Proposições para a estruturação de cursos de graduação em engenharia ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/REPA-672P8Z |
Resumo: | A Engenharia Ambiental é uma nova modalidade da engenharia, criada pelo Ministério da Educação e do Desporto MEC através da Portaria no 1.693, de 5 de dezembro de 1994. Desde 1.992, quando foi criado o primeiro curso dessa modalidade no Brasil, foram estruturados e estão sendo ofertados 59 cursos, em 16 estados brasileiros. As regiões sudeste e sul concentram 75% desses cursos e 72% das vagas ofertadas. Apesar da Resolução CNE/CES no 11, de 11 de março de 2002 estabelecer diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em engenharia, observou-se que os cursos de Engenharia Ambiental ofertados pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras apresentam diferenças de concepção e de estruturas curriculares de tal forma significativas que torna-se urgente definir conteúdos mínimos comuns que assegurem uma identidade para esta nova modalidade da Engenharia, além de atender aos requisitos mínimos estabelecidos nas diretrizes curriculares nacionais. O objetivo deste estudo foi conhecer o universo dos cursos ofertados no Brasil e alguns no exterior, estudar suas matrizes curriculares, colher a opinião de técnicos que trabalham com as questões ambientais sobre o perfil desejável para o profissional egresso desses cursos e, a partir dessas informações, propor uma estrutura curricular que permita ao egresso do curso efetivamente atender à crescente demanda da sociedade por profissionais com visão sistêmica, multidisciplinar e transdisciplinar que as questões ambientais requerem. O estudo desenvolvido permitiu ainda conhecer as principais interfaces entre a engenharia ambiental, outras engenharias e outras áreas do conhecimento. A conclusão do trabalho deixa clara a necessidade de um grande esforço por parte das IES que estão ofertando cursos de Engenharia Ambiental para criar uma identidade nacional para seus cursos. Uma identidade capaz de tornar a profissão de engenheiro ambiental conhecida, respeitada e de interesse de toda a sociedade brasileira, na medida que o desenvolvimento sustentável é a única forma de assegurar a sobrevivência das futuras gerações. |
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Marcelo LibanioCarlos Augusto de Lemos ChernicharoMarcos Von SperlingEduardo Marques ArantesSergio Augusto da Silva Roman2019-08-12T09:59:40Z2019-08-12T09:59:40Z2004-09-09http://hdl.handle.net/1843/REPA-672P8ZA Engenharia Ambiental é uma nova modalidade da engenharia, criada pelo Ministério da Educação e do Desporto MEC através da Portaria no 1.693, de 5 de dezembro de 1994. Desde 1.992, quando foi criado o primeiro curso dessa modalidade no Brasil, foram estruturados e estão sendo ofertados 59 cursos, em 16 estados brasileiros. As regiões sudeste e sul concentram 75% desses cursos e 72% das vagas ofertadas. Apesar da Resolução CNE/CES no 11, de 11 de março de 2002 estabelecer diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em engenharia, observou-se que os cursos de Engenharia Ambiental ofertados pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras apresentam diferenças de concepção e de estruturas curriculares de tal forma significativas que torna-se urgente definir conteúdos mínimos comuns que assegurem uma identidade para esta nova modalidade da Engenharia, além de atender aos requisitos mínimos estabelecidos nas diretrizes curriculares nacionais. O objetivo deste estudo foi conhecer o universo dos cursos ofertados no Brasil e alguns no exterior, estudar suas matrizes curriculares, colher a opinião de técnicos que trabalham com as questões ambientais sobre o perfil desejável para o profissional egresso desses cursos e, a partir dessas informações, propor uma estrutura curricular que permita ao egresso do curso efetivamente atender à crescente demanda da sociedade por profissionais com visão sistêmica, multidisciplinar e transdisciplinar que as questões ambientais requerem. O estudo desenvolvido permitiu ainda conhecer as principais interfaces entre a engenharia ambiental, outras engenharias e outras áreas do conhecimento. A conclusão do trabalho deixa clara a necessidade de um grande esforço por parte das IES que estão ofertando cursos de Engenharia Ambiental para criar uma identidade nacional para seus cursos. Uma identidade capaz de tornar a profissão de engenheiro ambiental conhecida, respeitada e de interesse de toda a sociedade brasileira, na medida que o desenvolvimento sustentável é a única forma de assegurar a sobrevivência das futuras gerações.Environmental Engineering is a new kind of Engineering, accredited by the Education and Sport Office of the Brazilian Government MEC in the Decree no 1.693 of December 5th, 1994. Since 1992, when the first Environmental Engineering course was accredited, there have been offered 59 courses in 16 Brazilian states. About 75% of these courses and 72% of the positions are in the South and Southeast states of the country. Although the government´s Decree CNE/CES no 11, March 11th, 2002 established the rules for the engineering course´s programs, one could see that the existent courses had a lot of significant differences related to the conception and to the programs so that it became urgentto define the minimum curriculum, thus assuring an identity for this new modality of engineering course. The aim of this dissertation is to study of the Environmental Engineering courses that are available in Brazil an in some other countries and their programs, and to collect opinions withexperts that deal with environmental subjects, concerning the desirable profile for an environmental engineer, and also gather all data in order to propose a course program that allows the egressed student to meet the society´s growing demand for professionals with a systemic, interdisciplinary and transdisciplinary view as required by the environmental subjects. This study allowed a greater knowledge of main interfaces between the Environmental Engineering and the other Engineering. Findings of this dissertation shows the necessity of thegraduating schools to develop a big effort in order to create an identity for all Environmental Engineering courses available in Brazil. This will help the profession of the Environmental Engineer become well-known, respected and to be considered a matter of interest to theBrazilian society, especially for those who believe that the sustainable development is the only way to assure the survival of future generations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMeio ambienteEngenharia ambiental CurrículosRecursos hídricos DesenvolvimentoEngenharia sanitáriaEngenharia ambientalEngenharia ambiental Estudo e ensino DLCSaneamentoengenharia ambientalCurso graduaçãoProposições para a estruturação de cursos de graduação em engenharia ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_disserta__o_13.01.05_.pdfapplication/pdf461597https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/REPA-672P8Z/1/a_disserta__o_13.01.05_.pdf965821442c2ff12361aebf69424f7c7eMD51TEXTa_disserta__o_13.01.05_.pdf.txta_disserta__o_13.01.05_.pdf.txtExtracted texttext/plain158599https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/REPA-672P8Z/2/a_disserta__o_13.01.05_.pdf.txt7e7756360638aa2c06c5ca4bdba6a566MD521843/REPA-672P8Z2019-11-14 16:43:25.563oai:repositorio.ufmg.br:1843/REPA-672P8ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:43:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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