O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcilaine Soares Inacio
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VMUZ
Resumo: Com este trabalho investigamos o processo de escolarização em Minas Gerais entre 1825 e 1852, privilegiando o ensino de primeiras letras, ou instrução elementar. Esse período pode ser caracterizado pelos intensos debates sobre a necessidade de escolarizar a população pobre e a importância de organizar a instrução pública, relacionando-as à construção do Estado Nacional e às formas de garantir a ordem e de civilizar o heterogêneo povo brasileiro. Assim, focalizamos a atuação dos intelectuais e políticos mineiros na organização do ensino escolar de primeiras letras na província mediante a formulação de aparatos legais e da ampliação do número de escolas públicas, problematizando os limites de acesso de toda a população à instrução elementar. Estudamos o processo de implantação de novos métodos de ensino que deveriam substituir o ensino individual, dotando a instrução escolar de racionalidade e suas relações com a formação dos professores. Realçamos a afirmação da forma escolar de socialização das crianças e dos jovens e de um modelo escolar de transmissão de conhecimento. Investigamos as táticas de apropriação dos professores mineiros em relação aos métodos, assim como descrevemos e analisamos sua atuação no processo de institucionalização da escola de primeiras letras. Buscamos, ainda demonstrar que a partir das experiências com o método de ensino mútuo pôde se produzir nova materialidade para o processo educativo escolar vinculada à introdução dos novos métodos de ensino. Inventariamos os objetos escolares que fizeram parte do cotidiano escolar e demonstramos como a introdução de uma série de novidades materiais complexificou a prática de ensino e interferiu diretamente no modo como os professores organizaram o processo de transmissão e no tempo que os alunos levavam para aprender o conteúdo das disciplinas que constituíam a educação escolar.
id UFMG_2e2d12efd6d644c48dbf8a22f3fd9cf2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85VMUZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciano Mendes de Faria FilhoDiana Gonçalves VidalFrancisca Izabel Pereira MacielAntonio Augusto Gomes BatistaMarcilaine Soares Inacio2019-08-13T02:19:34Z2019-08-13T02:19:34Z2003-12-09http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VMUZCom este trabalho investigamos o processo de escolarização em Minas Gerais entre 1825 e 1852, privilegiando o ensino de primeiras letras, ou instrução elementar. Esse período pode ser caracterizado pelos intensos debates sobre a necessidade de escolarizar a população pobre e a importância de organizar a instrução pública, relacionando-as à construção do Estado Nacional e às formas de garantir a ordem e de civilizar o heterogêneo povo brasileiro. Assim, focalizamos a atuação dos intelectuais e políticos mineiros na organização do ensino escolar de primeiras letras na província mediante a formulação de aparatos legais e da ampliação do número de escolas públicas, problematizando os limites de acesso de toda a população à instrução elementar. Estudamos o processo de implantação de novos métodos de ensino que deveriam substituir o ensino individual, dotando a instrução escolar de racionalidade e suas relações com a formação dos professores. Realçamos a afirmação da forma escolar de socialização das crianças e dos jovens e de um modelo escolar de transmissão de conhecimento. Investigamos as táticas de apropriação dos professores mineiros em relação aos métodos, assim como descrevemos e analisamos sua atuação no processo de institucionalização da escola de primeiras letras. Buscamos, ainda demonstrar que a partir das experiências com o método de ensino mútuo pôde se produzir nova materialidade para o processo educativo escolar vinculada à introdução dos novos métodos de ensino. Inventariamos os objetos escolares que fizeram parte do cotidiano escolar e demonstramos como a introdução de uma série de novidades materiais complexificou a prática de ensino e interferiu diretamente no modo como os professores organizaram o processo de transmissão e no tempo que os alunos levavam para aprender o conteúdo das disciplinas que constituíam a educação escolar.This paper aims at investigating the schooling process in the State of Minas Gerais betwwen the years of 1825 and 1852 foccusing on the elementary school. The period this paper has undertaken to study can be characterized by the keen debates pertainning to the necessity to educate the poor population and the importance of organizing public teaching. We took the care to relate to such debates the building of the National State, the mechanisms to guarantee the order, and the civilization of the heterogeneous Brazilian people. Thus, we highlight the participation of both intellectuals and politicians in the organization of the teaching of grade school through their designing of legal mechanisms and the increase of public schools in the state. We also problematize the limited access to elementary school to the bulk of the population. We examine the implentation of new teaching methods supposed to replace individual teaching, adopting the teaching based on rationality and its relationship with teacher formation. We hightlight the thriving of