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Selme Silqueira de MatosSalete Maria de Fatima Silqueira de ReseMiguir Terezinha Vieccelli DonosoFátima das Graças Ferreira2019-08-14T05:18:21Z2019-08-14T05:18:21Z2015-12-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8ZGU8INTRODUÇÃO: Os enfermeiros podem ser considerados essenciais no processo de reabilitação dos estomizados, pois são os profissionais responsáveis pelo ensino do autocuidado contribuindo para assegurar ao estomizado intestinal maior independência em relação aos familiares e profissionais de saúde. O desafio é ainda maior para todos os envolvidos no compartilhamento entre os saberes e práticas. OBJETIVO: Este estudo teve por objetivo identificar nas produções científicas o papel do enfermeiro na orientação do autocuidado ao paciente estomizado. METODOLOGIA: Foi adotada a revisão integrativa e a sua aplicação na exploração do conteúdo dos textos, encontrados nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENT, IBCS e Coleciona SUS. Dos artigos selecionados, 2 atenderam a questão norteadora e ao objetivo proposto. RESULTADO: Os resultados apontaram que os estomizados foram orientados pelos profissionais de enfermagem para o autocuidado e sobre o retorno às atividades diárias e trabalhistas. CONCLUSÃO: Conclui-se que há lacunas no processo ensino aprendizagem e no processo de orientação aos estomizados para o autocuidado, bem como a incipiência de estudos e pesquisas sobre o tema na área de ensino para o autocuidado.INTRODUCTION: The nurses can be considered essential in the ostomy rehabilitation process because they are professionals who teach self-care to help to ensure the intestinal ostomy greater independence in relation to families and health professionals. The challenge is even greater for everyone involved in the sharing of knowledge and practices. OBJECTIVE: This study aimed to identify the scientific productions the role of nurses in the direction of self-care to the colostomy patient. METHODOLOGY: It was adopted the integrative review and its application in exploring the content of the texts found in the databases LILACS, MEDLINE, BDENT, IBCS and Collects SUS. The selected items, two attended the guiding question and the proposed objective. RESULTS: The results showed that the ostomy were told by nursing professionals for self-care and the return to daily and labor activities. CONCLUSION: We conclude that there are gaps in the learning process and orientation process to ostomy for self-care, and the insufficiency of studies and research on the subject in the area of education for self-care.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstomiaReabilitação EstomizadosAutocuidadoEstomiaO papel do enfermeiro na orientação do autocuidado ao paciente estomizado: uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfatima_ferreira_17_02_16.pdfapplication/pdf616326https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZGU8/1/fatima_ferreira_17_02_16.pdf753bb0387b186bd72a5b07846818a544MD51TEXTfatima_ferreira_17_02_16.pdf.txtfatima_ferreira_17_02_16.pdf.txtExtracted texttext/plain49516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZGU8/2/fatima_ferreira_17_02_16.pdf.txtf4f4aab2496bbebbd11ba5aa01255f67MD521843/BUBD-A8ZGU82019-11-14 17:16:30.29oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A8ZGU8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:16:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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