Apropriação de práticas de numeramento em um contexto de formação de educadores indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruana Priscila da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966KB5
Resumo: Neste trabalho, analisamos os modos como educadores e educadoras indígenas em formação, da etnia Pataxó, do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI/REUNI), habilitação em Matemática, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais apropriam-se de práticas (discursivas) de numeramento escolar. O material empírico submetido à análise é constituído por narrativas e transcrições das interações entre alunos,alunas e professoras-formadoras durante várias etapas de formação do curso, em cujos jogos discursivos pudemos identificar diferentes modos dessa apropriação. Operacionalizamos nossa análise tomando como referência os conceitos de práticas de numeramento, apropriação e aportes de uma abordagem etnomatemática, uma vez que nossa reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes indígenas em relação à apropriação de práticas (discursivas) de numeramento, bem como em relação às práticas de numeramento forjadas no contexto de formação escolar, considerou em todo tempo a dimensão sociocultural de tais práticas. Nossa análise também destacou diversas tensões: as que se engendram na composição de um currículo da Educação Escolar Indígena, no confronto entre, de um lado, demandas e discursos que propõem um projeto diferenciado baseado nas tradições e vivências da aldeia e, de outro lado, a força da estruturação do sistema escolar; tensões que se estabelecem nos processos de apropriação de práticas (discursivas) de numeramento escolar vivenciados por estudantes indígenas que se debatem entre a perspectiva de uma matemática mais escolar e a mobilização de um conhecimento matemático da tradição indígena; e tensões geradas pelo silenciamento imposto pelo contexto escolar às práticas cotidianas dos alunos e das alunas do curso FIEI/REUNI-Matemática, bem como as táticas por eles desenvolvidas para se familiarizarem com os conhecimentos escolares e permeá-los com seus modos de vida. Portanto, nosso estudo buscou identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados por esses estudantes indígenas a fim de se apropriarem dessas práticas sociais e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana forjado pela Educação Escolar.
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Operacionalizamos nossa análise tomando como referência os conceitos de práticas de numeramento, apropriação e aportes de uma abordagem etnomatemática, uma vez que nossa reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes indígenas em relação à apropriação de práticas (discursivas) de numeramento, bem como em relação às práticas de numeramento forjadas no contexto de formação escolar, considerou em todo tempo a dimensão sociocultural de tais práticas. Nossa análise também destacou diversas tensões: as que se engendram na composição de um currículo da Educação Escolar Indígena, no confronto entre, de um lado, demandas e discursos que propõem um projeto diferenciado baseado nas tradições e vivências da aldeia e, de outro lado, a força da estruturação do sistema escolar; tensões que se estabelecem nos processos de apropriação de práticas (discursivas) de numeramento escolar vivenciados por estudantes indígenas que se debatem entre a perspectiva de uma matemática mais escolar e a mobilização de um conhecimento matemático da tradição indígena; e tensões geradas pelo silenciamento imposto pelo contexto escolar às práticas cotidianas dos alunos e das alunas do curso FIEI/REUNI-Matemática, bem como as táticas por eles desenvolvidas para se familiarizarem com os conhecimentos escolares e permeá-los com seus modos de vida. Portanto, nosso estudo buscou identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados por esses estudantes indígenas a fim de se apropriarem dessas práticas sociais e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana forjado pela Educação Escolar.This project analyzes the ways in which educators in training indigenous, ethnic Pataxó Training Course Intercultural Indigenous Educators (FIEI/REUNI) qualification in Mathematics, Faculty of Education, Federal University of Minas Gerais is appropriated practices (discursive) of school numeracy. The empirical data analyzed here consists of narratives and transcripts of interactions among students, teachers, students and trainers during various stages of training course, games in which we could identify different discursive modes of appropriation. Operationalize our analysis by reference to the concepts of numeracy practices, appropriation and contributions from an ethnomathematics approach, since our thinking about the positions taken by students in relation to indigenous ownership practices (discursive) of numeracy, as well as in relation to numeracy practices forged in the context of school education, at all times considered the socio-cultural dimension of such practices. Our analysis also highlighted various tensions: those that are engendered in the composition of a curriculum of Indigenous Education in the confrontation between, on one hand, demands and discourses that propose a project based on different traditions and experiences of the village and on the other hand, the strength of the structure of the school system; tensions that are established in the processes of appropriation of practices (discursive) of numeracy education experienced by Indian students who are struggling in the prospect of a more mathematical "school" and the mobilization of an indigenous tradition of mathematical knowledge , and tensions generated by the silence imposed by the school context to everyday practices of students and students of the course FIEI/REUNI-Mathematics, as well as the tactics they developed to familiarize students with the knowledge and permeate them with their livelihoods. Therefore, our study sought to identify, in particular, values, strategies and knowledge mobilized by these Indian students to take ownership of these social practices and to include as subjects of knowledge and culture in this area of human communication shaped by School Education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEtnomatematica EducaçãoProfessores  Formação  Índios EducaçãoMatematica  Estudo e ensino  EtnomatemáticaEducação escolarApropriaçãoindígenaPráticas de numeramentoApropriação de práticas de numeramento em um contexto de formação de educadores indígenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALruana_priscila_da_silva_brito_disserta__o.pdfapplication/pdf17626277https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966KB5/1/ruana_priscila_da_silva_brito_disserta__o.pdf3c99bb54000512607ae52bd64b3ec796MD51TEXTruana_priscila_da_silva_brito_disserta__o.pdf.txtruana_priscila_da_silva_brito_disserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain590192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966KB5/2/ruana_priscila_da_silva_brito_disserta__o.pdf.txtca696e5819d543ea57eb319cd07190abMD521843/BUOS-966KB52019-11-14 04:07:51.301oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-966KB5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:07:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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