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Miguel Gonzalez ArroyoCarlos Roberto Jamil CuryOder Jose dos SantosBatistina Maria de Sousa Corgozinho2019-08-10T05:01:45Z2019-08-10T05:01:45Z1989-08-28http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873P9TEste estudo reconstitui o processo de implantação das ferrovias em Minas Gerais, no final do século XIX e início do século XX, situando a influência da estrada de ferro Oeste de Minas-EFOM sobre a cidade de Divinópolis, localizada no centro-oeste mineiro, a 110km de Belo horizonte. Reconstitui também a aglutinação das ferrovias mineiras, a partir de 1931, em um só conjunto denominado Rede Mineira de viação, sob administração do Governo Estadual e as dificuldades econômicas experimentadas. Através de depoimentos dos ferroviários analisa a expansão das relações capitalistas de produção, na primeira metade do século XX, nessa região, pela institucinalização aí do trabalho assalariado criado pela empresa ferroviária, transformando o trabalhador em um sujeito de direitos. Por outro lado, analisa o processo de conformação desse trabalhador às exigências de produção da empresa através das relações de trabalho, em seu cotidiano.Apoiando-se ainda em depoimentos de ferroviários analisa as manifestações individuais, grupais e coletivas desse trabalhador, contrarias as condições de trabalho estabelecidas. As manifestações coletivas referem-se às greves realizadas pelo trabalhador ferroviário do centro-oeste mineiro, particularmente, nos meados do século XX, exigindo a realização de seus direitos trabalhistas como o pagamento em dia de seu salário. No processo de mobilização e organização do trabalhador salienta a participação do Partido Comunista Brasileiro e a estabilidade no emprego que naquele momento era assegurada ao ferroviário. Conclui analisando o caráter invertido da consciência do trabalhador ferroviário sobre a realidade.This study reconstitutes the process of implantation of railway networks in Minas Gerais state, in the late of 19th century and early 20th, placing the influence of Estrada de ferro Oeste de Minas-EFOM over the city of Divinópolis, located 110 kilometers far from Belo Horizonte, the state capital city. It also reconstitutes the agglutination of the state railways, from 1931 on, in a single complex called Rede Mineira de Viação, under the administration of the state government, and the economical difficulties met. Through the testimony by railway employees, this study also analyses the expansion of the capitalistic relationships of production, in the mid-20th century, by the institutionalization of the employee work created by the railway company, transforming the employee into the subject of his right. Otherwise, the study analyses the process of resigntion of that employee to the demands of the production of the company through daily work relationships. Based on the testimony of railway employees, it also analyses the collective and individual manifestations of those em ployees, adverse tothe estaklished conditions of work. The collective manifestations are relative to the strikes performed by the railwoekers, in particular, in the mid-20th century, claiming the materialization of their work rights such as the ready payment of their wages. In the process of mobilization and organization of the workrs, the participation of the Brazilizn Communist Party stands out; and the stabilization on the job is guaranteed to the railworkers. Concluding, the study analyses the inverted character of the emplooyee's conscience over reality.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSindicalismoFerroviários Aspectos sociaisFerrovias HistóriaPartido Comunista Brasileiro HistóriaRelações trabalhistasTrabalhadores Aspectos sociaisEducação História Minas Gerais séc XIXMovimentos sociaisImplantação das ferrovias em MGAglutinação das ferrrovias mineirasPelos caminhos da maria fumaça: o trabalhador ferroviário , formação e resistência pelo trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000130.pdfapplication/pdf27080824https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-873P9T/1/1000000130.pdfaad9e5216f463fe910e974820ad8f5a3MD51TEXT1000000130.pdf.txt1000000130.pdf.txtExtracted texttext/plain304https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-873P9T/2/1000000130.pdf.txt18cfa6653de3e02695e0a58a73b95f6eMD521843/FAEC-873P9T2019-11-14 09:24:17.756oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-873P9TRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:24:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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