Do planejamento à prática: a influência de um material didático na prática de um grupo de professores em formação em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniela Martins Buccini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACFF8J
Resumo: As diretrizes curriculares, em discussão no Brasil, têm enfatizado a importância da formação social e cultural do cidadão. Nesse sentido as pesquisas na área da educação têm argumentado em torno de um ensino mais inovador, no qual deve ser superado o modelo de transmissão de informações e conceitos pré-estabelecidos. Nesse modelo são desconsideradas as concepções prévias dos estudantes, a forma como aprendem, a necessidade de interações entre o professor e o aluno e entre os próprios alunos e de todos com o conteúdo. Algumas tendências de ensino vêm sendo amplamente discutidas na literatura da área. Fazem parte dessas tendências algumas orientações advindas do Movimento CTS Ciência-Tecnologia-Sociedade e a importância de incentivar o estudante a expor sua opinião e se engajar em discussões em sala de aula. O uso dessas tendências contemporâneas na área da educação expõe a importância da atuação do professor como mediador desses processos e como incentivador desse tipo de discussão. É indicado que os cursos de formação inicial de professores preparem para que, em um processo de reflexão, esses profissionais percebam a importância de desenvolver aulas mais contextualizadas, que tornem o estudante protagonista de sua própria aprendizagem. Considerando a necessidade de um maior entendimento sobre a formação de professores, o presente trabalho analisou o uso de um material didático específico, escrito com o intuito de facilitar a apropriação pelo professor de algumas tendências contemporâneas de ensino. A partir disso, esta pesquisa acompanhou as aulas de professores de Química em formação, que participaram do Projeto Práticas Motivadoras de Química nas Escolas Públicas de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu de duas formas: a observação e a filmagem das aulas e das reuniões. Foram filmadas as reuniões do grupo e todas as aulas em que os professores em formação usaram o material didático. Iniciamos a análise pelas reuniões focando, nessa etapa: a apresentação do material e o primeiro contato, as primeiras impressões sobre a utilização do material e algumas discussões surgidas da análise que os licenciandos fizeram desse material. A partir dos resultados obtidos por meio das reuniões, partimos para a análise das aulas. Os focos de análise dessa etapa foram a utilização (ou não) do material pelos licenciandos e a forma como eles o utilizaram. A partir do entendimento de como ocorreu a utilização do material, passamos à análise da interação dos professores, em termos de Abordagem Comunicativa (MORTIMER; SCOTT, 2002; 2011) e como o discurso dos professores em formação pode ter sido influenciado pela utilização do material. De forma geral, percebemos que a maioria dos licenciandos utilizou o material de alguma forma e que a sua utilização suscitou algumas discussões e conflitos importantes que fizeram esses licenciandos refletirem sobre sua prática e sobre a forma de como lidaram com um material didático. Percebemos na análise das aulas que os professores em formação, no geral, foram bastante interativos, enquanto o discurso dialógico foi mais raro. Apesar de não terem adquirido total habilidade em relação a algumas tendências, os professores em formação tiveram a oportunidade de vivenciar práticas docentes diferentes das tradicionais e de refletir sobre elas. Mesmo para aqueles que não se apropriaram integralmente das tendências contemporâneas de ensino, acreditamos que essa vivência e os conflitos decorrentes dela já são importantes e se configuram em um processo formativo.
