O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sergio Lopes de Queiroz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XMNTA
Resumo: Não se pode pensar em uma instituição de ensino e em educação de qualidade, sem os requisitos básicosnecessários para que o ato de educar seja promovido. Para que a educação aconteça é imprescindível um ambiente escolar com uma infraestrutura capaz de promovê-lo,através de um padrão mínimo de qualidade. Este estudo aborda uma pesquisa referente à infraestrutura considerada necessária para o bom desenvolvimento do desempenho educacional, fato este que abrange resultados abaixo do esperado, por causada defasagem de alguns insumos básicos que interferem no bom funcionamento de algumas instituições de ensino em nossopaís, afetando assim a qualidade daeducação. A infraestrutura escolar é um dos muitos fatores que impactam a qualidade educacional e o desempenho dos alunos, por isso é preciso atentar-se para a necessidade de um maior envolvimento das lideranças de ensinoem buscar meios para tornar as políticas públicas mais eficientes,com a determinação de proporcionar as mudanças necessárias a este cenário. A análise mostra que em Minas Gerais, em algumas escolas, as condições mínimas exigidas estão sendo cumpridas, mas muitas não conseguem atender a todas essas condições, estando a Escola Municipal Olegário Maciel incluída na falta de algunsdestes requisitosindispensáveis para a qualidade do desempenho educacional.
id UFMG_35e85086fe80b15b1e721a7d530ce084
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XMNTA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jacqueline da Silva Figueiredo PereiraSergio Lopes de Queiroz2019-08-11T22:01:21Z2019-08-11T22:01:21Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XMNTANão se pode pensar em uma instituição de ensino e em educação de qualidade, sem os requisitos básicosnecessários para que o ato de educar seja promovido. Para que a educação aconteça é imprescindível um ambiente escolar com uma infraestrutura capaz de promovê-lo,através de um padrão mínimo de qualidade. Este estudo aborda uma pesquisa referente à infraestrutura considerada necessária para o bom desenvolvimento do desempenho educacional, fato este que abrange resultados abaixo do esperado, por causada defasagem de alguns insumos básicos que interferem no bom funcionamento de algumas instituições de ensino em nossopaís, afetando assim a qualidade daeducação. A infraestrutura escolar é um dos muitos fatores que impactam a qualidade educacional e o desempenho dos alunos, por isso é preciso atentar-se para a necessidade de um maior envolvimento das lideranças de ensinoem buscar meios para tornar as políticas públicas mais eficientes,com a determinação de proporcionar as mudanças necessárias a este cenário. A análise mostra que em Minas Gerais, em algumas escolas, as condições mínimas exigidas estão sendo cumpridas, mas muitas não conseguem atender a todas essas condições, estando a Escola Municipal Olegário Maciel incluída na falta de algunsdestes requisitosindispensáveis para a qualidade do desempenho educacional.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacionalEscolas Mobiliario e equipamentoInstalações escolaresEscolas Organização e administraçãoDesempenho educacionalProcesso ensinoAprendizagemInfraestrutura escolarO impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALs_rgio_lopes_de_queiroz___turma_04___tcc_e_ppp.pdfapplication/pdf186211https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XMNTA/1/s_rgio_lopes_de_queiroz___turma_04___tcc_e_ppp.pdf1cd03c980f8df9d0900ee09d5ab3b2eeMD51TEXTs_rgio_lopes_de_queiroz___turma_04___tcc_e_ppp.pdf.txts_rgio_lopes_de_queiroz___turma_04___tcc_e_ppp.pdf.txtExtracted texttext/plain88548https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XMNTA/2/s_rgio_lopes_de_queiroz___turma_04___tcc_e_ppp.pdf.txt6514f4a0fb1742b20e784a2becc37622MD521843/BUBD-9XMNTA2019-11-14 08:03:25.408oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XMNTARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:03:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional
title O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional
spellingShingle O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional
Sergio Lopes de Queiroz
Desempenho educacional
Processo ensino
Aprendizagem
Infraestrutura escolar
Planejamento educacional
Escolas Mobiliario e equipamento
Instalações escolares
Escolas Organização e administração
title_short O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional
title_full O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional
title_fullStr O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional
title_full_unstemmed O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional
title_sort O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional
author Sergio Lopes de Queiroz
author_facet Sergio Lopes de Queiroz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sergio Lopes de Queiroz
contributor_str_mv Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho educacional
Processo ensino
Aprendizagem
Infraestrutura escolar
topic Desempenho educacional
Processo ensino
Aprendizagem
Infraestrutura escolar
Planejamento educacional
Escolas Mobiliario e equipamento
Instalações escolares
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Planejamento educacional
Escolas Mobiliario e equipamento
Instalações escolares
Escolas Organização e administração
description Não se pode pensar em uma instituição de ensino e em educação de qualidade, sem os requisitos básicosnecessários para que o ato de educar seja promovido. Para que a educação aconteça é imprescindível um ambiente escolar com uma infraestrutura capaz de promovê-lo,através de um padrão mínimo de qualidade. Este estudo aborda uma pesquisa referente à infraestrutura considerada necessária para o bom desenvolvimento do desempenho educacional, fato este que abrange resultados abaixo do esperado, por causada defasagem de alguns insumos básicos que interferem no bom funcionamento de algumas instituições de ensino em nossopaís, afetando assim a qualidade daeducação. A infraestrutura escolar é um dos muitos fatores que impactam a qualidade educacional e o desempenho dos alunos, por isso é preciso atentar-se para a necessidade de um maior envolvimento das lideranças de ensinoem buscar meios para tornar as políticas públicas mais eficientes,com a determinação de proporcionar as mudanças necessárias a este cenário. A análise mostra que em Minas Gerais, em algumas escolas, as condições mínimas exigidas estão sendo cumpridas, mas muitas não conseguem atender a todas essas condições, estando a Escola Municipal Olegário Maciel incluída na falta de algunsdestes requisitosindispensáveis para a qualidade do desempenho educacional.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T22:01:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T22:01:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XMNTA
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XMNTA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XMNTA/1/s_rgio_lopes_de_queiroz___turma_04___tcc_e_ppp.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XMNTA/2/s_rgio_lopes_de_queiroz___turma_04___tcc_e_ppp.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cd03c980f8df9d0900ee09d5ab3b2ee
6514f4a0fb1742b20e784a2becc37622
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589540717264896