Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_33d7eced5b5c18af49837b2c94383418
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-99JKEF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Ceris Salete Ribas da SilvaMaria Lucia CastanheiraMonica Correia BaptistaMaria do Carmo Gallo Cruz2019-08-10T00:09:04Z2019-08-10T00:09:04Z2013-04-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99JKEFA pesquisa de que resultou esta dissertação teve como principal objetivo a realização de uma análise das propostas de alfabetização de algumas instituições particulares de ensino de Belo Horizonte, considerando os conhecimentos e habilidades relacionados à aquisição da língua escrita que essas escolas instituem como mais relevantes para as crianças de seis anos, logo ao ingressarem no ensino fundamental. O estudo foi motivado pela alteração da organização da educação básica por meio da Lei Federal nº 11.274/06, que ampliou a duração do ensino fundamental para nove anos. Optamos por realizar um estudo de caráter contrastivo, ao considerarmos diferentes formas de ingresso das crianças de seis anos no ensino fundamental: que tenham (ou não) cursado a educação infantil e que sejam oriundas (ou não) da própria instituição de ensino. A coleta de dados envolveu professores e coordenadores do 1º ano de três escolas de Belo Horizonte, reputadas no mercado escolar pelo alto nível de exigência acadêmica. Para alcançar os objetivos da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a entrevista semiestruturada e a análise documental como os principais instrumentos de coleta dos dados. A análise dos dados apoiou-se num conjunto de autores que investigam as concepções de alfabetização e letramento e nos estudos sobre as escolas eficazes. Aprofundamos algumas questões ligadas à gestão pedagógica e à proposta curricular, em especial a questão da alfabetização e das estratégias avaliativas realizadas no 1º ano do ensino fundamental. Os resultados revelam que há uma relação entre os procedimentos avaliativos utilizados no processo de inserção das crianças nas escolas e as diretrizes que definem o planejamento pedagógico das práticas de alfabetização nesse novo cenário educacional.The research that is a result of this essay had as the principal aim the realization of the analysis of some proposals in the instruction of reading and writing of some private schools in Belo Horizonte city, considering the knowledge and skills related in the acquisition of writing language in these schools which are significant to children about six years old to go in to the fundamental learning. The study was motivated by the change in the basic education organization by the Federal Law nº 11.274/06 that enlarged the length of fundamental learning to nine years. We decided to perform a study in a contracting way, as we considered different ways of admission of six year-old children in the fundamental learning: they could have studied in a children education course or not and they could have come from the own learning institution. The data assessment enveloped teachers and coordinators of the first grade from three schools in Belo Horizonte city known as their high level in academic terms. To achieve the research aims, it was adopted a qualitative approach with a semi-structured interview and a documented analysis as the data assessment. The data analysis was supported in a joint of authors who investigate the conceptions of reading and writing and letters and the study about efficient schools. We deepened some questions related with pedagogic ministration, a curriculum proposal; especially the Literacy matter and the evaluated strategies occurred in the first grade of fundamental course. The results revealed that there is a relationship between the evaluating procedures used in the insertion process of children in schools and the directives which define the pedagogic planning of reading and writing practices in this new education scenery.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAlfabetização  Ensino fundamental Letramento  Crianças de seis anosOrganização das práticas de alfabetizaçãoEnsino fundamental de nove anosA organização das práticas de alfabetização na escola particular a partir da inserção das crianças de seis anos no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_maria_do_carmo_gallo_cruz_abril_2013.pdfapplication/pdf1721738https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99JKEF/1/disserta__o_maria_do_carmo_gallo_cruz_abril_2013.pdf29c8f4280fe9749c8adc08e7c3c6c277MD51TEXTdisserta__o_maria_do_carmo_gallo_cruz_abril_2013.pdf.txtdisserta__o_maria_do_carmo_gallo_cruz_abril_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain357051https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99JKEF/2/disserta__o_maria_do_carmo_gallo_cruz_abril_2013.pdf.txt980656a5334a1fbe33ecb6d759654c13MD521843/BUOS-99JKEF2019-11-14 04:55:53.538oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-99JKEFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:55:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548031327338496