spelling |
Deise Prina DutraPaula Tavares PintoHeliana Ribeiro de MelloEliene de Souza Paulino2019-08-12T04:55:58Z2019-08-12T04:55:58Z2016-01-27http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8LGMMA formação continuada pode fazer parte de um conjunto de ações para valorização profissional (CARVALHO, 2008). Algumas pesquisas (COX e ASSIS-PETERSON, 2008) apontam poucos avanços na valorização dos professores de língua estrangeira (LE), no currículo dessas disciplinas e na metodologia utilizada em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi proporcionar ações de formação continuada em serviço a professores de língua inglesa da rede pública por meio de oficinas em Linguística de Corpus (LC) a fim de apresentar-lhes alternativas de acesso a textos autênticos em inglês. Além disso, as oficinas incentivaram a criação de atividades didáticas com o uso de corpora pelos professores participantes. Para alcançar o referido objetivo, oficinas de exposição e manipulação de corpora foram oferecidas a um grupo de professores de escolas municipais da cidade de Contagem, Minas Gerais. Nessas oficinas os professores tiveram acesso a diferentes corpora de língua inglesa, entre eles o Corpus of Contemporary American English (COCA). Exemplos de materiais didáticos baseados em corpora referentes ao léxico e a gramática foram apresentados e a produção de exercícios pedagógicos foi orientada durante a investigação. A obtenção de dados foi feita por meio de questionários, avaliações, atividades produzidas pelos participantes e uma entrevista. Como resultado, observa-se que, inicialmente, os professores apresentaram dificuldades na criação das atividades baseadas na língua em seu contexto de uso natural, mas por fim, o grupo foi capaz de produzir exercícios destinados a estudantes do ensino fundamental e médio envolvendo a identificação de prosódia semântica e colocados. A aplicação de uma das atividades apontou os pontos de maior e menor dificuldade entre os estudantes e apresentou resultados satisfatórios com o uso do corpus. As implicações pedagógicas do estudo apontam que houve uma contribuição na formação dos professores participantes, para os quais foi evidenciado o emprego de técnicas de ensino que agregam a utilização de novas tecnologias e o uso da língua autêntica na sala de aula. As oficinas proporcionaram novos conhecimentos pedagógico-metodológicos e subsídios para a aplicação prática da metodologia. Ademais conclui-se, com base nas atividades apresentadas, que é possível integrar a Linguística de Corpus em atividades voltadas para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e, além disso, que a metodologia pode ser aplicada nas tarefas e aulas já planejadas comumente, as quais podem ser aperfeiçoadas com a inclusão de dados autênticos, que revelam o uso real da língua. Os resultados certificam a possibilidade de colaboração entre universidade e escola.Continuing education can be part of a set of actions that contribute to professional development (CARVALHO, 2008). Research shows little progress in foreign language teachers professional development (COX e ASSIS-PETERSON, 2008), in the curriculum of the subjects they teach and in the methodology used in the classroom. In this sense, the main goal of this research was to provide in service continuing education workshops for public school English teachers through Corpus Linguistics (CL) in order to introduce them to a variety of authentic text sources in English. Moreover, the workshop encouraged teachers to create activities based on corpora. To achieve this goal, corpora presentation and manipulation workshops were offered to a teachers group of the city of Contagem, Minas Gerais. During the workshops, teachers could access different English corpora including the Corpus of Contemporary American English (COCA). Examples of corpora based activities, which refer to lexis and grammar, were introduced and teaching activities production was conducted during the investigation. Data for the study were obtained by questionnaires, evaluations, activities produced by the participants and an interview. As a result, it was found that, initially, the teachers had difficulties in producing activities based on authentic language, but in the end, the group was able to produce exercises to elementary, middle and high school students, involving the identification of semantic prosody and collocates. The application of one of the activities produced indicated points of highest and lowest difficulties between the students and presented satisfactory results with the use of the corpus. The study shows that there was a contribution to the education of the participant teachers, for whom it was highlighted the use of teaching techniques that add new technologies and the use of authentic language in the classroom. The workshops provided new pedagogical and methodological knowledge and support for the practical application of Corpus Linguistics. Furthermore, based on the activities presented, it was concluded that it was possible to integrate Corpus Linguistics in activities for children and teenagers of elementary, middle and high school levels of public schools. Additionally, it was found that CL tools may be used in exercises and classes commonly planned by the teachers. Such classes can be improved with the use of authentic data that reveals real language use. The results attest to the possibility of contribution between university and school.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de inglês FormaçãoLíngua inglesa Estudo e ensinoLinguística de corpusProdução de atividades didáticasEdu continuada de professores de ingêsLinguística de CorpusFormação de professores na rede pública: criação de atividades baseadas em corporainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_final_eliene_paulino_2016_forma__o_continuada_de__professores_de_ingl_s__1___1_.pdfapplication/pdf8976598https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8LGMM/1/disserta__o_vers_o_final_eliene_paulino_2016_forma__o_continuada_de__professores_de_ingl_s__1___1_.pdf7579454f4fa4186941dc1c53df53bfe5MD51TEXTdisserta__o_vers_o_final_eliene_paulino_2016_forma__o_continuada_de__professores_de_ingl_s__1___1_.pdf.txtdisserta__o_vers_o_final_eliene_paulino_2016_forma__o_continuada_de__professores_de_ingl_s__1___1_.pdf.txtExtracted texttext/plain408994https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8LGMM/2/disserta__o_vers_o_final_eliene_paulino_2016_forma__o_continuada_de__professores_de_ingl_s__1___1_.pdf.txtd92be9c4a3a5dd8781f548ed519f1adaMD521843/MGSS-A8LGMM2019-11-14 08:03:23.248oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A8LGMMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:03:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|