Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Elizabeth Rodrigues AlfenasJuliana Pereira Soares Moreira2019-08-13T22:23:28Z2019-08-13T22:23:28Z2011-05-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AAXNXLEste estudo nasce da minha experiência como dentista do Programa de Saúde da Família (PSF) no município de Machado - MG através das atividades desempenhadas no cuidado indireto aos usuários portadores de fissuras labiopalatais e suas famílias, principalmente nas dificuldades em oferecer-lhes um atendimento mais integral e humanizado. Neste sentido, objetivou-se revisar a literatura sobre o problema da fissura labiopalatal e seu tratamento para a formação de uma equipe interdisciplinar e um protocolo para o atendimento do paciente fissurado no referido PSF. Saliente-se que existem instrumentos que favorecem a inclusão das ações de saúde bucal com fissurados no programa de saúde da família como o acolhimento, vínculo e responsabilização, a unidade básica de saúde como espaço terapêutico e intervenções através da visitas dos profissionais do programa de saúde da família. Em contrapartida existem também fatores que dificultam a inclusão dessas ações como: a falta de referência e contra- referência entre o programa de saúde da família e serviços de saúde bucal especializado na área de fissurados; a relutância dos profissionais do PSF em assumir os problemas destes pacientes dentro de seu território de atuação; a dificuldade dos usuários em reconhecer a atenção primária como porta de entrada para o tratamento e principalmente á ausência de um processo educativo permanente para toda ESF (Equipe de Saúde da Família).This study arises from my experience as a dentist's Health Program (PSF) on Machado - MG through indirect care activities performed in the users suffering from cleft lip and palate and their families, especially the difficulties in offering them a more integral and humanized care. In this sense, the objective was to review the literature on the problem of crack labiopalatal and treatment for the formation of an interdisciplinary team and a protocol for patient care in cleft PSF. Provides for the inclusion of oral health, patients with cleft especially in primary care through family health teams. There are instruments for aid healths actions in the cleft of the family health program as the host connection and accountability, the basic unit of health interventions such as therapeutic area and by visits of professionals in family health program. In contrast there are also factors that hinder the inclusion of such actions as: the lack of reference and cross-reference between the program of family health and oral health services in the specialized area of cleft palate, cleft lip, the reluctance of the FP (Familys Phisician) to take these problems patients within their territory of operation, the users' difficulty in recognizing as the primary gateway to treatment and especially the absence of an ongoing education process for all FP.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaFissuras labiopalataisPrograma de saúde da famíliaProposta de formação de uma equipe interdisciplinar e um protocolo para o atendimento do paciente fissurado no PSF de Machado - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_pereir_soares.pdfapplication/pdf256539https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AAXNXL/1/juliana_pereir_soares.pdfc6234bedde69b2f0bd667ecf31752fd9MD51TEXTjuliana_pereir_soares.pdf.txtjuliana_pereir_soares.pdf.txtExtracted texttext/plain106210https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AAXNXL/2/juliana_pereir_soares.pdf.txtdb15bc24d7ff127f3da5214a6e9f5efeMD521843/BUOS-AAXNXL2019-11-14 09:46:41.622oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AAXNXLRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:46:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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