De eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/52393 https://orcid.org/0000-0002-9505-9931 |
Resumo: | Esta dissertação analisa como foram delineadas as profissões do Iluminador Cênico e do Técnico de Luz. Para tanto, partimos de algumas premissas extraídas de suas bases teóricas, que já foram definidas e cartografadas pela literatura especializada, quais sejam: Dramaturgia da Iluminação, Performatividade da Luz, Teatralidade, Visibilidade e Visualidade da Cena. Elas nos valeram como operadores de acesso ao corpus desta pesquisa: a Iluminação Cênica no Estado de Minas Gerais. Visto que os saberes fundamentais ao exercício destas duas profissões são, na maioria dos casos, dos primórdios à contemporaneidade, transmitidos de um mestre a seu aprendiz, no calor do dia a dia de trabalho, a pesquisa deflagrou uma íntima relação entre trajetória profissional e formação. Optamos por abordar este tema com o intuito de definir possíveis ações que confiram aos profissionais que trabalham nos bastidores da cena o seu devido valor, e parte considerável do mérito pela concretização exitosa da encenação. Contribuímos assim, para a visibilidade e a representatividade desta classe. O modus operandi – seja da formação, da trajetória profissional ou da (in)visibilização destes profissionais – veio à tona através de um estudo de caso em Minas Gerais: o do iluminador Jorge Luiz da Silva (in memoriam, 20/10/1955-23/03/2009). |
id |
UFMG_3963ac7ca8f945bbd0acf2228001d63b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/52393 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rogério Lopes da Silva Paulinohttp://lattes.cnpq.br/7138712663043843Cristiano Cezarino RodriguesHeloísa Marina da SilvaEduardo dos Santos Andradehttps://lattes.cnpq.br/6121173442791035Sidnei Honório Marques dos Santos2023-04-24T14:38:45Z2023-04-24T14:38:45Z2022-11-18http://hdl.handle.net/1843/52393https://orcid.org/0000-0002-9505-9931Esta dissertação analisa como foram delineadas as profissões do Iluminador Cênico e do Técnico de Luz. Para tanto, partimos de algumas premissas extraídas de suas bases teóricas, que já foram definidas e cartografadas pela literatura especializada, quais sejam: Dramaturgia da Iluminação, Performatividade da Luz, Teatralidade, Visibilidade e Visualidade da Cena. Elas nos valeram como operadores de acesso ao corpus desta pesquisa: a Iluminação Cênica no Estado de Minas Gerais. Visto que os saberes fundamentais ao exercício destas duas profissões são, na maioria dos casos, dos primórdios à contemporaneidade, transmitidos de um mestre a seu aprendiz, no calor do dia a dia de trabalho, a pesquisa deflagrou uma íntima relação entre trajetória profissional e formação. Optamos por abordar este tema com o intuito de definir possíveis ações que confiram aos profissionais que trabalham nos bastidores da cena o seu devido valor, e parte considerável do mérito pela concretização exitosa da encenação. Contribuímos assim, para a visibilidade e a representatividade desta classe. O modus operandi – seja da formação, da trajetória profissional ou da (in)visibilização destes profissionais – veio à tona através de um estudo de caso em Minas Gerais: o do iluminador Jorge Luiz da Silva (in memoriam, 20/10/1955-23/03/2009).This dissertation analyzes how the professions of the Lighting Designer and the Theatre Electrician were delineated. To do so, we start from some premises extracted from its theoretical bases, which have already been defined and mapped by the specialized literature, as following: Light as Dramaturgy, Performativity of Light, Theatricality, Visibility and Visuality of the Scene. They had helped us as acess operators to the corpus of this research: the Lighting Design in the State of Minas Gerais (Brazil). Since the fundamental knowledge of the exercise of these two professions is, in most cases, from the beginning to the contemporary, transmitted from a master to his apprentice, the heat of day to day work, the research triggered an intimate relationship between professional trajectory and formation. We chose to address this topic with the aim of defining possible actions that give the professionals who work behind the scenes their due value, and a considerable part of the merit for the successful implementation of the staging. We thus contribute to the visibility and representativeness of this class. The modus operandi – whether of formation, professional trajectory or the (in)visibility of these professionals – came to light through a case study in the Brazil, in the Stage of Minas Gerais: the iluminator Jorge Luiz da Silva (in memoriam, 10/20/1955-03/23/2009).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESIluminação de cenaTeatros - IluminaçãoTeatros - Cenografia e cenáriosProfissões - Discursos, ensaios, conferênciasIluminação cênicaBastidoresFormaçãoVisibilidadeTeatralidadeDe eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALVERSÃO FINAL dissertação sidnei honório COMPLETA.pdfVERSÃO FINAL dissertação sidnei honório COMPLETA.pdfapplication/pdf15453430https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52393/1/VERS%c3%83O%20FINAL%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20sidnei%20hon%c3%b3rio%20%20COMPLETA.pdf04c1c8d923473a70808105b19938bda6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52393/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/523932023-04-24 11:38:46.151oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-24T14:38:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidade |
