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Maria Jose Menezes BritoAida Maris PeresKely Cesar Martins de PaivaLivia Cozer Montenegro2019-08-12T14:57:47Z2019-08-12T14:57:47Z2010-03-05http://hdl.handle.net/1843/GCPA-84RHCDO presente estudo teve como objetivo conhecer a percepção do enfermeiro acerca do seuprocesso de formação profissional para atuar na atenção primária à saúde, por meio de umestudo de caso de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram enfermeiros deambos os sexos que atuavam há mais de um ano no Programa Saúde da Família de 21Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte conveniadas com a Escola de Enfermagemda Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Programa de Reorientação daFormação Profissional em Saúde. A coleta de dados foi realizada em três etapas: Naprimeira realizou-se um contato com os gerentes das Unidades Básicas de Saúde para aapresentação do estudo e obtenção da sua concordância em realizar a pesquisa; nasegunda, foi aplicado um questionário para conhecer o perfil sócio-demográfico e ascaracterísticas do processo de formação profissional dos sujeitos e na terceira, foramrealizadas entrevistas gravadas seguindo um roteiro semi-estruturado. Para a análise dosdados dos questionários sobre o perfil sócio-demográfico e do processo de formaçãoprofissional dos enfermeiros foi feita a tabulação com o auxílio do programa Epi-Info (versão3.2.2). Com relação aos dados coletados por meio de entrevistas, utilizou-se a técnica daanálise de conteúdo. Os resultados apontaram o predomínio de enfermeiros do sexofeminino com idade entre 20 e 39 anos. A maioria dos sujeitos finalizou o curso degraduação em enfermagem entre 6 e 15 anos, estudou em universidades públicas e não seconsiderava apta para trabalhar na atenção primária após a conclusão do curso. A respeitodo trabalho na atenção primária 40% dos enfermeiros atuam há menos de 6 anos e 35% hámais de 10. Também foi possível identificar que a maior parcela trabalha exclusivamenteem um emprego, com carga horária semanal de até 40 horas. A respeito das facilidadesdurante o período de formação para atuar na atenção primária, os enfermeiros identificaramas seguintes questões: ter estudado em universidade pública, possuir curso técnico emenfermagem, colaboração de profissionais mais experientes no momento de inserção noprimeiro nível de atenção, a estratégia de ensino por meio do Internato Rural e a presençade professores capacitados na área de Saúde Pública. Como aspecto dificultador foievidenciado o despreparo dos enfermeiros após a conclusão do curso. Sobre a trajetóriaprofissional do enfermeiro na atenção primária foram destacados os seguintes aspectos: aescolha pela área de atuação ocorreu por meio do contato prévio com os conteúdos deSaúde Pública durante a graduação; é essencial gostar de atuar neste nível de atenção àsaúde e a necessidade de atualizar-se continuamente. A respeito das competências para arealização das atividades no nível primário de atenção à saúde, definiu-se comofundamental a escuta qualificada, o trabalho em equipe, o domínio do saber em SaúdePública e a educação permanente. Essas competências estão de acordo com aquelasrequeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação dos enfermeiros noscursos de graduação em enfermagem. Dessa forma, entende-se que os enfermeiros queatuam no cenário pesquisado vislumbram um profissional apto para atuar comconhecimentos que os permitam reconhecer as relações do seu trabalho sobre a saúde dapopulação, bem como capazes de compreender a natureza humana em suas dimensões,expressões e fases evolutivas.This study aimed to understand the perceptions of nurses about their professionaldevelopment process to work in primary health care, through a case study of qualitativeapproach. The subjects were nurses of both sexes who worked more than one year inFamily Health Teams of 21 Basic Health Units of Belo Horizonte city in agreements with theNursing School of Universidade Federal de Minas Gerais, by the Reorientation Program forHealth Professional Formation. In the data collection, the subjects answered twoquestionnaires in their workplace, during the months of January and February 2009. The firstquestionnaire contained questions on socio-demographic profile and professional formationcharacteristics of the nurses. The second questionnaire was answered by the subjectsthrough the face to face interviews, using a semi-structured form with closed and openquestions. Regarding the data analysis, it is emphasized that the questionnaires on sociodemographicprofile and professional formation characteristics of the nurses were computedwith the Epi-Info Program (version 3.2.2). The results showed that there was apredominance of female nurses aged 20 to 39 years. Most of the subjects finished thegraduate degree in nursing from 6 to 15 years, studied in public universities and did notconsidered themselves able to work in primary care after graduation. Regarding the work atthis level of attention, 40% of nurses worked fewer than 6 years in this area, and 35%worked more than 10 years. It was identified that the almost of the nurses workedexclusively in on employment, with weekly workload of up to 40 hours. Respect to thefacilities during the professional formation period to work in primary care, nurses haveidentified the following issues: to study in public universities, to have the technical course innursing, to work with experienced professionals in the moment of insertion in the first level ofattention, the teaching strategy of training in this area, and the presence of experiencedteachers in Public Health. The difficult aspects evidenced were: the nurse lack of Knowledgeafter graduation. On the professional career of the nurses in primary care were highlightedthe following aspects: the choice of this area occurred through previous contact with thecontents of Public Health during the graduation; they considered essential to like to work inthis level of health care; the professional have to update its knowledge continuously. TheseRegarding the skills to work in the first level of care, the subjects defined as fundamental tohave a qualified listening, teamwork, to domain the knowledge in Public Health, and toupdate the Knowledge continuously. These skills were in accordance with those required bythe National Curriculum Guidelines to nurse formation in graduate nursing courses. Thus, itis understood that the nurses at this level of health care envision a professional able to actwith knowledge that will allow them to recognize the relationship of their work on populationhealth as well as to be able to understand the human nature in its dimensions, expressionsand phases.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Continuada em Enfermagem/tendênciasadulto DeCsHumanosPesquisa QualitativaEnfermagemMasculinoAtenção Primária à Saúde/tendênciasPapel do Profissional de EnfermagemFemninoPrograma Saúde da FamíliaFormação de Recursos HumanosEnfermagemEnfermeirosAtenção Primária à SaúdeA formação profissional do enfermeiro: avanços e desafios para a sua atuação na atenção primária à saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALl_via_cozer_montenegro.pdfapplication/pdf12184076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-84RHCD/1/l_via_cozer_montenegro.pdfd1d1b4238f5303a9a81d0ffd705769deMD51TEXTl_via_cozer_montenegro.pdf.txtl_via_cozer_montenegro.pdf.txtExtracted texttext/plain242462https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-84RHCD/2/l_via_cozer_montenegro.pdf.txt2b7f4b264d003bf929a3d80f85533b45MD521843/GCPA-84RHCD2019-11-14 18:20:13.415oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-84RHCDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:20:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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