Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9K9Q9T |
Resumo: | A educação em saúde, no contexto da Estratégia Saúde da Família, é entendida como uma importante tecnologia leve de cuidado que pode oportunizar a participação popular e a responsabilização da comunidade pela saúde individual e coletiva, além de aproximar as pessoas da equipe de saúde local. Este trabalho objetivou revisar a literatura sobre a prática educativa na Estratégia Saúde da Família de janeiro a outubro de 2011. Os dados foram coletados nas bases virtuais da SCIELO e LILACS através do uso do descritor educação em saúde que identificou 188 artigos, dos quais 8 foram selecionados para leitura e análise. Os resultados mostram um modelo ideal de educação em saúde, pautado na problematização e diálogo e uma prática na maioria das vezes impositiva e prescritiva. A transposição da teoria para a prática encontra diversas dificuldades: estruturas inapropriadas, falta de capacitação dos profissionais, desentendimentos entre equipe de saúde e população. Considera-se relevante estabelecer um processo de educação para os profissionais que subsidie a reflexão e soluções práticas para melhoria do quadro apresentado. |
id |
UFMG_34260916d8b734a2ed668ce83a341237 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9K9Q9T |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Katia Ferreira Costa CamposDaniele Araujo Campos SzusterSonia Maria Costa2019-08-12T11:56:58Z2019-08-12T11:56:58Z2012-03-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9K9Q9TA educação em saúde, no contexto da Estratégia Saúde da Família, é entendida como uma importante tecnologia leve de cuidado que pode oportunizar a participação popular e a responsabilização da comunidade pela saúde individual e coletiva, além de aproximar as pessoas da equipe de saúde local. Este trabalho objetivou revisar a literatura sobre a prática educativa na Estratégia Saúde da Família de janeiro a outubro de 2011. Os dados foram coletados nas bases virtuais da SCIELO e LILACS através do uso do descritor educação em saúde que identificou 188 artigos, dos quais 8 foram selecionados para leitura e análise. Os resultados mostram um modelo ideal de educação em saúde, pautado na problematização e diálogo e uma prática na maioria das vezes impositiva e prescritiva. A transposição da teoria para a prática encontra diversas dificuldades: estruturas inapropriadas, falta de capacitação dos profissionais, desentendimentos entre equipe de saúde e população. Considera-se relevante estabelecer um processo de educação para os profissionais que subsidie a reflexão e soluções práticas para melhoria do quadro apresentado.Health educationin the context ofthe Family Health Strategyisseen asanimportant technologythat cantakecareoportunizarpopular participation andaccountability of thecommunity forindividual and collective health, and bring peopleof thelocal health team. This study aimed toreview the literature oneducational practiceinthe Family Health Strategyfrom January to October2011.Data were collectedon the basisofvirtualSciELO and LILACSby using thedescriptor "health education" which identified188articles, of which8were selectedfor reading andanalysis.The results showanideal modelof health education, based onquestioningand dialogue, andpracticefor the mostimposing andprescriptive. The transferfrom theory topractice meetsseveral difficulties: inappropriatestructures, lack of training ofprofessionalstaffdisagreements betweenhealth andpopulation.Itisimportant to establishaprocess of educationfor professionalsto subsidize thereflection andpractical solutionsto improve thetable.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaRevisãoEducação em saúdeAtenção primária à saúdeSaúde da famíliaEducação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALesse_aqi__1_.pdfapplication/pdf141668https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9K9Q9T/1/esse_aqi__1_.pdf5b60ad777f12cdd5fe2f34335c7add2fMD51TEXTesse_aqi__1_.pdf.txtesse_aqi__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain40426https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9K9Q9T/2/esse_aqi__1_.pdf.txt9925ad2c52d228a16f76bd5929a8de4eMD521843/BUBD-9K9Q9T2019-11-14 17:44:39.407oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9K9Q9TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:44:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literatura |
title |
Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literatura Sonia Maria Costa Revisão Educação em saúde Atenção primária à saúde Saúde da família Saúde da família |
title_short |
Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literatura |
title_full |
Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literatura |
title_sort |
Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão de literatura |
author |
Sonia Maria Costa |
author_facet |
Sonia Maria Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Katia Ferreira Costa Campos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Daniele Araujo Campos Szuster |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sonia Maria Costa |
contributor_str_mv |
Katia Ferreira Costa Campos Daniele Araujo Campos Szuster |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão Educação em saúde Atenção primária à saúde Saúde da família |
topic |
Revisão Educação em saúde Atenção primária à saúde Saúde da família Saúde da família |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde da família |
description |
A educação em saúde, no contexto da Estratégia Saúde da Família, é entendida como uma importante tecnologia leve de cuidado que pode oportunizar a participação popular e a responsabilização da comunidade pela saúde individual e coletiva, além de aproximar as pessoas da equipe de saúde local. Este trabalho objetivou revisar a literatura sobre a prática educativa na Estratégia Saúde da Família de janeiro a outubro de 2011. Os dados foram coletados nas bases virtuais da SCIELO e LILACS através do uso do descritor educação em saúde que identificou 188 artigos, dos quais 8 foram selecionados para leitura e análise. Os resultados mostram um modelo ideal de educação em saúde, pautado na problematização e diálogo e uma prática na maioria das vezes impositiva e prescritiva. A transposição da teoria para a prática encontra diversas dificuldades: estruturas inapropriadas, falta de capacitação dos profissionais, desentendimentos entre equipe de saúde e população. Considera-se relevante estabelecer um processo de educação para os profissionais que subsidie a reflexão e soluções práticas para melhoria do quadro apresentado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T11:56:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T11:56:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9K9Q9T |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9K9Q9T |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9K9Q9T/1/esse_aqi__1_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9K9Q9T/2/esse_aqi__1_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b60ad777f12cdd5fe2f34335c7add2f 9925ad2c52d228a16f76bd5929a8de4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589461822406656 |