title |
De eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidade |
spellingShingle |
De eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidade Sidnei Honório Marques dos Santos Iluminação cênica Bastidores Formação Visibilidade Teatralidade Iluminação de cena Teatros - Iluminação Teatros - Cenografia e cenários Profissões - Discursos, ensaios, conferências |
title_short |
De eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidade |
title_full |
De eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidade |
title_fullStr |
De eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidade |
title_full_unstemmed |
De eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidade |
title_sort |
De eletricista a iluminador cênico: os profissionais que trabalham nos bastidores da cena, formação e (in)visibilidade |
author |
Sidnei Honório Marques dos Santos |
author_facet |
Sidnei Honório Marques dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rogério Lopes da Silva Paulino |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7138712663043843 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Cristiano Cezarino Rodrigues |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Heloísa Marina da Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eduardo dos Santos Andrade |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/6121173442791035 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sidnei Honório Marques dos Santos |
contributor_str_mv |
Rogério Lopes da Silva Paulino Cristiano Cezarino Rodrigues Heloísa Marina da Silva Eduardo dos Santos Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iluminação cênica Bastidores Formação Visibilidade Teatralidade |
topic |
Iluminação cênica Bastidores Formação Visibilidade Teatralidade Iluminação de cena Teatros - Iluminação Teatros - Cenografia e cenários Profissões - Discursos, ensaios, conferências |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Iluminação de cena Teatros - Iluminação Teatros - Cenografia e cenários Profissões - Discursos, ensaios, conferências |
description |
Esta dissertação analisa como foram delineadas as profissões do Iluminador Cênico e do Técnico de Luz. Para tanto, partimos de algumas premissas extraídas de suas bases teóricas, que já foram definidas e cartografadas pela literatura especializada, quais sejam: Dramaturgia da Iluminação, Performatividade da Luz, Teatralidade, Visibilidade e Visualidade da Cena. Elas nos valeram como operadores de acesso ao corpus desta pesquisa: a Iluminação Cênica no Estado de Minas Gerais. Visto que os saberes fundamentais ao exercício destas duas profissões são, na maioria dos casos, dos primórdios à contemporaneidade, transmitidos de um mestre a seu aprendiz, no calor do dia a dia de trabalho, a pesquisa deflagrou uma íntima relação entre trajetória profissional e formação. Optamos por abordar este tema com o intuito de definir possíveis ações que confiram aos profissionais que trabalham nos bastidores da cena o seu devido valor, e parte considerável do mérito pela concretização exitosa da encenação. Contribuímos assim, para a visibilidade e a representatividade desta classe. O modus operandi – seja da formação, da trajetória profissional ou da (in)visibilização destes profissionais – veio à tona através de um estudo de caso em Minas Gerais: o do iluminador Jorge Luiz da Silva (in memoriam, 20/10/1955-23/03/2009). |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-24T14:38:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-24T14:38:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/52393 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9505-9931 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/52393 https://orcid.org/0000-0002-9505-9931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52393/1/VERS%c3%83O%20FINAL%20disserta%c3%a7%c3%a3o%20sidnei%20hon%c3%b3rio%20%20COMPLETA.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52393/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04c1c8d923473a70808105b19938bda6 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589221683822592 |