spelling |
Allan Claudius Queiroz BarbosaSelma Carvalho2019-08-12T23:40:03Z2019-08-12T23:40:03Z2005-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BHGZWO objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar o desenvolvimento de competências organizacionais ligado à oferta de cursos a distância via internet por instituições brasileiras de ensino superior. Por meio de um estudo de casos múltiplos, investigaram-se diretorias de educação a distância de duas universidades brasileiras credenciadas peloMinistério da Educação a ministrar cursos superiores a distância no País, sendo uma localizada na Região Sudeste e outra na Região Sul. O estudo constituiu-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, ao longo da qual, foram utilizados depoimentos, análise documental e observação direta como instrumentos de coleta de dados. O levantamento bibliográfico foi empregado na pesquisa conceitual e de conteúdos. Os resultados mostram que, em meio a um ambiente marcado por incertezas e sucessivas mudanças, as instituições de ensino superior estão desenvolvendo competências no campo da educação a distância via internet para explorar oportunidades imaginadas por seus líderes de crescer e melhorar seu desempenho no futuro. Com a incorporação das novas tecnologias ao ensino a distância, está emergindo uma estrutura diferenciada de organização de processos complexos. Isso vem exigindo das universidades maior planejamento, organização e divisão do trabalho. Nesse contexto, foram identificadas três competências comuns às instituições pesquisadas: desenvolver e administrar aplataforma virtual de aprendizagem, produzir cursos e materiais didáticos e coordenar o planejamento, produção e oferta dos cursos. O acúmulo de experiências de trabalho e os esforços individuais de estudo e pesquisa para ampliar o estoque de conhecimentos das equipes demonstraram ser os principais meios de aprimoramento das competências. Além disso, a formação de alianças vem sendo utilizada como estratégia para acessar recursos necessários à construção das mesmas localizados em outras organizações. Essa realidade do desenvolvimento de competências associado à oferta de cursos a distância via internet pelas instituições brasileiras de ensino superior pesquisadas aponta para a incorporação crescente de princípios da Administração nas atividades educacionais e também para a possibilidade de aproximação entre as perspectivas organizacional eindividual das competências nos estudos acadêmicos sobre esse tema.The aim of this Dissertation was to describe and to analyze the development of organizational competencies by higher education institutions in Brazil in order to supply distance education courses through internet. Two Brazilian universities authorized by the Ministry of Education to offer distance education courses were investigated through a case study. One of them is located in the South and the other one is located in the Southeast of Brazil. The Dissertation was made up by a descriptive/qualitative research methodology. It is based on testimonials, documental analysis of institution records, direct observation and bibliographical findings were put togheter to shape the scope of the concepts, build the Dissertations conceptual framework and to analyze the results. The conclusion is that in an environment characterized by changes and uncertainties, the higher education institutions investigated are developing competencies in the field of distance education courses through internet because they assume there are opportunities for growth and better performance in the future. As new technologies are incorporated to distance education, a special structure of complex process organization is emerging. The higher education institutions are then being forced to adopt strategies based on greater planning, division of labor and on better organization. In this context, three competencies common to the institutions investigated were identified: the development and administration of a virtual learning platform, the elaboration and production of courses and didactic material and the planning, production and supply of courses. The main means to upgrade the competencies of the institutions are learning by doing (accumulation of on the job experience) and the individual efforts of study and research by their members. The institutions are also forming alliances in order to access the resources necessary to upgrade their competencies. The results indicate that the need to develop competencies to supply distance education courses through internet is leading the higher education institutions investigated to an increasingly incorporation of principles of Business Management in educational activities and also to a possibleapproximation of organizational and individual competencies perspectives in academic research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaEnsino superiorPlanejamento estratégicoVisão baseada em recursosCompetênciasInternetEnsino a distânciaUm estudo da educação a distância via internet em instituições brasileiras de ensino superior pela perspectiva das competências organizacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_selma_carvalho.pdfapplication/pdf963491https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BHGZW/1/disserta__o_selma_carvalho.pdf9335cdbd648551ed4d3c6cb45ce2be5fMD511843/BUBD-9BHGZW2019-08-12 20:40:03.295oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BHGZWRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T23:40:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|