A leitura do gênero charge e o combate ao bullying em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata de Abreu e Silva Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AHJHBP
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo investigativo sobre o uso do gênero charge em sala de aula, e tem como objetivo principal encontrar alternativas para um trabalho mais efetivo com esse gênero, tendo em vista, acima de tudo, seu funcionamento social. Para a realização do estudo consideraram-se, especialmente, pressupostos teóricos acerca dos gêneros, de gêneros textuais, letramento, noções de inferência, leitura e retextualização. Para a coleta de dados foram consideradas situações de ensino-aprendizagem com o gênero charge e utilizadas as atividades de uma turma de 35 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual no interior de Minas Gerais. O objetivo foi propor, implementar e analisar um projeto didático, por meio de oficinas que procurassem desenvolver estratégias para a leitura de charges. Nessas oficinas, foram debatidos temas como discriminação e bullying, a partir de charges que circulam na sociedade, com o objetivo de construir junto com os discentes um conjunto de ações que possam ajudar a minimizar esse problema na escola. Ao final das oficinas, montou-se uma exposição com as charges estudadas e os textos produzidos pelos alunos a partir das discussões das temáticas presentes no gênero em estudo, murais e cartazes, além de um folder de conscientização sobre o bullying. Como resultado dessa pesquisa, observou-se que o trabalho em sala de aula com a charge possibilita ao aluno compreender como se organizam os modos de linguagem no gênero em questão, bem como permite a reflexão de determinada situação cotidiana, o que possibilita a promoção de estratégias comportamentais em um ambiente escolar.
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