Estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graciele Silva Rezende
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJJH
Resumo: Esta pesquisa busca enfocar as estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja, impressas nas revistas Veja, Istoé e Istoé Gente, nos meses de dezembro de 2004 a março de 2005, período equivalente ao verão. Estabelecemos como recorte todas as peças impressas das marcas de cerveja presentes nas revistas citadas. Em nossa análise da linguagem icônica e verbal, presentes em nosso corpus, destacamos o interesse em desvelar as estratégias para a compreensão das representações sociais embutidas nas publicidades brasileiras de cerveja e demonstrar como essas representações são refletidas nas publicidades de cerveja pesquisadas. Para atingirmos os objetivos propostos, utilizamos, como eixo de nossa investigação, a Teoria Semiolingüística, de Patrick Charaudeau e os estudos sobre as identidades discursivas e sociais presentes no discurso publicitário feitos por Jean-Claude Soulages. Seguimos, assim, uma linha de pesquisa que trata o discurso enquanto troca comunicativa entre parceiros e a linguagem como comportamento sociocultural.
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description Esta pesquisa busca enfocar as estratégias discursivas em publicidades brasileiras de cerveja, impressas nas revistas Veja, Istoé e Istoé Gente, nos meses de dezembro de 2004 a março de 2005, período equivalente ao verão. Estabelecemos como recorte todas as peças impressas das marcas de cerveja presentes nas revistas citadas. Em nossa análise da linguagem icônica e verbal, presentes em nosso corpus, destacamos o interesse em desvelar as estratégias para a compreensão das representações sociais embutidas nas publicidades brasileiras de cerveja e demonstrar como essas representações são refletidas nas publicidades de cerveja pesquisadas. Para atingirmos os objetivos propostos, utilizamos, como eixo de nossa investigação, a Teoria Semiolingüística, de Patrick Charaudeau e os estudos sobre as identidades discursivas e sociais presentes no discurso publicitário feitos por Jean-Claude Soulages. Seguimos, assim, uma linha de pesquisa que trata o discurso enquanto troca comunicativa entre parceiros e a linguagem como comportamento sociocultural.
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