A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laura Valladares de Oliveira Soares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9R7JTM
Resumo: Esta dissertação aborda a formação do bibliotecário para o exercício do seu papel educativo na escola, embora existam na literatura da área de biblioteca escolar autores que afirmem que esses profissionais não têm formação suficiente para exercer esse papel. Por outro lado, sabe-se que existem bibliotecários que desenvolvem uma prática educativa nas escolas de ensino básico. Isso posto, o objetivo desta pesquisa foi compreender de que maneira a formação do profissional bibliotecário contribuiu para fornecer uma base para o exercício de seu papel educativo. Como objetivos secundários foram investigados de que maneira os diferentes aspectos da sua formação influenciaram o exercício do seu papel educativo e sustentaram sua prática. É um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos através de formulário e de entrevista semiestruturada. Compuseram a amostra 09 bibliotecários que trabalham em bibliotecas escolares públicas e privadas dos seguintes estados: Rio Grande do Sul (03 informantes), São Paulo (01 informante), Rio de Janeiro (01 informante), Belo Horizonte (03 informantes) e Espírito Santo (01 informante). O referencial teórico foi composto pelos seguintes temas: a) educação e formação do bibliotecário; b) a evolução do ensino de Biblioteconomia no Brasil; c) atitudes e disposições almejadas para o bibliotecário; d) formação para a competência informacional; e) tecnologias associadas à formação do bibliotecário; f) aprendizagem pela pesquisa. Esses temas serviram para direcionar a coleta e a análise dos dados. A análise foi elaborada com base nos temas acima, explorando-se detalhadamente os depoimentos dos entrevistados. Concluiu-se que embora o bibliotecário valorize e aprecie as práticas educativas por ele desenvolvidas, em muitos casos ele não demonstra ter clareza dos conhecimentos, atitudes e habilidades que ensina. Ele percebe falhas na sua formação acadêmica e valoriza sua prática como fator de seu aperfeiçoamento profissional que lhe permite desempenhar adequadamente o seu papel pedagógico.
id UFMG_376f611af862276ffcd8dd6d9d936a21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9R7JTM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Bernadete Santos CampelloLaura Valladares de Oliveira Soares2019-08-12T16:50:58Z2019-08-12T16:50:58Z2014-09-16http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9R7JTMEsta dissertação aborda a formação do bibliotecário para o exercício do seu papel educativo na escola, embora existam na literatura da área de biblioteca escolar autores que afirmem que esses profissionais não têm formação suficiente para exercer esse papel. Por outro lado, sabe-se que existem bibliotecários que desenvolvem uma prática educativa nas escolas de ensino básico. Isso posto, o objetivo desta pesquisa foi compreender de que maneira a formação do profissional bibliotecário contribuiu para fornecer uma base para o exercício de seu papel educativo. Como objetivos secundários foram investigados de que maneira os diferentes aspectos da sua formação influenciaram o exercício do seu papel educativo e sustentaram sua prática. É um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos através de formulário e de entrevista semiestruturada. Compuseram a amostra 09 bibliotecários que trabalham em bibliotecas escolares públicas e privadas dos seguintes estados: Rio Grande do Sul (03 informantes), São Paulo (01 informante), Rio de Janeiro (01 informante), Belo Horizonte (03 informantes) e Espírito Santo (01 informante). O referencial teórico foi composto pelos seguintes temas: a) educação e formação do bibliotecário; b) a evolução do ensino de Biblioteconomia no Brasil; c) atitudes e disposições almejadas para o bibliotecário; d) formação para a competência informacional; e) tecnologias associadas à formação do bibliotecário; f) aprendizagem pela pesquisa. Esses temas serviram para direcionar a coleta e a análise dos dados. A análise foi elaborada com base nos temas acima, explorando-se detalhadamente os depoimentos dos entrevistados. Concluiu-se que embora o bibliotecário valorize e aprecie as práticas educativas por ele desenvolvidas, em muitos casos ele não demonstra ter clareza dos conhecimentos, atitudes e habilidades que ensina. Ele percebe falhas na sua formação acadêmica e valoriza sua prática como fator de seu aperfeiçoamento profissional que lhe permite desempenhar adequadamente o seu papel pedagógico.This thesis addresses the school librarians education for the exercise of their pedagogical role, although there are in the literature of school library authors who affirm that these professionals do not have sufficient training to fulfill this role. On the other hand, it is known that there are librarians who develop a pedagogical practice in basic education schools. The objective of this research was to understand how the professional librarians education contributed to provide a basis for the exercise of their educational role. As secondary objectives the different aspects of their training that may have influenced the exercise of their educational role and sustained their practice were investigated. It is a qualitative study, whose data were obtained through a semi-structured interview and a form. The sample consisted of 09 librarians working in public and private school libraries of the following states: Rio Grande do Sul (03 informants), São Paulo (informant 01), Rio de Janeiro (01 informant), Belo Horizonte (03 informants), and Espírito Santo (01 informant). The theoretical framework for the research comprised the following themes: a) education and training of librarians; b)the evolution of librarianship curricula in Brazil; c) attitudes and dispositions expected in the librarians profile; d) information literacy training; e) technologies associated with the librarians education of the librarian for research; f) inquiry learning. These topics provided guidance for data collection and analysis. The analysis was performed based on the topics above, exploring in detail the data obtained through interviews. It was concluded that although the participants value and appreciate the educational practices that they develop, in many cases they do not clearly demonstrate the knowledge, attitudes and skills they teach. They see flaws in their academic education and value their practices as a factor of professional development, that allow them to properly perform their educational role.