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O uso dessas tendências contemporâneas na área da educação expõe a importância da atuação do professor como mediador desses processos e como incentivador desse tipo de discussão. É indicado que os cursos de formação inicial de professores preparem para que, em um processo de reflexão, esses profissionais percebam a importância de desenvolver aulas mais contextualizadas, que tornem o estudante protagonista de sua própria aprendizagem. Considerando a necessidade de um maior entendimento sobre a formação de professores, o presente trabalho analisou o uso de um material didático específico, escrito com o intuito de facilitar a apropriação pelo professor de algumas tendências contemporâneas de ensino. A partir disso, esta pesquisa acompanhou as aulas de professores de Química em formação, que participaram do Projeto Práticas Motivadoras de Química nas Escolas Públicas de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu de duas formas: a observação e a filmagem das aulas e das reuniões. Foram filmadas as reuniões do grupo e todas as aulas em que os professores em formação usaram o material didático. Iniciamos a análise pelas reuniões focando, nessa etapa: a apresentação do material e o primeiro contato, as primeiras impressões sobre a utilização do material e algumas discussões surgidas da análise que os licenciandos fizeram desse material. A partir dos resultados obtidos por meio das reuniões, partimos para a análise das aulas. Os focos de análise dessa etapa foram a utilização (ou não) do material pelos licenciandos e a forma como eles o utilizaram. A partir do entendimento de como ocorreu a utilização do material, passamos à análise da interação dos professores, em termos de Abordagem Comunicativa (MORTIMER; SCOTT, 2002; 2011) e como o discurso dos professores em formação pode ter sido influenciado pela utilização do material. De forma geral, percebemos que a maioria dos licenciandos utilizou o material de alguma forma e que a sua utilização suscitou algumas discussões e conflitos importantes que fizeram esses licenciandos refletirem sobre sua prática e sobre a forma de como lidaram com um material didático. Percebemos na análise das aulas que os professores em formação, no geral, foram bastante interativos, enquanto o discurso dialógico foi mais raro. Apesar de não terem adquirido total habilidade em relação a algumas tendências, os professores em formação tiveram a oportunidade de vivenciar práticas docentes diferentes das tradicionais e de refletir sobre elas. Mesmo para aqueles que não se apropriaram integralmente das tendências contemporâneas de ensino, acreditamos que essa vivência e os conflitos decorrentes dela já são importantes e se configuram em um processo formativo.Curriculum guidelines, under discussion in Brazil, have emphasized the importance of social and cultural formation of citizens. In this sense the research in education have argued around a more innovative teaching, in which to overcome the model of transmission of information and pre-established concepts. In this model are disregarded preconceptions of students, the way they learn, the need for interaction between teacher and student and between the students themselves and all the content. Some educational trends have been widely discussed in the literature. Among such trends some guidelines arising from the STS movement, Science-Technology-Society and the importance of encouraging students to expose their opinions and engage in class discussions. The use of these contemporary trends in education exposes the importance of the teacher's role as mediator of these processes and as a promoter of this kind of discussion. It is indicated that the initial training courses for teachers prepare for that in a process of reflection, these professionals understand the importance of developing more contextualized classes that make the student protagonist of their own learning. Considering the need for a greater understanding of the training of teachers, this study analyzed the use of a specific teaching material, written with the intention to facilitate the appropriation by the teacher to the contemporary trends of education. From this, this study followed the lessons of Chemistry student teachers who participated in the project motivating Practice of Chemistry in the Public Schools of Minas Gerais. Data collection occurred in two ways: observation and filming of classes and meetings. Group meetings and all classes in which student teachers used the teaching material were recorded. We started the analysis by meetings focusing at this stage: presentation of the material and first contact, first impressions on the use of the material and some discussions that emerged from the analysis that undergraduates have made of this material. From the results obtained through the meetings, we start to analyze the lessons. The analytical focus of this stage were using (or not) of the material by licensees and how they used it. From the understanding of how occurred the use of the material, we started to analyze the interaction of teachers in terms of Communicative Approach (Mortimer and Scott, 2002 and 2011) and as the discourse of teachers in training may have been influenced by the use of the material. In general, we realized that most undergraduates use the material in any way and that their use has raised some important discussions and conflicts that made these licensees reflect on their practice and the way they handled a didactic material. We realize the analysis of lessons that teachers in training, in general, were very interactive, as the dialogical speech was rarer. Despite not having acquired full ability on some trends, student teachers had the opportunity of experiencing different teaching practices of traditional and reflect on them. Even for those who do not fully appropriated contemporary trends in education, we believe that this experience and the conflicts arising from it are already important and are configured in a formative process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoCiencia Estudo e ensinoProfessores de quimicaMaterial didáticoConhecimento e Inclusão SocialEducaçãoDo planejamento à prática: a influência de um material didático na prática de um grupo de professores em formação em Químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL38___daniela_dissertacao_corrigida.pdfapplication/pdf1766793https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACFF8J/1/38___daniela_dissertacao_corrigida.pdf0443d237323ac7a36270a76c97c612c4MD51TEXT38___daniela_dissertacao_corrigida.pdf.txt38___daniela_dissertacao_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain320921https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ACFF8J/2/38___daniela_dissertacao_corrigida.pdf.txtca51a6bf094fdc6c4f98ff29befdf2a2MD521843/BUBD-ACFF8J2019-11-14 05:13:16.31oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ACFF8JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:13:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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