Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJJH |
Resumo: | Esta pesquisa busca enfocar as estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja, impressas nas revistas Veja, Istoé e Istoé Gente, nos meses de dezembro de 2004 a março de 2005, período equivalente ao verão. Estabelecemos como recorte todas as peças impressas das marcas de cerveja presentes nas revistas citadas. Em nossa análise da linguagem icônica e verbal, presentes em nosso corpus, destacamos o interesse em desvelar as estratégias para a compreensão das representações sociais embutidas nas publicidades brasileiras de cerveja e demonstrar como essas representações são refletidas nas publicidades de cerveja pesquisadas. Para atingirmos os objetivos propostos, utilizamos, como eixo de nossa investigação, a Teoria Semiolingüística, de Patrick Charaudeau e os estudos sobre as identidades discursivas e sociais presentes no discurso publicitário feitos por Jean-Claude Soulages. Seguimos, assim, uma linha de pesquisa que trata o discurso enquanto troca comunicativa entre parceiros e a linguagem como comportamento sociocultural. |
id |
UFMG_3692edca5a2f14751434679adf47f658 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6SHJJH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Renato de MelloDylia Lysardo DiasRosane Santos Mauro MonneratGraciele Silva Rezende2019-08-11T05:41:00Z2019-08-11T05:41:00Z2006-08-25http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJJHEsta pesquisa busca enfocar as estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja, impressas nas revistas Veja, Istoé e Istoé Gente, nos meses de dezembro de 2004 a março de 2005, período equivalente ao verão. Estabelecemos como recorte todas as peças impressas das marcas de cerveja presentes nas revistas citadas. Em nossa análise da linguagem icônica e verbal, presentes em nosso corpus, destacamos o interesse em desvelar as estratégias para a compreensão das representações sociais embutidas nas publicidades brasileiras de cerveja e demonstrar como essas representações são refletidas nas publicidades de cerveja pesquisadas. Para atingirmos os objetivos propostos, utilizamos, como eixo de nossa investigação, a Teoria Semiolingüística, de Patrick Charaudeau e os estudos sobre as identidades discursivas e sociais presentes no discurso publicitário feitos por Jean-Claude Soulages. Seguimos, assim, uma linha de pesquisa que trata o discurso enquanto troca comunicativa entre parceiros e a linguagem como comportamento sociocultural.Le but de cette dissertation est mettre en évidence les stratégies discursives utilisées dans les publicités brésiliennes de bière, publiées dans les magazines Veja, Istoé et Istoé Gente, de décembre 2004 jusquau mars 2005, période correspondante à lété. On a choisi toutes les publicités de bière présentes dans les magazines cités ci-dessus. Dans notre analyse du langage iconique et verbal, présents dans notre corpus, on a voulu dévoiler les stratégies discursives pour mieux comprendre les représentations sociales présentes dans les publicités de bière et montrer comment ces représentations sont reflétées dans les publicités de bière avec lesquelles on a travaillé. Pour arriver aux objectifs proposés, comme axe de notre enquête, on a travaillé avec la Théorie Semiolinguistique, de Patrick Charaudeau et les études sur les identitésdiscursives et sociales présentes dans le discours de la publicité faites par Jean-Claude Soulages. On a choisi, ainsi, une perpective de recherche qui perçoit le discours comme un change communicatif entre partenaires et le langage comme comportement socioculturel.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoVeja PeriódicosIstoé PeriódicosSimbolismo na publicidadeIstoé Gente PeriódicosPublicidade LinguagemCerveja AnúnciosComunicação de massa e linguagemEstratégia discursivaIdentidade socialAnuncios Aspectos sociaisAnálise do discursoDiscurso publicitárioEstratégias discursivas em publicidades brasileiras de cervejainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgraciele_silva_rezende.pdfapplication/pdf870576https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJJH/1/graciele_silva_rezende.pdfa46dad437e6708d7b3054f8f1f25f278MD51TEXTgraciele_silva_rezende.pdf.txtgraciele_silva_rezende.pdf.txtExtracted texttext/plain238804https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJJH/2/graciele_silva_rezende.pdf.txt9adcb8769b10d37fa85d0efb59f2a17cMD521843/ALDR-6SHJJH2019-11-14 07:12:01.289oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6SHJJHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:12:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja |
title |
Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja |
spellingShingle |
Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja Graciele Silva Rezende Análise do discurso Discurso publicitário Análise do discurso Veja Periódicos Istoé Periódicos Simbolismo na publicidade Istoé Gente Periódicos Publicidade Linguagem Cerveja Anúncios Comunicação de massa e linguagem Estratégia discursiva Identidade social Anuncios Aspectos sociais |
title_short |
Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja |
title_full |
Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja |
title_fullStr |
Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja |
title_full_unstemmed |
Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja |
title_sort |
Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja |
author |
Graciele Silva Rezende |
author_facet |
Graciele Silva Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Renato de Mello |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dylia Lysardo Dias |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rosane Santos Mauro Monnerat |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graciele Silva Rezende |
contributor_str_mv |
Renato de Mello Dylia Lysardo Dias Rosane Santos Mauro Monnerat |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Discurso publicitário |
topic |
Análise do discurso Discurso publicitário Análise do discurso Veja Periódicos Istoé Periódicos Simbolismo na publicidade Istoé Gente Periódicos Publicidade Linguagem Cerveja Anúncios Comunicação de massa e linguagem Estratégia discursiva Identidade social Anuncios Aspectos sociais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do discurso Veja Periódicos Istoé Periódicos Simbolismo na publicidade Istoé Gente Periódicos Publicidade Linguagem Cerveja Anúncios Comunicação de massa e linguagem Estratégia discursiva Identidade social Anuncios Aspectos sociais |
description |
Esta pesquisa busca enfocar as estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja, impressas nas revistas Veja, Istoé e Istoé Gente, nos meses de dezembro de 2004 a março de 2005, período equivalente ao verão. Estabelecemos como recorte todas as peças impressas das marcas de cerveja presentes nas revistas citadas. Em nossa análise da linguagem icônica e verbal, presentes em nosso corpus, destacamos o interesse em desvelar as estratégias para a compreensão das representações sociais embutidas nas publicidades brasileiras de cerveja e demonstrar como essas representações são refletidas nas publicidades de cerveja pesquisadas. Para atingirmos os objetivos propostos, utilizamos, como eixo de nossa investigação, a Teoria Semiolingüística, de Patrick Charaudeau e os estudos sobre as identidades discursivas e sociais presentes no discurso publicitário feitos por Jean-Claude Soulages. Seguimos, assim, uma linha de pesquisa que trata o discurso enquanto troca comunicativa entre parceiros e a linguagem como comportamento sociocultural. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T05:41:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T05:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJJH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJJH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJJH/1/graciele_silva_rezende.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJJH/2/graciele_silva_rezende.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a46dad437e6708d7b3054f8f1f25f278 9adcb8769b10d37fa85d0efb59f2a17c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589161700032512 |