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBibliotecarios Formação profissionalBibliotecáriosCiência da informaçãoBiblioteconomia Estudo e ensinoFormação do bibliotecárioPrática profissionalBiblioteca escolarBibliotecário educadorPapel educativo do bibliotecárioA formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado___laura_valladares___2014.pdfapplication/pdf789006https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9R7JTM/1/disserta__o_de_mestrado___laura_valladares___2014.pdfec9665870358f0198e5629911460a0a7MD51TEXTdisserta__o_de_mestrado___laura_valladares___2014.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado___laura_valladares___2014.pdf.txtExtracted texttext/plain241115https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9R7JTM/2/disserta__o_de_mestrado___laura_valladares___2014.pdf.txt88d33e891cb8ece0c3091152f1a4fe7dMD521843/BUBD-9R7JTM2020-02-17 18:19:15.304oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9R7JTMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-02-17T21:19:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola
title A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola
spellingShingle A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola
Laura Valladares de Oliveira Soares
Formação do bibliotecário
Prática profissional
Biblioteca escolar
Bibliotecário educador
Papel educativo do bibliotecário
Bibliotecarios Formação profissional
Bibliotecários
Ciência da informação
Biblioteconomia Estudo e ensino
title_short A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola
title_full A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola
title_fullStr A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola
title_full_unstemmed A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola
title_sort A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola
author Laura Valladares de Oliveira Soares
author_facet Laura Valladares de Oliveira Soares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernadete Santos Campello
dc.contributor.author.fl_str_mv Laura Valladares de Oliveira Soares
contributor_str_mv Bernadete Santos Campello
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do bibliotecário
Prática profissional
Biblioteca escolar
Bibliotecário educador
Papel educativo do bibliotecário
topic Formação do bibliotecário
Prática profissional
Biblioteca escolar
Bibliotecário educador
Papel educativo do bibliotecário
Bibliotecarios Formação profissional
Bibliotecários
Ciência da informação
Biblioteconomia Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Bibliotecarios Formação profissional
Bibliotecários
Ciência da informação
Biblioteconomia Estudo e ensino
description Esta dissertação aborda a formação do bibliotecário para o exercício do seu papel educativo na escola, embora existam na literatura da área de biblioteca escolar autores que afirmem que esses profissionais não têm formação suficiente para exercer esse papel. Por outro lado, sabe-se que existem bibliotecários que desenvolvem uma prática educativa nas escolas de ensino básico. Isso posto, o objetivo desta pesquisa foi compreender de que maneira a formação do profissional bibliotecário contribuiu para fornecer uma base para o exercício de seu papel educativo. Como objetivos secundários foram investigados de que maneira os diferentes aspectos da sua formação influenciaram o exercício do seu papel educativo e sustentaram sua prática. É um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos através de formulário e de entrevista semiestruturada. Compuseram a amostra 09 bibliotecários que trabalham em bibliotecas escolares públicas e privadas dos seguintes estados: Rio Grande do Sul (03 informantes), São Paulo (01 informante), Rio de Janeiro (01 informante), Belo Horizonte (03 informantes) e Espírito Santo (01 informante). O referencial teórico foi composto pelos seguintes temas: a) educação e formação do bibliotecário; b) a evolução do ensino de Biblioteconomia no Brasil; c) atitudes e disposições almejadas para o bibliotecário; d) formação para a competência informacional; e) tecnologias associadas à formação do bibliotecário; f) aprendizagem pela pesquisa. Esses temas serviram para direcionar a coleta e a análise dos dados. A análise foi elaborada com base nos temas acima, explorando-se detalhadamente os depoimentos dos entrevistados. Concluiu-se que embora o bibliotecário valorize e aprecie as práticas educativas por ele desenvolvidas, em muitos casos ele não demonstra ter clareza dos conhecimentos, atitudes e habilidades que ensina. Ele percebe falhas na sua formação acadêmica e valoriza sua prática como fator de seu aperfeiçoamento profissional que lhe permite desempenhar adequadamente o seu papel pedagógico.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T16:50:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T16:50:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9R7JTM
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9R7JTM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9R7JTM/1/disserta__o_de_mestrado___laura_valladares___2014.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9R7JTM/2/disserta__o_de_mestrado___laura_valladares___2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec9665870358f0198e5629911460a0a7
88d33e891cb8ece0c3091152f1a4fe7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677037046333440