Análise intersetorial das políticas, programas públicos e produção para os adolescentes na atenção básica de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Eduardo da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CBHPJ
Resumo: O presente trabalho, utilizando a metodologia de revisão bibliográfica, faz uma análise do referencial teórico conceitual sobre políticas públicas para adolescentes e da produção científica com relato de experiências buscando o vinculo educação e escola e serviços de saúde. Ainda, avalia proposição de ações na atenção primária através dos vários atores como governo, organizações não governamentais e comunidade, visando à melhoria do atendimento a parcela adolescente da população. Verificou-se que a busca de maior integração entre os protagonistas desta história se faz necessário, ou seja, a Escola, o adolescente e a Atenção básica em saúde precisam de cenário e enredo cotidiano para uma prática preventiva e de promoção à saúde mais consistente e transformadora É também pertinente pensar em uma atuação conjunta em vários níveis hierárquicos onde os pressupostos legais e conceituais caminham juntos com a prática. Considera-se que Saúde e Educação devem ser pensadas dentro de uma visão sistêmica de interação. Para que isso aconteça é necessária uma estrutura organizacional com vários pontos em comum. Uma das possibilidades desta interseção seria uma grade escolar com espaço para a participação da equipe de saúde da atenção primária, assim como jovens voluntários da educação sendo multiplicadores na unidade de saúde, Conclui-se corroborando as experiências exitosas encontradas na revisão de literatura, para as quais cabe ao PSF desenvolver e organizar a rede de saúde de seu território, bem como promover articulações intra e intersetoriais, estabelecendo parcerias e co-responsabilidades para a elaboração, condução e avaliação de ações destinadas à prevenção de agravos, promoção e assistência à saúde de adolescentes e jovens. Para um cuidado qualificado a equipe do PSF precisa ter, conhecimento dos recursos locais, das políticas e projetos públicos, da estrutura sócio- econômica do adolescente e de sua família, conhecer os protocolos terapêuticos, os aspectos culturais e educacionais da região onde vive e interagir com a escola para melhor atender esse grupo populacional.
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Verificou-se que a busca de maior integração entre os protagonistas desta história se faz necessário, ou seja, a Escola, o adolescente e a Atenção básica em saúde precisam de cenário e enredo cotidiano para uma prática preventiva e de promoção à saúde mais consistente e transformadora É também pertinente pensar em uma atuação conjunta em vários níveis hierárquicos onde os pressupostos legais e conceituais caminham juntos com a prática. Considera-se que Saúde e Educação devem ser pensadas dentro de uma visão sistêmica de interação. Para que isso aconteça é necessária uma estrutura organizacional com vários pontos em comum. Uma das possibilidades desta interseção seria uma grade escolar com espaço para a participação da equipe de saúde da atenção primária, assim como jovens voluntários da educação sendo multiplicadores na unidade de saúde, Conclui-se corroborando as experiências exitosas encontradas na revisão de literatura, para as quais cabe ao PSF desenvolver e organizar a rede de saúde de seu território, bem como promover articulações intra e intersetoriais, estabelecendo parcerias e co-responsabilidades para a elaboração, condução e avaliação de ações destinadas à prevenção de agravos, promoção e assistência à saúde de adolescentes e jovens. Para um cuidado qualificado a equipe do PSF precisa ter, conhecimento dos recursos locais, das políticas e projetos públicos, da estrutura sócio- econômica do adolescente e de sua família, conhecer os protocolos terapêuticos, os aspectos culturais e educacionais da região onde vive e interagir com a escola para melhor atender esse grupo populacional.The present work, using the methodology of bibliographical revision, makes an analysis of conceptual the theoretical referential on public politics for adolescents and of the scientific production with story of experiences searching I tie to education and school and services to it of health. Still, it evaluates proposal of action in the primary attention through the some actors as not governmental government, organizations and community, aiming at to the improvement of the attendance the adolescent parcel of the population. It was verified that search of bigger integration enters the protagonists of this history if it makes necessary, that is the School, the adolescent and the basic Attention in health need scene and daily plot for one practical preventive and of promotion to the transforming health most consistent and Is also pertinent to think about a joint performance in some hierarchic levels where the legal and conceptual estimated ones walk together with the practical one. It is considered that Health and Education must inside be thought of a systemic vision of interaction. So that this happens is necessary a organizational structure with some points in common. One of the possibilities of this intersection would be a pertaining to school grating with space for the participation of the team of health of the primary attention, as well as young volunteers of the education being multiplying in the unit of health, It is concluded corroborating the found exits experiences in the literature revision, for which it fits to the PSF to develop and to organize the net of health of its territory, as well as promoting joints intra and inter sectarians, establishing partnerships and co-responsibilities for the elaboration, conduction and evaluation of actions destined to the prevention of agaves, promotion and assistance to the health of adolescents and young.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamilíaEducaçãoAdolescentesAtenção primária em saúdeIntersetorialidadeEscolaAnálise intersetorial das políticas, programas públicos e produção para os adolescentes na atenção básica de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_carlos_eduardo_da_silva.pdfapplication/pdf174552https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CBHPJ/1/monografia_carlos_eduardo_da_silva.pdf614511dc8269ba84b0a213210efd2b3fMD51TEXTmonografia_carlos_eduardo_da_silva.pdf.txtmonografia_carlos_eduardo_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain61155https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CBHPJ/2/monografia_carlos_eduardo_da_silva.pdf.txt0f425fe7d72c4e7c7c25f377d3ecb992MD521843/BUBD-9CBHPJ2019-11-14 11:19:54.054oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CBHPJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:19:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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