Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_32829c0c73ed66b04a5fde021448acf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WEJDF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Francisco Angelo CoutinhoSilvia Samara Barbosa Gomes2019-08-12T17:06:39Z2019-08-12T17:06:39Z2015-03-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WEJDFO presente trabalho foi desenvolvido com base numa pesquisa de campo de análise qualitativa e reflexiva. Ele diz respeito à interferência e contribuição do ensino de investigação no desenvolvimento da potencialidade dos alunos de altas habilidades, atendidos no Centro de Referência em Educação Inclusiva Zilda Arns CRAEDI, o qual implementa o programa do desenvolvimento da capacidade e do talento. Para conhecer e analisar esse universo, foram utilizadas três categorias: análise critica dos professores do ensino regular quanto à contribuição do CRAEDI no desenvolvimento do aluno de altas habilidades; opinião dos alunos, em relação à sua aprendizagem, bem como a análise da equipe pedagógica sobre a aprendizagem dos alunos. A metodologia usada é qualitativa, com base na análise dos questionários aplicados aos alunos que participam do programa de altas habilidades, no ano 2014 e, ainda, a seus professores do programa e do ensino regular da rede municipal. Os resultados indicam que o ensino ofertado parte do princípio de que é imprescindível a atuação do aluno como sujeito do ato de aprender. Desse modo, ele constrói novos significados fazendo releitura e interpretação de situações-problema, contextualizadas, alcançando, assim, os objetivos do ensino por investigação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicologia educacionalSuperdotados Educação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Crianças superdotadas Ensino por investigaçãoEducação inclusivaAltas habilidadesO ensino aplicado, em alunos com altas habilidades /superdotação, do centro de referência e apóio á educação inclusiva Zilda Arns - CRAEDIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALespenscieninvestigacao_silviamarabarbosa_monografia.pdfapplication/pdf693571https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WEJDF/1/espenscieninvestigacao_silviamarabarbosa_monografia.pdff27bb63ceb642efb64592589aff35f45MD51TEXTespenscieninvestigacao_silviamarabarbosa_monografia.pdf.txtespenscieninvestigacao_silviamarabarbosa_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain62706https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WEJDF/2/espenscieninvestigacao_silviamarabarbosa_monografia.pdf.txt8869f7a30d882627cfe48bea892d1ea1MD521843/BUBD-9WEJDF2019-11-14 18:52:21.634oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WEJDFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:52:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547748911218688