O impacto da infraestrutura escolar no desempenho educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XMNTA |
Resumo: | Não se pode pensar em uma instituição de ensino e em educação de qualidade, sem os requisitos básicosnecessários para que o ato de educar seja promovido. Para que a educação aconteça é imprescindível um ambiente escolar com uma infraestrutura capaz de promovê-lo,através de um padrão mínimo de qualidade. Este estudo aborda uma pesquisa referente à infraestrutura considerada necessária para o bom desenvolvimento do desempenho educacional, fato este que abrange resultados abaixo do esperado, por causada defasagem de alguns insumos básicos que interferem no bom funcionamento de algumas instituições de ensino em nossopaís, afetando assim a qualidade daeducação. A infraestrutura escolar é um dos muitos fatores que impactam a qualidade educacional e o desempenho dos alunos, por isso é preciso atentar-se para a necessidade de um maior envolvimento das lideranças de ensinoem buscar meios para tornar as políticas públicas mais eficientes,com a determinação de proporcionar as mudanças necessárias a este cenário. A análise mostra que em Minas Gerais, em algumas escolas, as condições mínimas exigidas estão sendo cumpridas, mas muitas não conseguem atender a todas essas condições, estando a Escola Municipal Olegário Maciel incluída na falta de algunsdestes requisitosindispensáveis para a qualidade do desempenho educacional. |
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