Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/41891 |
Resumo: | A tese propõe uma investigação em torno da inserção e da tradução ao violão de ritmos e gêneros que se relacionam a tradições folclóricas de localidades dos Bálcãs, da Ásia Menor e do Cáucaso – em suma, lida-se com aspectos do gênero poético-musical ashiq e do sistema rítmico-métrico aksak. Buscando criar familiaridade com as práticas e os materiais estudados, além de reunir fundamentos sobre questões técnico-expressivas, partiu-se de uma seleção de composições e arranjos correlatos escritos por 6 violonistas: Chadas Ustuntas, Miroslav Tadić, Dušan Bogdanović, Serkan Yilmaz, Atanas Ourkouzounov e Ricardo Moyano. As concepções interpretativas aliam informações extraídas das partituras, pesquisa documental, pesquisa sonora e experimentações práticas no instrumento. Para maiores fundamentações conceituais e metodológicas, dialoga-se com estudos de diversos autores, tais como López-Cano e Opazo (2014), Said (1990), De Assis (2018), Laranjeira (2003), Hennion (2002), Foschiera e Barbeitas (2020), Çinar (2013), Köprülü (2006), Bartók (1951 e 1976), Cohen (2007) e Arom (2004). Ainda, como síntese do processo artístico, foi produzido o álbum Assimetrias (2021), complementar à tese, contendo versões sobre algumas das peças examinadas, além de arranjos e composições próprias que, majoritariamente, emergiram ao longo da investigação. |
id |
UFMG_346ea3a60eae881060a312dccfd967c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/41891 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Flavio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986Marta Cardoso Castello Branco GarzonHumberto Amorim NetoDaniel Menezes LovisiEduardo Campolina Vianna Loureirohttp://lattes.cnpq.br/5578243246124869Filipe Almeida Malta2022-05-23T16:12:44Z2022-05-23T16:12:44Z2021-12-16http://hdl.handle.net/1843/41891A tese propõe uma investigação em torno da inserção e da tradução ao violão de ritmos e gêneros que se relacionam a tradições folclóricas de localidades dos Bálcãs, da Ásia Menor e do Cáucaso – em suma, lida-se com aspectos do gênero poético-musical ashiq e do sistema rítmico-métrico aksak. Buscando criar familiaridade com as práticas e os materiais estudados, além de reunir fundamentos sobre questões técnico-expressivas, partiu-se de uma seleção de composições e arranjos correlatos escritos por 6 violonistas: Chadas Ustuntas, Miroslav Tadić, Dušan Bogdanović, Serkan Yilmaz, Atanas Ourkouzounov e Ricardo Moyano. As concepções interpretativas aliam informações extraídas das partituras, pesquisa documental, pesquisa sonora e experimentações práticas no instrumento. Para maiores fundamentações conceituais e metodológicas, dialoga-se com estudos de diversos autores, tais como López-Cano e Opazo (2014), Said (1990), De Assis (2018), Laranjeira (2003), Hennion (2002), Foschiera e Barbeitas (2020), Çinar (2013), Köprülü (2006), Bartók (1951 e 1976), Cohen (2007) e Arom (2004). Ainda, como síntese do processo artístico, foi produzido o álbum Assimetrias (2021), complementar à tese, contendo versões sobre algumas das peças examinadas, além de arranjos e composições próprias que, majoritariamente, emergiram ao longo da investigação.The thesis proposes an investigation into the insertion and translation of rhythms and genres into the guitar that are related to folk traditions in the Balkans, Asia Minor and the Caucasus – in short, it deals with aspects of the ashiq poetic-musical genre and the rhythmic-metric system aksak. Seeking to create familiarity with the practices and materials studied, in addition to gathering fundamentals on technical-expressive issues, we started with a selection of related compositions and arrangements written by 6 guitarists: Chadas Ustuntas, Miroslav Tadić, Dušan Bogdanović, Serkan Yilmaz, Atanas Ourkouzounov and Ricardo Moyano. Interpretive concepts combine information extracted from scores, documental research, sound research and practical experiments on the instrument. For greater conceptual and methodological foundations, we dialogue with studies by several authors, such as López-Cano and Opazo (2014), Said (1990), De Assis (2018), Laranjeira (2003), Hennion (2002), Foschiera and Barbeitas (2020), Çinar (2013), Köprülü (2006), Bartók (1951 and 1976), Cohen (2007) and Arom (2004). Still, as a synthesis of the artistic process, the album Assimetrias (2021) was produced containing versions of some of the pieces examined, in addition to own arrangements and compositions that mostly emerged during the investigation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica para violãoMúsica - Análise, apreciaçãoCultura musicalviolãoÁsia MenorBálcãsinterpretação culturalmente