Utilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Bagueira Considera
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGVLR9
Resumo: A construção civil é um setor que promove uma grande degradação do meio ambiente, isto tem forçado as empresas a buscarem por inovações que levem a maior conservação dos recursos e menor impacto ambiental ações como o emprego de técnicas de construção de habitações ecologicamente corretas, com utilização de materiais de baixo ou mínimo impacto ao meio ambiente e custos similares aos atuais produtos. Estas medidas utilizam conceitos de engenharia sustentável, ou seja, a escolha de materiais de construção encontrados na região e ecologicamente corretos, pois resultam em uma economia dos recursos naturais e menores gastos durante a construção. Diante desta preocupação com o meio ambiente foram criados selos de certificação ambiental na década passada, surgiram diversas instituições que criavam um conjunto de requisitos que visam adoção de práticas sustentáveis. Entre as certificações ambientais na engenharia civil há o selo LEED, este sistema abrange diversos tipos de construção e atualmente possui quatro níveis de certificações. O objetivo deste trabalho foi mostrar o uso de ferramentas de construção sustentável que promovem a redução dos danos ambientais em uma construção civil de grande porte, auxiliando a empresa na manutenção de seus custos de produção. Para isso, neste trabalho foi realizado um estudo em dois empreendimentos, em um dos empreendimentos possui a certificação LEED enquanto na obra a utilização das técnicas tradicionais de construção e manejo de dejetos. Após ser realizado o levantamento foi possível observar que a melhoria dos procedimentos de construção sustentável é um forte aliado na redução e manejo dos recursos, auxiliando na maior lucratibilidade e ganho de mercado.
id UFMG_378c72e67165e7ce6eb116a25e070d3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGVLR9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling José Cláudio Nogueira VieiraRicardo Bagueira Considera2019-08-14T19:48:27Z2019-08-14T19:48:27Z2016-03-19http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGVLR9A construção civil é um setor que promove uma grande degradação do meio ambiente, isto tem forçado as empresas a buscarem por inovações que levem a maior conservação dos recursos e menor impacto ambiental ações como o emprego de técnicas de construção de habitações ecologicamente corretas, com utilização de materiais de baixo ou mínimo impacto ao meio ambiente e custos similares aos atuais produtos. Estas medidas utilizam conceitos de engenharia sustentável, ou seja, a escolha de materiais de construção encontrados na região e ecologicamente corretos, pois resultam em uma economia dos recursos naturais e menores gastos durante a construção. Diante desta preocupação com o meio ambiente foram criados selos de certificação ambiental na década passada, surgiram diversas instituições que criavam um conjunto de requisitos que visam adoção de práticas sustentáveis. Entre as certificações ambientais na engenharia civil há o selo LEED, este sistema abrange diversos tipos de construção e atualmente possui quatro níveis de certificações. O objetivo deste trabalho foi mostrar o uso de ferramentas de construção sustentável que promovem a redução dos danos ambientais em uma construção civil de grande porte, auxiliando a empresa na manutenção de seus custos de produção. Para isso, neste trabalho foi realizado um estudo em dois empreendimentos, em um dos empreendimentos possui a certificação LEED enquanto na obra a utilização das técnicas tradicionais de construção e manejo de dejetos. Após ser realizado o levantamento foi possível observar que a melhoria dos procedimentos de construção sustentável é um forte aliado na redução e manejo dos recursos, auxiliando na maior lucratibilidade e ganho de mercado.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIndustria de construção civil Aspectos ambientaisConstrução civilDesenvolvimento sustentávelEngenharia ecológicaSelo LEEDDesenvolvimento sustentávelUtilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_ufmg_ricardo.pdfapplication/pdf2968646https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGVLR9/1/monografia_ufmg_ricardo.pdfe7c5a8254f7dea8d6f2c56e9091233a9MD51TEXTmonografia_ufmg_ricardo.pdf.txtmonografia_ufmg_ricardo.pdf.txtExtracted texttext/plain92501https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGVLR9/2/monografia_ufmg_ricardo.pdf.txtf0d416da8f49c333a1fe84199bc9b15fMD521843/BUBD-AGVLR92019-11-14 13:26:25.511oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGVLR9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:26:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintas
title Utilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintas
spellingShingle Utilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintas
Ricardo Bagueira Considera
Engenharia ecológica
Selo LEED
Desenvolvimento sustentável
Industria de construção civil Aspectos ambientais
Construção civil
Desenvolvimento sustentável
title_short Utilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintas
title_full Utilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintas
title_fullStr Utilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintas
title_full_unstemmed Utilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintas
title_sort Utilizaçâo de medidas de sustentabilidade em duas construções distintas
author Ricardo Bagueira Considera
author_facet Ricardo Bagueira Considera
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv José Cláudio Nogueira Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Bagueira Considera
contributor_str_mv José Cláudio Nogueira Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia ecológica
Selo LEED
Desenvolvimento sustentável
topic Engenharia ecológica
Selo LEED
Desenvolvimento sustentável
Industria de construção civil Aspectos ambientais
Construção civil
Desenvolvimento sustentável
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Industria de construção civil Aspectos ambientais
Construção civil
Desenvolvimento sustentável
description A construção civil é um setor que promove uma grande degradação do meio ambiente, isto tem forçado as empresas a buscarem por inovações que levem a maior conservação dos recursos e menor impacto ambiental ações como o emprego de técnicas de construção de habitações ecologicamente corretas, com utilização de materiais de baixo ou mínimo impacto ao meio ambiente e custos similares aos atuais produtos. Estas medidas utilizam conceitos de engenharia sustentável, ou seja, a escolha de materiais de construção encontrados na região e ecologicamente corretos, pois resultam em uma economia dos recursos naturais e menores gastos durante a construção. Diante desta preocupação com o meio ambiente foram criados selos de certificação ambiental na década passada, surgiram diversas instituições que criavam um conjunto de requisitos que visam adoção de práticas sustentáveis. Entre as certificações ambientais na engenharia civil há o selo LEED, este sistema abrange diversos tipos de construção e atualmente possui quatro níveis de certificações. O objetivo deste trabalho foi mostrar o uso de ferramentas de construção sustentável que promovem a redução dos danos ambientais em uma construção civil de grande porte, auxiliando a empresa na manutenção de seus custos de produção. Para isso, neste trabalho foi realizado um estudo em dois empreendimentos, em um dos empreendimentos possui a certificação LEED enquanto na obra a utilização das técnicas tradicionais de construção e manejo de dejetos. Após ser realizado o levantamento foi possível observar que a melhoria dos procedimentos de construção sustentável é um forte aliado na redução e manejo dos recursos, auxiliando na maior lucratibilidade e ganho de mercado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T19:48:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T19:48:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGVLR9
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGVLR9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGVLR9/1/monografia_ufmg_ricardo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGVLR9/2/monografia_ufmg_ricardo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e7c5a8254f7dea8d6f2c56e9091233a9
f0d416da8f49c333a1fe84199bc9b15f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589370882555904