A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47005 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a metodologia de ensino de Francesca Della Monica, artista e pedagoga italiana, considerada uma das mais importantes pesquisadoras da atualidade sobre trabalho vocal, em especial no que se refere à arqueologia da voz e à utilização plena de sua potencialidade artística, seja no campo da música ou do teatro. Pretende-se destacar, na metodologia de Della Monica, seus comandos imagéticos e sua abordagem simbólica no tratamento da fonação, as múltiplas dimensões espaciais da ação vocal e a gestualidade da voz, bem como a importância de se considerar, na ação vocal, o espaço subjetivo do ator pelo qual transita a voz e onde ela é produtora de sentido por si mesma. A metodologia utilizada nesta pesquisa, além de revisão bibliográfica, de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, privilegiou o trabalho de campo, com o acompanhamento das atividades artísticas e pedagógicas de Della Monica nos períodos em que ela ministrou cinco oficinas para grupos de teatro e artistas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Como resultado, apresenta-se uma descrição analítica das bases filosóficas que sustentam as propostas de Della Monica, bem como uma exposição de suas atividades práticas diversas. |
id |
UFMG_2dee5ad00e885d8a3b9c7b7c4f608a5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47005 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ernani de Castro Malettahttp://lattes.cnpq.br/0026506533871929Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de SouzaEugenio Tadeu PereiraCésar Lignellihttp://lattes.cnpq.br/0312345667291968Ana Faria Hadad Vianna2022-11-08T13:17:59Z2022-11-08T13:17:59Z2012-08-30http://hdl.handle.net/1843/47005O objetivo deste trabalho é analisar a metodologia de ensino de Francesca Della Monica, artista e pedagoga italiana, considerada uma das mais importantes pesquisadoras da atualidade sobre trabalho vocal, em especial no que se refere à arqueologia da voz e à utilização plena de sua potencialidade artística, seja no campo da música ou do teatro. Pretende-se destacar, na metodologia de Della Monica, seus comandos imagéticos e sua abordagem simbólica no tratamento da fonação, as múltiplas dimensões espaciais da ação vocal e a gestualidade da voz, bem como a importância de se considerar, na ação vocal, o espaço subjetivo do ator pelo qual transita a voz e onde ela é produtora de sentido por si mesma. A metodologia utilizada nesta pesquisa, além de revisão bibliográfica, de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, privilegiou o trabalho de campo, com o acompanhamento das atividades artísticas e pedagógicas de Della Monica nos períodos em que ela ministrou cinco oficinas para grupos de teatro e artistas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Como resultado, apresenta-se uma descrição analítica das bases filosóficas que sustentam as propostas de Della Monica, bem como uma exposição de suas atividades práticas diversas.The objective of this work is to analyze the teaching methodology Francesca Della Monica, Italian artist and pedagogue, considered one of the most important researchers of today on vocal work, especially with regard to the archeology of voice and the use of your full artistic potential, is in the field of Music or Theatre. It is intended to highlight your commands in this methodology and its imagistic symbolic approach in the treatment of speech, the multiple spatial dimensions of action and vocal gestures of voice as well as the importance of considering, in vocal action, the actor's subjective space in which transitions voice and where she is a producer of meaning itself. The methodology used in addition to literature review, document analysis and semi-structured interviews, focused fieldwork, with the accompaniment of artistic and pedagogical Della Monica in six periods in which taught five workshops for theater groups and artists in Belo Horizonte, Minas Gerais. As a result, we present an analytical description of the philosophical foundations that underpin the proposed Della Monica, as well as several of their practical activities.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESDella Monica, FrancescaVoz - EducaçãoAtores - Estudo e ensinoRepresentação teatralArtistas e teatro - Belo Horizonte (MG)TeatroEnsinoFrancesca Della MonicaTrabalho vocalArqueologia da vozAtividades artísticas e pedagógicasA arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA Arqueologia do Trabalho Vocal proposto por Francesca Della Monica - Ana.Hadad.pdfA Arqueologia do Trabalho Vocal proposto por Francesca Della Monica - Ana.Hadad.pdfapplication/pdf115822637https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47005/1/A%20Arqueologia%20do%20Trabalho%20Vocal%20proposto%20por%20Francesca%20Della%20Monica%20-%20Ana.Hadad.pdf9ee811622ef78347f6582e81f6e8c37eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47005/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/470052022-11-08 10:17:59.555oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T13:17:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica |
title |
A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica |
spellingShingle |
A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica Ana Faria Hadad Vianna Ensino Francesca Della Monica Trabalho vocal Arqueologia da voz Atividades artísticas e pedagógicas Della Monica, Francesca Voz - Educação Atores - Estudo e ensino Representação teatral Artistas e teatro - Belo Horizonte (MG) Teatro |
title_short |
A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica |
title_full |
A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica |
title_fullStr |
A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica |
title_full_unstemmed |
A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica |
title_sort |
A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica |
author |
Ana Faria Hadad Vianna |
author_facet |
Ana Faria Hadad Vianna |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ernani de Castro Maletta |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0026506533871929 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eugenio Tadeu Pereira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
César Lignelli |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0312345667291968 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Faria Hadad Vianna |
contributor_str_mv |
Ernani de Castro Maletta Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza Eugenio Tadeu Pereira César Lignelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Francesca Della Monica Trabalho vocal Arqueologia da voz Atividades artísticas e pedagógicas |
topic |
Ensino Francesca Della Monica Trabalho vocal Arqueologia da voz Atividades artísticas e pedagógicas Della Monica, Francesca Voz - Educação Atores - Estudo e ensino Representação teatral Artistas e teatro - Belo Horizonte (MG) Teatro |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Della Monica, Francesca Voz - Educação Atores - Estudo e ensino Representação teatral Artistas e teatro - Belo Horizonte (MG) Teatro |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar a metodologia de ensino de Francesca Della Monica, artista e pedagoga italiana, considerada uma das mais importantes pesquisadoras da atualidade sobre trabalho vocal, em especial no que se refere à arqueologia da voz e à utilização plena de sua potencialidade artística, seja no campo da música ou do teatro. Pretende-se destacar, na metodologia de Della Monica, seus comandos imagéticos e sua abordagem simbólica no tratamento da fonação, as múltiplas dimensões espaciais da ação vocal e a gestualidade da voz, bem como a importância de se considerar, na ação vocal, o espaço subjetivo do ator pelo qual transita a voz e onde ela é produtora de sentido por si mesma. A metodologia utilizada nesta pesquisa, além de revisão bibliográfica, de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, privilegiou o trabalho de campo, com o acompanhamento das atividades artísticas e pedagógicas de Della Monica nos períodos em que ela ministrou cinco oficinas para grupos de teatro e artistas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Como resultado, apresenta-se uma descrição analítica das bases filosóficas que sustentam as propostas de Della Monica, bem como uma exposição de suas atividades práticas diversas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-08T13:17:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-08T13:17:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/47005 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/47005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47005/1/A%20Arqueologia%20do%20Trabalho%20Vocal%20proposto%20por%20Francesca%20Della%20Monica%20-%20Ana.Hadad.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47005/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ee811622ef78347f6582e81f6e8c37e cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589277172367360 |