Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Guillermo Olivárez Olivares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A39MRD
Resumo: Estudo sobre quatro obras para contrabaixo e piano (Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito) do compositor-contrabaixista-pedagogo argentino Salvador Amato (1928-1994). Inclui os aspectos históricos, estilísticos, pedagógicos e da escrita idiomática de Amato. A análise minuciosa dos manuscritos revela tanto uma escrita idiomática importante do contrabaixo, com seus aspectos pedagógicos implícitos, quanto diversas inconsistências e erros notacionais. Entrevistas com ex-alunos de Amato revelam práticas de performance que não estão explicitadas nas partituras, mas que são transmitidas pela tradição oral. Após coadunados, os dados analíticos serviram de base para as edições de performance das obras que, apresentadas ao final, tem o objetivo mais geral de resgatar a importância da obra e memória de Amato
id UFMG_39929b5b866005a39f2f0903bdfbd94e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A39MRD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraAlexandre RitterEdson Queiroz de AndradeRodrigo Guillermo Olivárez Olivares2019-08-10T19:05:05Z2019-08-10T19:05:05Z2015-07-03http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A39MRDEstudo sobre quatro obras para contrabaixo e piano (Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito) do compositor-contrabaixista-pedagogo argentino Salvador Amato (1928-1994). Inclui os aspectos históricos, estilísticos, pedagógicos e da escrita idiomática de Amato. A análise minuciosa dos manuscritos revela tanto uma escrita idiomática importante do contrabaixo, com seus aspectos pedagógicos implícitos, quanto diversas inconsistências e erros notacionais. Entrevistas com ex-alunos de Amato revelam práticas de performance que não estão explicitadas nas partituras, mas que são transmitidas pela tradição oral. Após coadunados, os dados analíticos serviram de base para as edições de performance das obras que, apresentadas ao final, tem o objetivo mais geral de resgatar a importância da obra e memória de AmatoStudy about four works for double bass and piano (Habanera, Sonatina, Malambo and Carnavalito) by Argentinean composer-bassist-pedagogue Salvador Amato (1928-1994). It includes historical, stylistic, pedagogical and idiomatic writing information on Amatos music. A thorough analysis of the manuscripts shows not only an important idiomatic writing for the double bass repertory, with its pedagogical aspects, but also notational inconsistencies and errors. Interviews with Amatos ex-students reveal performance practices that are not notated in the scores, but transmitted through oral tradition. The analytical data served as the basis for the preparation of the performance editions of the works, presented at the end with the broader goal to rescue Amatos history and music.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGContrabaixo e musica para pianoAmato, Salvador   MusicaPerformance musical  Práticas de performance do contrabaixoContrabaixo na ArgentinaSalvador AmatoHabanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao___rodrigo_oliv_rez_.pdfapplication/pdf61331927https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A39MRD/1/disserta_ao___rodrigo_oliv_rez_.pdf12387b5fbe1a6bd067f8ba0657e114fcMD51TEXTdisserta_ao___rodrigo_oliv_rez_.pdf.txtdisserta_ao___rodrigo_oliv_rez_.pdf.txtExtracted texttext/plain277713https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A39MRD/2/disserta_ao___rodrigo_oliv_rez_.pdf.txt0c4394a446fc30940a532354c95824cbMD521843/AAGS-A39MRD2022-09-26 11:53:55.308oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A39MRDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-26T14:53:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.
title Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.
spellingShingle Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.
Rodrigo Guillermo Olivárez Olivares
Práticas de performance do contrabaixo
Contrabaixo na Argentina
Salvador Amato
Contrabaixo e musica para piano
Amato, Salvador   
Musica
Performance musical  
title_short Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.
title_full Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.
title_fullStr Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.
title_full_unstemmed Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.
title_sort Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito de Salvador Amato: aspectos históricos, analíticos e edições de performance.
author Rodrigo Guillermo Olivárez Olivares
author_facet Rodrigo Guillermo Olivárez Olivares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alexandre Ritter
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Edson Queiroz de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Guillermo Olivárez Olivares
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Alexandre Ritter
Edson Queiroz de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de performance do contrabaixo
Contrabaixo na Argentina
Salvador Amato
topic Práticas de performance do contrabaixo
Contrabaixo na Argentina
Salvador Amato
Contrabaixo e musica para piano
Amato, Salvador   
Musica
Performance musical  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Contrabaixo e musica para piano
Amato, Salvador   
Musica
Performance musical  
description Estudo sobre quatro obras para contrabaixo e piano (Habanera, Sonatina, Malambo e Carnavalito) do compositor-contrabaixista-pedagogo argentino Salvador Amato (1928-1994). Inclui os aspectos históricos, estilísticos, pedagógicos e da escrita idiomática de Amato. A análise minuciosa dos manuscritos revela tanto uma escrita idiomática importante do contrabaixo, com seus aspectos pedagógicos implícitos, quanto diversas inconsistências e erros notacionais. Entrevistas com ex-alunos de Amato revelam práticas de performance que não estão explicitadas nas partituras, mas que são transmitidas pela tradição oral. Após coadunados, os dados analíticos serviram de base para as edições de performance das obras que, apresentadas ao final, tem o objetivo mais geral de resgatar a importância da obra e memória de Amato
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T19:05:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T19:05:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A39MRD
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A39MRD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A39MRD/1/disserta_ao___rodrigo_oliv_rez_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-A39MRD/2/disserta_ao___rodrigo_oliv_rez_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 12387b5fbe1a6bd067f8ba0657e114fc
0c4394a446fc30940a532354c95824cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589576885796864