Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Claudia Cardoso MartinsRenata Maia Vitor2019-08-11T09:12:26Z2019-08-11T09:12:26Z2006-09-01http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NXKBVO presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o processamento fonológico, as habilidades iniciais de leitura e escrita e o componente fonológico da linguagem oral. Noventa e cinco crianças pré-escolares entre 57 e 81 meses de idade participaram do estudo. Todas foram submetidas a uma triagem de fala e a testes de rima, aliteração, nomeação seriada rápida, repetição de pseudopalavras e de dígitos, nomeação de letras, escrita de letras, conhecimento dos sons das letras, leitura e ditado de palavras freqüentes e, finalmente, a um teste de inteligência não-verbal. As crianças foram divididas em diferentes subgrupos, dependendo do seu desempenho na triagem de fala, de acordo com o número de erros fonológicos e com os tipos de processos fonológicos. Também foi pesquisada a influência de outras variáveis, como a idade, a classe da pré-escola, o sexo e as estruturas orofaciais. De uma maneira geral, os resultados sugerem que as crianças com distúrbios de linguagem oral na pré-escola apresentam dificuldades maiores em determinadas habilidades lingüísticas (processamento fonológico) e também para aprender a usar a linguagem escrita inicialmente. Isso ocorreu mesmo após o controle de diferenças individuais na idade, classe da préescola e sexo das crianças.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComportamento verbalPsicologia do desenvolvimentoPsicologiaLeitura PsicologiaLeituraProcessamento fonológicoDesenvolvimento fonológicoPré-escolarese escritaProcessamenrto fonológico e habilidades iniciais de leitura e escrita em pré-escolares: enfoque no desenvolvimento fonológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_capa_sum_rio_2_de_agosto_converter.pdfapplication/pdf56745https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NXKBV/1/disserta__o_capa_sum_rio_2_de_agosto_converter.pdfb3a23d95c0bc47a2b90cbfe6e44f9ae9MD51disserta__o_final_2_de_agosto_converter.pdfapplication/pdf564434https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NXKBV/2/disserta__o_final_2_de_agosto_converter.pdf7d2414da82989c9a79c7977a16fc1bcfMD52TEXTdisserta__o_capa_sum_rio_2_de_agosto_converter.pdf.txtdisserta__o_capa_sum_rio_2_de_agosto_converter.pdf.txtExtracted texttext/plain15049https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NXKBV/3/disserta__o_capa_sum_rio_2_de_agosto_converter.pdf.txtd4d3ba59140eef18ea2e94203941e4d3MD53disserta__o_final_2_de_agosto_converter.pdf.txtdisserta__o_final_2_de_agosto_converter.pdf.txtExtracted texttext/plain180585https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7NXKBV/4/disserta__o_final_2_de_agosto_converter.pdf.txtfba64f1a75d82c7ac956e64828f610a3MD541843/VCSA-7NXKBV2019-11-14 09:45:59.52oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7NXKBVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:45:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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