O lugar da memória palenquera: análise da experiência etnoeducativaem San José de Uré-Colômbia, à luz do pensamento decolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Susy Rocio Contento Lozano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAGPLW
Resumo: Considerando que a história das/os ancestrais africanas/os que chegaram ao território do continente americano tem sido sistematicamente apagada pelo sistema moderno colonial, este projeto surgiu a partir da inquietação sobre as estratégias que tem sido utilizadas, para reverter esse apagamento por meio de um olhar crítico sobre o conhecimento que tem sido transmitido para nós, e, que ao fim de contas é um conhecimento eurocentrado (WALSH, 2008; SANTOS, 2009; QUIJANO, 2009). Objetivou-se analisar a construção e desenvolvimento do projeto etnoeducativo na comunidade de origem palenquero San José de Uré- Colômbia, e ver o lugar das memórias revitalizadas na produção de conhecimentos dentro da escola. Para tanto se procedeu à observação participante dentro da comunidade durante quatro meses, acompanhando as atividades escolares, as festas religiosas e atividades extracurriculares de algumas, e de alguns docentes. Desse modo observaram-se alguns elementos na construção do projeto etnoeducativo, como o papel do Movimento Social Afrocolombiano na organização da comunidade, e alguns dilemas do projeto como o fato das/os professoras/es serem de fora ou de dentro da comunidade, o que permitiu evidenciar que a implementação do projeto etnoeducativo supõe uma tensão entre duas lógicas de saber diferentes, e em certa maneira antagônicas, na medida que os saberes tradicionais tem estado historicamente apagados dentro da lógica da colonialidade do poder. Nesse sentido a Cátedra de Estudos Afrocolombianos e a etnoeducação corresponderiam na produção de contra-narrativas possíveis
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