Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMMHCA |
Resumo: | A chamada era da Informação promove um novo paradigma, onde se destaca a liderança do conhecimento sobre os outros processos de produção. Ocorre o fenômeno em que as empresas buscam a transformação em organizações que aprendem, ocorrendo uma mudança no ambiente dos negócios, onde se percebe uma maior dependência da informação, do conhecimento e da tecnologia. O capital intelectual abrange os conhecimentos acumulados de uma empresa relativos à pessoas, metodologias, patentes, projetos e relacionamentos. Corresponde ao conjunto de conhecimento e informações, encontrado nas organizações, que agrega valor ao produto/ serviço mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário (Stewart, 1998). Diante desse cenário como a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento estão inseridos e como pode enriquecer o Capital intelectual em suas três extensões: Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Cliente? O trabalho tem como objetivo geral conduzir uma revisão de literatura sobre o Gerenciamento do Capital Intelectual diante da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento visando enriquecer o diálogo entre as três áreas do Capital Intelectual. Percebemos que é consenso entre os autores que a gestão do conhecimento envolve capturar o seu ativo intelectual em prol da organização. O diferencial entre as empresas não mais pode se limitar às máquinas utilizadas no processo produtivo, mas sim ao somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram e o grau de satisfação dos clientes. São os chamados ativos intangíveis, os conhecimentos tácitos ou explícitos bem trabalhados e em sinergia que geram valor econômico para a empresa e cuja origem está diretamente relacionada aos agentes criativos da empresa. |
id |
UFMG_3203b50e3872f79c58bb18278407336d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AMMHCA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Claudio Paixao Anastacio de PaulaIzabela Fronzi Martins2019-08-12T23:48:23Z2019-08-12T23:48:23Z2016-09-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMMHCAA chamada era da Informação promove um novo paradigma, onde se destaca a liderança do conhecimento sobre os outros processos de produção. Ocorre o fenômeno em que as empresas buscam a transformação em organizações que aprendem, ocorrendo uma mudança no ambiente dos negócios, onde se percebe uma maior dependência da informação, do conhecimento e da tecnologia. O capital intelectual abrange os conhecimentos acumulados de uma empresa relativos à pessoas, metodologias, patentes, projetos e relacionamentos. Corresponde ao conjunto de conhecimento e informações, encontrado nas organizações, que agrega valor ao produto/ serviço mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário (Stewart, 1998). Diante desse cenário como a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento estão inseridos e como pode enriquecer o Capital intelectual em suas três extensões: Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Cliente? O trabalho tem como objetivo geral conduzir uma revisão de literatura sobre o Gerenciamento do Capital Intelectual diante da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento visando enriquecer o diálogo entre as três áreas do Capital Intelectual. Percebemos que é consenso entre os autores que a gestão do conhecimento envolve capturar o seu ativo intelectual em prol da organização. O diferencial entre as empresas não mais pode se limitar às máquinas utilizadas no processo produtivo, mas sim ao somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram e o grau de satisfação dos clientes. São os chamados ativos intangíveis, os conhecimentos tácitos ou explícitos bem trabalhados e em sinergia que geram valor econômico para a empresa e cuja origem está diretamente relacionada aos agentes criativos da empresa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGerenciamento da informação Gestão do conhecimento Capital intelectual ConhecimentoInformaçãoCapital IntelectualGerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_izabela_fronzi_martins___gip_2014__10_.pdfapplication/pdf460298https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AMMHCA/1/tcc_izabela_fronzi_martins___gip_2014__10_.pdf466db0f2ace14b156a862a27ee2eadc7MD51TEXTtcc_izabela_fronzi_martins___gip_2014__10_.pdf.txttcc_izabela_fronzi_martins___gip_2014__10_.pdf.txtExtracted texttext/plain69972https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AMMHCA/2/tcc_izabela_fronzi_martins___gip_2014__10_.pdf.txt7635f12504e62f5a0dd6612a6d48d4c6MD521843/BUBD-AMMHCA2022-06-02 15:50:12.744oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AMMHCARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-02T18:50:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento |
title |
Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento |
spellingShingle |
Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento Izabela Fronzi Martins Conhecimento Informação Capital Intelectual Gerenciamento da informação Gestão do conhecimento Capital intelectual |
title_short |
Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento |
title_full |
Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento |
title_fullStr |
Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento |
title_full_unstemmed |
Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento |
title_sort |
Gerenciamento do capital intelectual por meio da informação e conhecimento |
author |
Izabela Fronzi Martins |
author_facet |
Izabela Fronzi Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudio Paixao Anastacio de Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Izabela Fronzi Martins |
contributor_str_mv |
Claudio Paixao Anastacio de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Informação Capital Intelectual |
topic |
Conhecimento Informação Capital Intelectual Gerenciamento da informação Gestão do conhecimento Capital intelectual |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gerenciamento da informação Gestão do conhecimento Capital intelectual |
description |
A chamada era da Informação promove um novo paradigma, onde se destaca a liderança do conhecimento sobre os outros processos de produção. Ocorre o fenômeno em que as empresas buscam a transformação em organizações que aprendem, ocorrendo uma mudança no ambiente dos negócios, onde se percebe uma maior dependência da informação, do conhecimento e da tecnologia. O capital intelectual abrange os conhecimentos acumulados de uma empresa relativos à pessoas, metodologias, patentes, projetos e relacionamentos. Corresponde ao conjunto de conhecimento e informações, encontrado nas organizações, que agrega valor ao produto/ serviço mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário (Stewart, 1998). Diante desse cenário como a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento estão inseridos e como pode enriquecer o Capital intelectual em suas três extensões: Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Cliente? O trabalho tem como objetivo geral conduzir uma revisão de literatura sobre o Gerenciamento do Capital Intelectual diante da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento visando enriquecer o diálogo entre as três áreas do Capital Intelectual. Percebemos que é consenso entre os autores que a gestão do conhecimento envolve capturar o seu ativo intelectual em prol da organização. O diferencial entre as empresas não mais pode se limitar às máquinas utilizadas no processo produtivo, mas sim ao somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram e o grau de satisfação dos clientes. São os chamados ativos intangíveis, os conhecimentos tácitos ou explícitos bem trabalhados e em sinergia que geram valor econômico para a empresa e cuja origem está diretamente relacionada aos agentes criativos da empresa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T23:48:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T23:48:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMMHCA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMMHCA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AMMHCA/1/tcc_izabela_fronzi_martins___gip_2014__10_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AMMHCA/2/tcc_izabela_fronzi_martins___gip_2014__10_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
466db0f2ace14b156a862a27ee2eadc7 7635f12504e62f5a0dd6612a6d48d4c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890749826203648 |