Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izabela Fronzi Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMMHCA
Resumo: A chamada era da Informação promove um novo paradigma, onde se destaca a liderança do conhecimento sobre os outros processos de produção. Ocorre o fenômeno em que as empresas buscam a transformação em organizações que aprendem, ocorrendo uma mudança no ambiente dos negócios, onde se percebe uma maior dependência da informação, do conhecimento e da tecnologia. O capital intelectual abrange os conhecimentos acumulados de uma empresa relativos à pessoas, metodologias, patentes, projetos e relacionamentos. Corresponde ao conjunto de conhecimento e informações, encontrado nas organizações, que agrega valor ao produto/ serviço mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário (Stewart, 1998). Diante desse cenário como a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento estão inseridos e como pode enriquecer o Capital intelectual em suas três extensões: Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Cliente? O trabalho tem como objetivo geral conduzir uma revisão de literatura sobre o Gerenciamento do Capital Intelectual diante da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento visando enriquecer o diálogo entre as três áreas do Capital Intelectual. Percebemos que é consenso entre os autores que a gestão do conhecimento envolve capturar o seu ativo intelectual em prol da organização. O diferencial entre as empresas não mais pode se limitar às máquinas utilizadas no processo produtivo, mas sim ao somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram e o grau de satisfação dos clientes. São os chamados ativos intangíveis, os conhecimentos tácitos ou explícitos bem trabalhados e em sinergia que geram valor econômico para a empresa e cuja origem está diretamente relacionada aos agentes criativos da empresa.
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