Estrutura e custo de capital: um estudo em empresas brasileiras de nanotecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milena de Cássia Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XSH4U
Resumo: Esta dissertação buscou analisar como a estrutura de capital das empresas de nanotecnologia do Brasil é definida, tendo como ponto de partida a avaliação do custo de capital, a estrutura adotada e a relevância de algumas fontes de financiamento. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso com empresas de base tecnológicas (EBTs) inseridas no segmento de nanotecnologia. A pesquisa realizada foi descritiva e de natureza quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, foi realizada a simulação do WACC para empresas brasileiras de nanotecnologia em diversos níveis de endividamento, por meio da técnica de simulação de Monte Carlo. Já na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, buscando confirmar os dados encontrados na etapa quantitativa e entender a estrutura de capital adotada e o modo como a mesma é definida, assim como a relevância de algumas fontes de financiamento. Adotou-se a postura epistemológica de caráter funcionalista e positivista. Dentre os resultados encontrados, constatou-se que as empresas analisadas possuem uma estrutura de capital composta por capital próprio e fazem uso também de recursos a fundo não reembolsável, concedido pelo governo. Apesar de o WACC para empresas que não possuem dívida ser mais elevado, as empresas pesquisadas preferem adotar uma estrutura sem recurso de terceiros, como bancos e fundos, por questões estratégicas diretamente ligadas à teoria de agência. Também foram encontrados indícios da abordagem oportunista e da teoria de pecking order no momento de determinar a estrutura. Como limitação da pesquisa aponta-se a dificuldade de acesso às informações sobre os balanços patrimoniais e as demonstrações dos resultados das empresas da amostra.
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