; as well as the place of fabrics in the heritage process, considering the context of construction of national identity. In addition, we propose to carry out a mapping of the religious textile collection present in Minas Gerais, just considering some cities that make up the Estrada Real circuit. Since the relevance of such a survey lies in the fact that it allows us to know the profile of these collections (origin, dating, materials, state of conservation, percentages), and not only to evaluate the situation of these pieces in the current context, but also to propose policies that aim safeguarding them.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessTecidos - Conservação e restauraçãoParamentos - Conservação e restauraçãoFibras têxteis - Conservação e restauraçãoTrajes - Minas Gerais - Séc. XVIII-XXConservação preventivaPatrimônio cultural - Proteção - BrasilPatrimônio têxtil em Minas GeraisPolíticas públicas de preservaçãoConservação de têxteisValores socioculturaisTecidos como patrimônio no Brasil: a realidade dos acervos têxteis eclesiásticos protegidos no Estado de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALCordeiro_tese.pdfCordeiro_tese.pdfapplication/pdf111646592https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49763/1/Cordeiro_tese.pdfe1504795d49201c2456817fe8172839dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49763/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49763/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/497632023-02-08 10:49:25.215oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-08T13:49:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Amanda Cristina Alves Cordeiro
Patrimônio têxtil em Minas Gerais
Políticas públicas de preservação
Conservação de têxteis
Valores socioculturais
Tecidos - Conservação e restauração
Paramentos - Conservação e restauração
Fibras têxteis - Conservação e restauração
Trajes - Minas Gerais - Séc. XVIII-XX
Conservação preventiva
Patrimônio cultural - Proteção - Brasil
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