"Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Roberto Maia Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54858
https://orcid.org/0000-0002-3287-2132
Resumo: O presente artigo versa sobre o problema da posse/propriedade e maestria/dono de xerimbabos no noroeste amazônico. O foco será dado ao meu material etnográfico com os Baré, povo aruak, falante do nheengatu/língua geral e do português, da bacia do Rio Negro. Os Baré, como outros povos da região, são reconhecidos por perpetuarem uma tradição ritual que gira em torno de um personagem central da cosmologia rionegrina chamado, entre outros nomes, Jurupari. O aspecto mais saliente dessas práticas de conhecimento rituais deriva da relação secreta de “tomar cuidado” que homens iniciados têm de ter com “instrumentos musicais”, chamados pelos Baré de xerimbabos, os quais mulheres, homens e crianças não iniciadas são proibidos de ver, mas podem ouvir. Pretendo mostrar a variação ou configuração que as categorias relacionais de dono e xerimbabo assumem no contexto ritual, em suma, a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré.
id UFMG_35669754ace783be7812c47b76b53b28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54858
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-06-13T12:01:27Z2023-06-13T12:01:27Z20182421751891518-4471http://hdl.handle.net/1843/54858https://orcid.org/0000-0002-3287-2132O presente artigo versa sobre o problema da posse/propriedade e maestria/dono de xerimbabos no noroeste amazônico. O foco será dado ao meu material etnográfico com os Baré, povo aruak, falante do nheengatu/língua geral e do português, da bacia do Rio Negro. Os Baré, como outros povos da região, são reconhecidos por perpetuarem uma tradição ritual que gira em torno de um personagem central da cosmologia rionegrina chamado, entre outros nomes, Jurupari. O aspecto mais saliente dessas práticas de conhecimento rituais deriva da relação secreta de “tomar cuidado” que homens iniciados têm de ter com “instrumentos musicais”, chamados pelos Baré de xerimbabos, os quais mulheres, homens e crianças não iniciadas são proibidos de ver, mas podem ouvir. Pretendo mostrar a variação ou configuração que as categorias relacionais de dono e xerimbabo assumem no contexto ritual, em suma, a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré.The present article deals with the problem of ownership and mastery/owner of xerimbabos in the Amazonian northwest, the focus will be given to my ethnographic material with the Baré, Aruak people, speakers of nheengatu (a kind of general language) and Portuguese, of the Rio Negro basin. The Baré, like other peoples of the region, are recognized for perpetuating a ritual tradition that revolves around a central person of the rionegrina cosmology called, among other names, Jurupari. The most salient aspect of these practices of ritual knowledge derives from the secret relationship of “care” that initiated men have to have with “musical instruments,” called by the xerimbabos by the Baré, which women, men and children not initiated are forbidden to see but they can hear them. I intend to show the variation or configuration that the relational categories of owner and xerimbabo assume in the ritual context, in short, the aesthetics of the capture of the sacred instruments of Jurupari of the Baré.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOTeoria e SociedadeAntropologiaNoroeste amazônicoBaréDescendênciaXerimbaboEstética da captura"Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)"Let's rope our xerimbabos (pets)": the aesthetic of the capturing Jurupari sacred instruments among the Baré people, upper Rio Negro (AM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://www.fafich.ufmg.br/revistasociedade/index.php/rts/article/view/292/186Paulo Roberto Maia Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALVAMOS LAÇAR NOSSOS XERIMBABOS.pdfVAMOS LAÇAR NOSSOS XERIMBABOS.pdfapplication/pdf197921https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54858/2/VAMOS%20LA%c3%87AR%20NOSSOS%20XERIMBABOS.pdffef7ec5ce13dad9c1fc900a1f594d162MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54858/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/548582023-06-13 09:01:30.041oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-13T12:01:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "Let's rope our xerimbabos (pets)": the aesthetic of the capturing Jurupari sacred instruments among the Baré people, upper Rio Negro (AM)
title "Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)
spellingShingle "Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)
Paulo Roberto Maia Figueiredo
Noroeste amazônico
Baré
Descendência
Xerimbabo
Estética da captura
Antropologia
title_short "Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)
title_full "Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)
title_fullStr "Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)
title_full_unstemmed "Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)
title_sort "Vamos laçar nossos xerimbabos": a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré do alto Rio Negro (AM)
author Paulo Roberto Maia Figueiredo
author_facet Paulo Roberto Maia Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Roberto Maia Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Noroeste amazônico
Baré
Descendência
Xerimbabo
Estética da captura
topic Noroeste amazônico
Baré
Descendência
Xerimbabo
Estética da captura
Antropologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Antropologia
description O presente artigo versa sobre o problema da posse/propriedade e maestria/dono de xerimbabos no noroeste amazônico. O foco será dado ao meu material etnográfico com os Baré, povo aruak, falante do nheengatu/língua geral e do português, da bacia do Rio Negro. Os Baré, como outros povos da região, são reconhecidos por perpetuarem uma tradição ritual que gira em torno de um personagem central da cosmologia rionegrina chamado, entre outros nomes, Jurupari. O aspecto mais saliente dessas práticas de conhecimento rituais deriva da relação secreta de “tomar cuidado” que homens iniciados têm de ter com “instrumentos musicais”, chamados pelos Baré de xerimbabos, os quais mulheres, homens e crianças não iniciadas são proibidos de ver, mas podem ouvir. Pretendo mostrar a variação ou configuração que as categorias relacionais de dono e xerimbabo assumem no contexto ritual, em suma, a estética da captura dos instrumentos sagrados de Jurupari dos Baré.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-13T12:01:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-13T12:01:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/54858
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-4471
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3287-2132
identifier_str_mv 1518-4471
url http://hdl.handle.net/1843/54858
https://orcid.org/0000-0002-3287-2132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Teoria e Sociedade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54858/2/VAMOS%20LA%c3%87AR%20NOSSOS%20XERIMBABOS.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54858/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fef7ec5ce13dad9c1fc900a1f594d162
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589243814019072