A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angélica Oliveira Adverse
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.713
http://hdl.handle.net/1843/53143
https://orcid.org/0000-0002-8938-8819
Resumo: O artigo problematiza a noção da estética da desaparição na performance A morte de James Lee Byars (1994). Partiremos da fabulação da morte do artista James Lee Byars (1933-1997) para compreender a sua tentativa de figurar a perfeição dos gestos e das formas. Pretendemos examinar a busca do artista pela essência da presença-ausência: um corpo por aparecer ou como um corpo por desaparecer.
id UFMG_3160b64cbde7c4858fa722d731dd0f6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53143
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-05-11T21:17:50Z2023-05-11T21:17:50Z2018-05-221123100121https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.7131982-0313http://hdl.handle.net/1843/53143https://orcid.org/0000-0002-8938-8819O artigo problematiza a noção da estética da desaparição na performance A morte de James Lee Byars (1994). Partiremos da fabulação da morte do artista James Lee Byars (1933-1997) para compreender a sua tentativa de figurar a perfeição dos gestos e das formas. Pretendemos examinar a busca do artista pela essência da presença-ausência: um corpo por aparecer ou como um corpo por desaparecer.This article problematizes the notion of the aesthetics of the disappearance coming from the performance The Death of James Lee Byars (1994). We will begin with the attempt of the figuration of the death of the artist James Lee Byars (1933-1997) to understand his attempt to achieve the perfection of gestures and forms. We want to examine the artist’s search for the essence of the absence-presence: a body that appears and a body that disappears.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE DESENHOEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESdObra[s] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em ModaFilosofiaDandismoModaAparição-DesapariçãoArte-ModaDandismoA morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de siThe death of James Lee Byars: image of the (dis)apparition of the selfinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/713Angélica Oliveira Adverseapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53143/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA morte de James Lee Byars_ imagem da (des)aparição de si.pdfA morte de James Lee Byars_ imagem da (des)aparição de si.pdfapplication/pdf1035903https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53143/2/A%20morte%20de%20James%20Lee%20Byars_%20imagem%20da%20%28des%29apari%c3%a7%c3%a3o%20de%20si.pdf4b1b5ea176e2d33c68497d6cf7b33b9cMD521843/531432023-05-11 18:17:50.333oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-11T21:17:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The death of James Lee Byars: image of the (dis)apparition of the self
title A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si
spellingShingle A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si
Angélica Oliveira Adverse
Aparição-Desaparição
Arte-Moda
Dandismo
Filosofia
Dandismo
Moda
title_short A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si
title_full A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si
title_fullStr A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si
title_full_unstemmed A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si
title_sort A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si
author Angélica Oliveira Adverse
author_facet Angélica Oliveira Adverse
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angélica Oliveira Adverse
dc.subject.por.fl_str_mv Aparição-Desaparição
Arte-Moda
Dandismo
topic Aparição-Desaparição
Arte-Moda
Dandismo
Filosofia
Dandismo
Moda
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Filosofia
Dandismo
Moda
description O artigo problematiza a noção da estética da desaparição na performance A morte de James Lee Byars (1994). Partiremos da fabulação da morte do artista James Lee Byars (1933-1997) para compreender a sua tentativa de figurar a perfeição dos gestos e das formas. Pretendemos examinar a busca do artista pela essência da presença-ausência: um corpo por aparecer ou como um corpo por desaparecer.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-11T21:17:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-11T21:17:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/53143
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.713
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-0313
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8938-8819
url https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.713
http://hdl.handle.net/1843/53143
https://orcid.org/0000-0002-8938-8819
identifier_str_mv 1982-0313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv dObra[s] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE DESENHO
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53143/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53143/2/A%20morte%20de%20James%20Lee%20Byars_%20imagem%20da%20%28des%29apari%c3%a7%c3%a3o%20de%20si.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
4b1b5ea176e2d33c68497d6cf7b33b9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589434815283200