the concept of schools both as socialing tools and knowledge transmission. We investigate the appropriation tatics emploed by the teachers in regard to methods, as well as describe and analyze their role in the process of institutionalization of the elementary school. We also show that from the experience with the so-called mutual teaching method, a new material for the education process linked to the introduction of new methods was produced. We inventory the school goals of the time and demostrate how the introduction of several new materials both complicated the teaching and interfered in the way the teachers organized the knowledge transmission and also in the time necessary for the students to learn the topics that constituted school education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolítica educacional  Educação e EstadoEducação História Processo de escolarização em Minas GeraisO processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000508.pdfapplication/pdf7726982https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VMUZ/1/1000000508.pdff7fe7e02ed31169363d85cddf2c1056cMD51TEXT1000000508.pdf.txt1000000508.pdf.txtExtracted texttext/plain548524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VMUZ/2/1000000508.pdf.txta6f7a5a2c4a74c995f7808eb23350816MD521843/FAEC-85VMUZ2019-11-14 20:47:52.322oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85VMUZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:47:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)
title O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)
spellingShingle O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)
Marcilaine Soares Inacio
Processo de escolarização em Minas Gerais
Política educacional  
Educação e Estado
Educação História 
title_short O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)
title_full O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)
title_fullStr O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)
title_full_unstemmed O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)
title_sort O processo de escolarização e o ensino de primeiras letras em MinasGerais (1825-1852)
author Marcilaine Soares Inacio
author_facet Marcilaine Soares Inacio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Diana Gonçalves Vidal
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Augusto Gomes Batista
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcilaine Soares Inacio
contributor_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
Diana Gonçalves Vidal
Francisca Izabel Pereira Maciel
Antonio Augusto Gomes Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de escolarização em Minas Gerais
topic Processo de escolarização em Minas Gerais
Política educacional  
Educação e Estado
Educação História 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Política educacional  
Educação e Estado
Educação História 
description Com este trabalho investigamos o processo de escolarização em Minas Gerais entre 1825 e 1852, privilegiando o ensino de primeiras letras, ou instrução elementar. Esse período pode ser caracterizado pelos intensos debates sobre a necessidade de escolarizar a população pobre e a importância de organizar a instrução pública, relacionando-as à construção do Estado Nacional e às formas de garantir a ordem e de civilizar o heterogêneo povo brasileiro. Assim, focalizamos a atuação dos intelectuais e políticos mineiros na organização do ensino escolar de primeiras letras na província mediante a formulação de aparatos legais e da ampliação do número de escolas públicas, problematizando os limites de acesso de toda a população à instrução elementar. Estudamos o processo de implantação de novos métodos de ensino que deveriam substituir o ensino individual, dotando a instrução escolar de racionalidade e suas relações com a formação dos professores. Realçamos a afirmação da forma escolar de socialização das crianças e dos jovens e de um modelo escolar de transmissão de conhecimento. Investigamos as táticas de apropriação dos professores mineiros em relação aos métodos, assim como descrevemos e analisamos sua atuação no processo de institucionalização da escola de primeiras letras. Buscamos, ainda demonstrar que a partir das experiências com o método de ensino mútuo pôde se produzir nova materialidade para o processo educativo escolar vinculada à introdução dos novos métodos de ensino. Inventariamos os objetos escolares que fizeram parte do cotidiano escolar e demonstramos como a introdução de uma série de novidades materiais complexificou a prática de ensino e interferiu diretamente no modo como os professores organizaram o processo de transmissão e no tempo que os alunos levavam para aprender o conteúdo das disciplinas que constituíam a educação escolar.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:19:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T02:19:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VMUZ
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VMUZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VMUZ/1/1000000508.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VMUZ/2/1000000508.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f7fe7e02ed31169363d85cddf2c1056c
a6f7a5a2c4a74c995f7808eb23350816
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589354766991360