A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.713 http://hdl.handle.net/1843/53143 https://orcid.org/0000-0002-8938-8819 |
Resumo: | O artigo problematiza a noção da estética da desaparição na performance A morte de James Lee Byars (1994). Partiremos da fabulação da morte do artista James Lee Byars (1933-1997) para compreender a sua tentativa de figurar a perfeição dos gestos e das formas. Pretendemos examinar a busca do artista pela essência da presença-ausência: um corpo por aparecer ou como um corpo por desaparecer. |
id |
UFMG_3160b64cbde7c4858fa722d731dd0f6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/53143 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-11T21:17:50Z2023-05-11T21:17:50Z2018-05-221123100121https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.7131982-0313http://hdl.handle.net/1843/53143https://orcid.org/0000-0002-8938-8819O artigo problematiza a noção da estética da desaparição na performance A morte de James Lee Byars (1994). Partiremos da fabulação da morte do artista James Lee Byars (1933-1997) para compreender a sua tentativa de figurar a perfeição dos gestos e das formas. Pretendemos examinar a busca do artista pela essência da presença-ausência: um corpo por aparecer ou como um corpo por desaparecer.This article problematizes the notion of the aesthetics of the disappearance coming from the performance The Death of James Lee Byars (1994). We will begin with the attempt of the figuration of the death of the artist James Lee Byars (1933-1997) to understand his attempt to achieve the perfection of gestures and forms. We want to examine the artist’s search for the essence of the absence-presence: a body that appears and a body that disappears.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE DESENHOEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESdObra[s] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em ModaFilosofiaDandismoModaAparição-DesapariçãoArte-ModaDandismoA morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de siThe death of James Lee Byars: image of the (dis)apparition of the selfinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/713Angélica Oliveira Adverseapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53143/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA morte de James Lee Byars_ imagem da (des)aparição de si.pdfA morte de James Lee Byars_ imagem da (des)aparição de si.pdfapplication/pdf1035903https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53143/2/A%20morte%20de%20James%20Lee%20Byars_%20imagem%20da%20%28des%29apari%c3%a7%c3%a3o%20de%20si.pdf4b1b5ea176e2d33c68497d6cf7b33b9cMD521843/531432023-05-11 18:17:50.333oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-11T21:17:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The death of James Lee Byars: image of the (dis)apparition of the self |
title |
A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si |
spellingShingle |
A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si Angélica Oliveira Adverse Aparição-Desaparição Arte-Moda Dandismo Filosofia Dandismo Moda |
title_short |
A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si |
title_full |
A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si |
title_fullStr |
A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si |
title_full_unstemmed |
A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si |
title_sort |
A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si |
author |
Angélica Oliveira Adverse |
author_facet |
Angélica Oliveira Adverse |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angélica Oliveira Adverse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aparição-Desaparição Arte-Moda Dandismo |
topic |
Aparição-Desaparição Arte-Moda Dandismo Filosofia Dandismo Moda |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Filosofia Dandismo Moda |
description |
O artigo problematiza a noção da estética da desaparição na performance A morte de James Lee Byars (1994). Partiremos da fabulação da morte do artista James Lee Byars (1933-1997) para compreender a sua tentativa de figurar a perfeição dos gestos e das formas. Pretendemos examinar a busca do artista pela essência da presença-ausência: um corpo por aparecer ou como um corpo por desaparecer. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-11T21:17:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-11T21:17:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/53143 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.713 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-0313 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8938-8819 |
url |
https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.713 http://hdl.handle.net/1843/53143 https://orcid.org/0000-0002-8938-8819 |
identifier_str_mv |
1982-0313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
dObra[s] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - DEPARTAMENTO DE DESENHO EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53143/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53143/2/A%20morte%20de%20James%20Lee%20Byars_%20imagem%20da%20%28des%29apari%c3%a7%c3%a3o%20de%20si.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 4b1b5ea176e2d33c68497d6cf7b33b9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589434815283200 |