Obra e instanciações na organização da informação musical: estudo da adequação do modelo conceitual FRBR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katia Lucia Pacheco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AKENHX
Resumo: Esta pesquisa se propõe como tema explorar o universo bibliográfico da música, e delimita-se pelo entendimento da entidade obra e suas instanciações na organização da informação musical, sob o viés das premissas do modelo conceitual Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) e o aporte do discurso da Filosofia da Música sobre a noção de obra. Pretendeu-se estabelecer conexões entre estes discursos a fim de elaborar idéias e definições que contribuam para a produção de conhecimento sobre organização da informação musical e fornecer subsídios ao aprimoramento da prática da representação bibliográfica dos documentos musicais em sistemas de recuperação da informação. O estudo teve por objeto a organização da informação no que tange à obra musical e às relações bibliográficas de suas instanciações. A discussão sobre obra musical sob o domínio da Música, no campo filosófico e musicológico, é necessária à compreensão das atividades práticas da catalogação dos documentos musicais e apresenta potencial para o aprimoramento da prática de criação de registros bibliográficos. A pesquisa associou-se, também, à perspectiva da intencionalidade das atividades bibliográficas relacionadas a uma obra musical, em especial à atividade de descrição dos documentos musicais, sob o ponto de vista de seu papel no ciclo de informação. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, abrangeu procedimentos de natureza descritiva e empregou, também, investigação do tipo empírica. Foi moldada para processar-se em duas etapas interligadas. A primeira etapa baseiou-se inteiramente em pesquisa bibliográfica de documentos brasileiros e estrangeiros de interesse na área, para o estabelecimento do marco teórico da pesquisa e o estado da arte da aplicação do modelo FRBR. A segunda etapa propôs a utilização do Sistema de Descoberta em Música Scherzo, produto do projeto Variations/FRBR: Variations as a Testbed for the FRBR Conceptual Model, da Universidade de Indiana dos Estados Unidos, para análise das relações bibliográficas entre obras musicais e suas instanciações. As abordagens sobre a conceituação de obra musical, tanto por parte dos autores que examinaram o tema sob o ponto de vista da ontologia e da análise musical, quanto dos autores que consideraram a obra sob o viés da recuperação da informação, apontaram para a ambiguidade na definição do termo e a dificuldade de elaborar uma definição que leve em conta as variedades das instanciações da obra musical, abordando ao mesmo tempo as múltiplas dimensões da notação escrita, da performance ao vivo e do som gravado. Os resultados demonstraram que o Sistema Scherzo ainda não está projetado para acomodar todas as estruturas de relações bibliográficas e conjuntos complexos de entidades emergentes do modelo FRBR, por meio de uma exibição gráfica.
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O estudo teve por objeto a organização da informação no que tange à obra musical e às relações bibliográficas de suas instanciações. A discussão sobre obra musical sob o domínio da Música, no campo filosófico e musicológico, é necessária à compreensão das atividades práticas da catalogação dos documentos musicais e apresenta potencial para o aprimoramento da prática de criação de registros bibliográficos. A pesquisa associou-se, também, à perspectiva da intencionalidade das atividades bibliográficas relacionadas a uma obra musical, em especial à atividade de descrição dos documentos musicais, sob o ponto de vista de seu papel no ciclo de informação. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, abrangeu procedimentos de natureza descritiva e empregou, também, investigação do tipo empírica. Foi moldada para processar-se em duas etapas interligadas. A primeira etapa baseiou-se inteiramente em pesquisa bibliográfica de documentos brasileiros e estrangeiros de interesse na área, para o estabelecimento do marco teórico da pesquisa e o estado da arte da aplicação do modelo FRBR. A segunda etapa propôs a utilização do Sistema de Descoberta em Música Scherzo, produto do projeto Variations/FRBR: Variations as a Testbed for the FRBR Conceptual Model, da Universidade de Indiana dos Estados Unidos, para análise das relações bibliográficas entre obras musicais e suas instanciações. As abordagens sobre a conceituação de obra musical, tanto por parte dos autores que examinaram o tema sob o ponto de vista da ontologia e da análise musical, quanto dos autores que consideraram a obra sob o viés da recuperação da informação, apontaram para a ambiguidade na definição do termo e a dificuldade de elaborar uma definição que leve em conta as variedades das instanciações da obra musical, abordando ao mesmo tempo as múltiplas dimensões da notação escrita, da performance ao vivo e do som gravado. Os resultados demonstraram que o Sistema Scherzo ainda não está projetado para acomodar todas as estruturas de relações bibliográficas e conjuntos complexos de entidades emergentes do modelo FRBR, por meio de uma exibição gráfica.This research aims at exploring the theme music bibliographic universe, and limits to the understanding of the work organization and its instantiations in the organization of musical information, under the bias of the premises of the conceptual model of FRBR and the philosophy of music speech input on the notion of work. It is intended to establish connections between these discourses in order to find attributes and settings that contribute to the production of knowledge about the organization of musical information and provide subsidies to improve the practice of bibliographic representation of musical documents in information retrieval systems. The object of study is the organization of information regarding the musical work and bibliographic relations of its instantiations. The discussion about the nature of the musical work under the rule of Music, in the philosophical and musicological field, although theoretical, has direct relevance to the practices of cataloging activities of musical documents and also the potential to improve the practice of creating bibliographic records. The research associates also the prospect of understanding the intent of bibliographic activities related to a musical work and its importance for the chain of information and the description of musical documents. This qualitative research will cover procedures descriptive in nature and will employ also the type empirical research. It was shaped to take place in two stages. The first step is based entirely on literature of Brazilian and foreign documents of interest in the area, for the establishment of the theoretical research framework and state of the art of applying FRBR model. The second stage proposes using the Discovery System Music Scherzo, Product Variations / FRBR project: Variations as a Tested for the FRBR Conceptual Model of the University of Indiana in the United States for analysis of bibliographic relationships between musical works and their instantiations. The approaches on the conceptualization of musical work, both on the part of the authors who examined the theme from the point of view of the ontology and the musical analysis, and from the authors who considered the work under the bias of the information retrieval, pointed to the ambiguity in Definition of the term and the difficulty of elaborating a definition that takes into account the varieties of instantiations of the musical work, addressing at the same time the multiple dimensions of written notation, live performance and recorded sound. The results showed that the Scherzo System is not yet designed to accommodate all structures of bibliographic relations and complex sets of emerging entities of the FRBR model, through a graphic display.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCatalogação MúsicaCiência da informaçãoDocumentos musicaisFRBR (Modelo conceitual)Obras musicaisModelo FRBRCatalogação de documentos musicaisDocumentos musicaisObra e instanciações na organização da informação musical: estudo da adequação do modelo conceitual FRBRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgcienciainformacao_katialuciapacheco_tesedoutorado.pdfapplication/pdf4330779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AKENHX/1/ppgcienciainformacao_katialuciapacheco_tesedoutorado.pdf91186b694fd30976a0a7efd6797793daMD51TEXTppgcienciainformacao_katialuciapacheco_tesedoutorado.pdf.txtppgcienciainformacao_katialuciapacheco_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain465852https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AKENHX/2/ppgcienciainformacao_katialuciapacheco_tesedoutorado.pdf.txtbf5d22ccd2a4c89bb58afc5943800b48MD521843/BUBD-AKENHX2019-11-14 11:27:19.975oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AKENHXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:27:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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