O Exame Nacional do Ensino Médio e sua influência nas práticas de letramento em Línguas Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludmila Correa Pinto Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5CJ8B
Resumo: O processo seletivo utilizado pelo Ministério de Educação do Brasil (MEC), intitulado Sistema de Seleção Unificada (SISU), promove, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) (BRASIL, 2009), a seleção de alunos para as Universidades Federais do Brasil e contempla as línguas estrangeiras desde sua edição de 2010. De acordo com aresolução da Matriz de Referência do MEC, para o ENEM de 2009, o aluno que passa pelo processo seletivo, além de dominar a forma culta da língua inglesa, deverá estar apto a construir, fazer aplicação de conceitos, selecionar, interpretar, organizar e relacionar informações de forma a solucionar problemas. Assim, o aluno poderá intervir de maneira solidária na realidade que o cerca levando em consideração a diversidade sociocultural na qual ele está inserido. A proposta do ENEM, de acordo com a Matriz, declara que os objetos de conhecimentos contemplados no ENEM refletem a realidade da escola deensino médio e que o aluno está apto a realizar o exame, já que o teste respeita o estágio atual de conhecimento do aluno do ensino médio. Percebemos também, que há uma divergência nos tipos de letramentos propostos: de um lado, temos a resolução do MECpara o ENEM e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) com uma abordagem mais crítica para o ensino de língua estrangeira nas escolas de ensino médio, que para Street (1984), é pautada em uma visão culturalmente mais sensível e contextualizada das práticas educacionais de letramento; por outro lado, temos asabordagens engessadas utilizadas por algumas escolas no ensino de língua inglesa, com uma visão de língua e de letramento mais tradicional, segundo a qual o professor é o principal detentor de um conhecimento. Entendemos também, que as OCEM, assim comoa Matriz Referencial para o ENEM, apesar de constituírem documentos diferentes, baseiam-se nas mesmas propostas de letramento crítico. A presente pesquisa se classifica como qualitativa de cunho etnográfico e acontece através da observação de aulas de inglês em uma escola regular de ensino médio da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.Sustentada em noções de letramento crítico e ideológico propostas por Street (1984) e pelo modelo tridimensional proposto por Lankshear, Snyder e Green (2000), esta pesquisa objetivou apresentar distinções e congruências entre as propostas do MEC para o ENEM, as OCEM e a realidade observada no ambiente de uma sala de aula de línguainglesa do ensino médio. Assim, apontaremos como a escola utiliza os referidos documentos para se basear na proposta de letramento utilizada na aula de língua inglesa. Portanto, acreditamos que o aluno deve ser agente de sua aprendizagem e passar a enxergar o processo seletivo como forma de prepará-lo, não só para o meio acadêmico,mas para se transformar em um ser atuante na sociedade em que vive, sendo capaz de contribuir e realizar mudanças.
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Assim, o aluno poderá intervir de maneira solidária na realidade que o cerca levando em consideração a diversidade sociocultural na qual ele está inserido. A proposta do ENEM, de acordo com a Matriz, declara que os objetos de conhecimentos contemplados no ENEM refletem a realidade da escola deensino médio e que o aluno está apto a realizar o exame, já que o teste respeita o estágio atual de conhecimento do aluno do ensino médio. Percebemos também, que há uma divergência nos tipos de letramentos propostos: de um lado, temos a resolução do MECpara o ENEM e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) com uma abordagem mais crítica para o ensino de língua estrangeira nas escolas de ensino médio, que para Street (1984), é pautada em uma visão culturalmente mais sensível e contextualizada das práticas educacionais de letramento; por outro lado, temos asabordagens engessadas utilizadas por algumas escolas no ensino de língua inglesa, com uma visão de língua e de letramento mais tradicional, segundo a qual o professor é o principal detentor de um conhecimento. Entendemos também, que as OCEM, assim comoa Matriz Referencial para o ENEM, apesar de constituírem documentos diferentes, baseiam-se nas mesmas propostas de letramento crítico. A presente pesquisa se classifica como qualitativa de cunho etnográfico e acontece através da observação de aulas de inglês em uma escola regular de ensino médio da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.Sustentada em noções de letramento crítico e ideológico propostas por Street (1984) e pelo modelo tridimensional proposto por Lankshear, Snyder e Green (2000), esta pesquisa objetivou apresentar distinções e congruências entre as propostas do MEC para o ENEM, as OCEM e a realidade observada no ambiente de uma sala de aula de línguainglesa do ensino médio. Assim, apontaremos como a escola utiliza os referidos documentos para se basear na proposta de letramento utilizada na aula de língua inglesa. Portanto, acreditamos que o aluno deve ser agente de sua aprendizagem e passar a enxergar o processo seletivo como forma de prepará-lo, não só para o meio acadêmico,mas para se transformar em um ser atuante na sociedade em que vive, sendo capaz de contribuir e realizar mudanças.The process of entering a federal university used by Ministério da Educação (MEC) in Brazil, known as Sistema de Seleção Unificada (SISU), promotes, through Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) (BRAZIL, 2009), the selection of students to the federal universities in Brazil and contemplates foreign languages since the 2010 edition.According to the resolution of the Matriz de Referencia do MEC, para o ENEM de 2009, besides having the command of the standard form of the English language, students should be able to build, make meaning of concepts, select, interpret, organize, and make relations of information in a way to bring solutions to daily problems. Therefore, studentscould change, in a supportive way, the reality around them considering the sociocultural diversity of the context. The ENEM proposal, according to the Matriz, predicates that the knowledge objectives contemplated by the ENEM reflect high schools reality and students are able to do the test, as the test respects the current stage of high school students. We have also realized that there are divergences in the types of literacy proposed: on the one hand, we have the MEC resolution to ENEM and the OrientaçõesCurriculares para o Ensino Médio (OCEM) using a more critical approach to foreign language learning in high schools, which for Street (1984) is based on a more culturally sensitive and contextual vision of literacy practices. On the other hand, we have traditional approaches used by some schools considering the English language learningas a traditional form of literacy in which only teachers have knowledge. We also understand that, despite the fact that OCEM and the Matriz Referencial para o ENEM are different documents, they have similar proposals for critical literacy. This paper uses a qualitative research methodology and an ethnographic approach to the observation ofan English class in a regular school situated in Belo Horizonte, Minas Gerais. Supported by proposals for ideological literacy by Street (1984) and the tridimensional model proposed by Lankshear, Snyder and Green (2000), the objective of this research is to present distinctions and congruences between the proposals by MEC for ENEM, theOCEM, and the reality observed in a high school English class. Therefore, we are going to show how the school uses the institutional documents as a literacy model to the learning process. Therefore, we believe that students must be their own agent in the learning process and start to see the process of entering federal universities as a form of preparation, not only for academic life, but to become an engaged citizen and to be ableto contribute and make changes in their society.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüística aplicadaLetramentoEnsino médio Minas GeraisLíngua inglesa Estudo e ensinoENEMMatriz Referencial para o ENEMletramentoOCEMlíngua InglesaO Exame Nacional do Ensino Médio e sua influência nas práticas de letramento em Línguas Inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1917m.pdfapplication/pdf1747011https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B5CJ8B/1/1917m.pdfa24a65eb91b10ae4ad57338c74d0c5a9MD51TEXT1917m.pdf.txt1917m.pdf.txtExtracted texttext/plain302210https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B5CJ8B/2/1917m.pdf.txtbe1de6cc48f5025d3821e49a6c16bcecMD521843/LETR-B5CJ8B2019-11-14 16:56:50.709oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B5CJ8BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:56:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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