Produção e caracterização de nanocompósitos híbridos de nanotubos de carbono e dolomita em poliéster para aplicação em dispositivos de sinalização viária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Luiz Queiroz Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AX3P6V
Resumo: Este trabalho teve como foco a melhoria no desempenho de adesivos de poliéster insaturado utilizados para fixação de dispositivos de sinalização viária.O estudo foi realizado em parceria com a empresa Vialit, com a qual inicialmente foram realizados experimentos para otimização da formulação do poliéster e posteriormente, foram produzidos adesivos de alto desempenho baseados em nanocompósitos híbridos de poliéster, dolomita e nanotubos de carbono.Na primeira parte do estudo avaliou-se a influência da proporção de iniciador e do aditivo de dolomita utilizados na formulação, possibilitando a obtenção de adesivos com propriedades bastante superiores ao utilizado convencionalmente. Por exemplo, a resistência ao cisalhamento mais que dobrou como foi observado pelos ensaios de lap shear, a resistência à ruptura em tração aumentou 32% e a rigidez também aumentou significativamente.Uma avaliação do teor de dolomita adicionado à resina mostrou a influência deste aditivo nas propriedades mecânicas do adesivo, pois o aumento na quantidade de carga utilizada impactou negativamente as propriedades de tenacidade, resistência à ruptura e deformação específica do poliéster, ou seja, o material ficou mais frágil. Este resultado reforça a necessidade de se ponderar a relação custo versus propriedades do adesivo para se definir a melhor formulação do adesivo.A incorporação de nanotubos de carbono ao adesivo de poliéster, mostrou que pequenas quantidades de nanotubos de carbono (até 0,30 % em massa) aumentaram a rigidez e a tenacidade do adesivo, indicando que os nanocompósitos híbridos podem trazer melhores propriedades mecânicas para os dispositivos de sinalização. Um aprofundamento deste estudo com novas estratégias de processamento e funcionalizações dos nanotubos pode ser buscado em experimentos futuros para complementar os resultados deste trabalho
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