informadapesquisa artísticaUm violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksakinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALUm violão poético e dançante_interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak.pdfUm violão poético e dançante_interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak.pdfapplication/pdf8881025https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/4/Um%20viol%c3%a3o%20po%c3%a9tico%20e%20dan%c3%a7ante_interpreta%c3%a7%c3%a3o%20movida%20por%20aspectos%20est%c3%a9tico-culturais%20conectados%20%c3%a0s%20tradi%c3%a7%c3%b5es%20ashiq%20e%20aksak.pdf230cba736d1dd732bc3b61e066df93e5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/418912022-05-23 13:12:45.25oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-23T16:12:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak |
title |
Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak |
spellingShingle |
Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak Filipe Almeida Malta violão Ásia Menor Bálcãs interpretação culturalmente informada pesquisa artística Música para violão Música - Análise, apreciação Cultura musical |
title_short |
Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak |
title_full |
Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak |
title_fullStr |
Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak |
title_full_unstemmed |
Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak |
title_sort |
Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak |
author |
Filipe Almeida Malta |
author_facet |
Filipe Almeida Malta |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8877943543630986 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marta Cardoso Castello Branco Garzon |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Humberto Amorim Neto |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Daniel Menezes Lovisi |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Eduardo Campolina Vianna Loureiro |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5578243246124869 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe Almeida Malta |
contributor_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas Marta Cardoso Castello Branco Garzon Humberto Amorim Neto Daniel Menezes Lovisi Eduardo Campolina Vianna Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
violão Ásia Menor Bálcãs interpretação culturalmente informada pesquisa artística |
topic |
violão Ásia Menor Bálcãs interpretação culturalmente informada pesquisa artística Música para violão Música - Análise, apreciação Cultura musical |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música para violão Música - Análise, apreciação Cultura musical |
description |
A tese propõe uma investigação em torno da inserção e da tradução ao violão de ritmos e gêneros que se relacionam a tradições folclóricas de localidades dos Bálcãs, da Ásia Menor e do Cáucaso – em suma, lida-se com aspectos do gênero poético-musical ashiq e do sistema rítmico-métrico aksak. Buscando criar familiaridade com as práticas e os materiais estudados, além de reunir fundamentos sobre questões técnico-expressivas, partiu-se de uma seleção de composições e arranjos correlatos escritos por 6 violonistas: Chadas Ustuntas, Miroslav Tadić, Dušan Bogdanović, Serkan Yilmaz, Atanas Ourkouzounov e Ricardo Moyano. As concepções interpretativas aliam informações extraídas das partituras, pesquisa documental, pesquisa sonora e experimentações práticas no instrumento. Para maiores fundamentações conceituais e metodológicas, dialoga-se com estudos de diversos autores, tais como López-Cano e Opazo (2014), Said (1990), De Assis (2018), Laranjeira (2003), Hennion (2002), Foschiera e Barbeitas (2020), Çinar (2013), Köprülü (2006), Bartók (1951 e 1976), Cohen (2007) e Arom (2004). Ainda, como síntese do processo artístico, foi produzido o álbum Assimetrias (2021), complementar à tese, contendo versões sobre algumas das peças examinadas, além de arranjos e composições próprias que, majoritariamente, emergiram ao longo da investigação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-23T16:12:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-23T16:12:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/41891 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/41891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/4/Um%20viol%c3%a3o%20po%c3%a9tico%20e%20dan%c3%a7ante_interpreta%c3%a7%c3%a3o%20movida%20por%20aspectos%20est%c3%a9tico-culturais%20conectados%20%c3%a0s%20tradi%c3%a7%c3%b5es%20ashiq%20e%20aksak.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab 230cba736d1dd732bc3b61e066df93e5 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589467459551232 |