Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_3a71471d6caf889c405a637079d2ecc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-7PMNMC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Roseni Rosangela de SenaSuelene CoelhoMatilde Meire Miranda CadeteAngela Maria Drumond Lage2019-08-10T21:57:43Z2019-08-10T21:57:43Z2008-12-19http://hdl.handle.net/1843/GCPA-7PMNMCO número elevado de gravidez na adolescência tem motivado estudos sobre suasrepercussões na vida das adolescentes, principalmente em seu processo educacional, naconstrução de sua independência econômica e em seus relacionamentos sociais,especialmente o familiar. Considerando esse contexto, o estudo teve como objetivoanalisar a ocorrência e as conseqüências de gravidez em adolescentes, reconhecendo suasdemandas e necessidades para o exercício de sua sexualidade. Adotou-se o métodoqualitativo e o referencial teórico do materialismo histórico-dialético no caminhometodológico. Foram sujeitos desta pesquisa dezoito gestantes na faixa etária de 13 a 19anos, identificadas por meio dos dados do SISPRENATAL em quatro Unidades Básicas deSaúde do município de Patrocínio, Minas Gerais. Para a coleta de dados foi utilizada aentrevista individual em profundidade, com roteiro semi-estruturado, aplicada pelapesquisadora na residência das gestantes, após a assinatura do TCLE pelas adolescentes eseus responsáveis, quando menores de 18 anos. Para a análise dos dados, foi utilizada aAnálise de Discurso, orientada pelos autores Fiorin e Savioli (1997) e Orlandi (1999). Essatécnica possibilitou reconhecer o significado do que está explicito e implícito no discursoem contextos concretos de vida das adolescentes grávidas participantes do estudo. Aanálise dos discursos resultou na construção de quatro eixos temáticos centrais:sentimento de des-proteção, gravidez como mudança de vida, gravidez como realizaçãode vida e expectativas sobre o futuro. O sentimento de des-proteção foi expresso nosrelatos das adolescentes ao associarem a descoberta da gravidez com sentimentos deangústia, temores e inseguranças diante das reações dos pais, colegas de escola enamorados ou companheiros. Estão associados ainda a essa categoria os sentimentos deabandono familiar, manifesto nos sentimentos de solidão e de desamparo advindos daseparação da família; os sentimentos de desajuste nos relacionamentos afetivos e odesamparo social. Os sentimentos associados à gravidez como mudança de vidaemergiram com a representação da gravidez como um fenômeno desejado para algumasadolescentes enquanto que, para outras, a gravidez estava associada a um fenômenoinevitável à vivência da sexualidade. Emergiram também, nessa categoria, os sentimentosde ambivalência de conflitos manifestos com a descoberta e vivência da gravidez. Ossentimentos associados à gravidez como realização de vida emergiram nos relatosrelativos à conquista de um sonho para algumas adolescentes enquanto que, para outras,a maternidade estava associada a uma maior responsabilidade na vida e à possibilidadede concretização de seu projeto de vida. As expectativas quanto ao futuro foramreveladas ao associar a gravidez a um fator potencializador de suas capacidades deenfrentamento das dificuldades surgidas com a ocorrência desse fenômeno, enquanto queoutras a revelaram como um fator dificultador para a realização de seus projetos de vida.O estudo possibilitou (re)conhecer as inúmeras percepções e conflitos vivenciados pelasadolescentes grávidas, refletindo a complexidade e a heterogeneidade da gravidez na vidadas adolescentes. O estudo deverá contribuir para a elaboração de estratégias e aimplementação de ações que atendam as necessidades dos adolescentes para oaprendizado contextualizado da sexualidade, envolvendo a formação educacional, osuporte familiar, a re-estruturação dos serviços de saúde, a educação permanente dosprofissionais de saúde e de educação, no sentido de que o acesso às informações e aosserviços seja assegurado como direito de cidadania dos adolescentes.The high incidence of teenage pregnancy has motivated studies about its repercussions inthe life of the adolescent girls, especially in their education, in the construction ofeconomical independence and in their social relationships, especially in the family.Considering this scenario, the study had the objective to analyze the occurrence and theconsequences of teenage pregnancy, recognizing the girls demands and needs for theexercise of their sexuality. It was adopted the qualitative method and the theoreticalreferences of the historical-dialectical materialism in the methodological path. The subjectsof this research were eighteen pregnant girls, aged from 13 to 19, identified using the dataof the SISPRENATAL in four Basic Health Units in the city of Patrocínio, Minas Gerais,Brazil. Individual interviews with semi-structured scrip were used to collect data. Theinterviews were done by the researcher in the houses of the pregnant girls after thesigning of the TCLE by the teenagers and their responsibles, when the girls were under 18years old. Discourse analysis oriented by the authors Fiorin and Savioli (1997) and Orlandi(1999) was used to analyze the data. This technique made it possible to recognize themeaning of what is explicit and implicit in the discourse in concrete contexts of life of thepregnant teenagers in the study. The discourse analysis resulted in the construction offour main thematic categories: feeling of lack of protection, pregnancy as a change of life,pregnancy as a life realization and expectations towards the future. The feeling of lack ofprotection was expressed in the reports of the teenagers when they associate thediscovery of the pregnancy with anxiety, fear and insecurity regarding the reaction of theparents, school mates and boyfriends or partners. Feelings of solitude and helplessnessresulting of the separation of the family and feelings of not fitting in when it comes to loverelationships and the social helplessness are also associated with this category. Thefeelings associated to pregnancy as a change of life emerged with the representation ofthe pregnancy as a desired phenomenon to some of the adolescents, while, to other girls,pregnancy was seen as something inevitable when one experiences sexuality. In thiscategory there were also feelings of ambivalence of conflicts related to the discovery andthe living of the pregnancy. The feelings associated to the pregnancy as a life realizationappeared in the reports related to the conquering of a dream to some of the adolescentswhile, to others, motherhood was associated to a greater responsibility in life and to apossibility of concretization of their life project. The expectations regarding the future wererevealed when the pregnancy was associated to a factor that would increase their ability toface difficulties, while other girls see the pregnancy as a factor that would make their lifeprojects more difficult to achieve. The study made it possible to know the variousperceptions and conflicts lived by the pregnant adolescents, reflecting the complexity andthe heterogeneity of the pregnancy in the life of the adolescent girls. This study shallcontribute to the elaboration of strategies and the implementation of actions that attendthe needs of the adolescents when it comes to sexual education, involving the educationalformation, the family support, the restructuring of the health services, the permanenteducation of the health and education professionals so that the access to information andto services is assured to all teenagers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEmoçõesHumanosFemininoGravidez na Adolescência/psicologiaSexualidadeEnfermagemPesquisa QualitativaRelações FamiliaresEducação em SaúdeQuestionáriosAdolescenteGravidezEducação SexualSexualidadeEducação em SaúdeGravidez na AdolescênciaVivências da gravidez de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALangela_maria_drumond_lage.pdfapplication/pdf2347088https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7PMNMC/1/angela_maria_drumond_lage.pdf9ee093ada0e0a71188f914aca64fb65bMD51TEXTangela_maria_drumond_lage.pdf.txtangela_maria_drumond_lage.pdf.txtExtracted texttext/plain189423https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7PMNMC/2/angela_maria_drumond_lage.pdf.txtb1cd408702e6e314f329fdb34da8fec7MD521843/GCPA-7PMNMC2019-11-14 11:18:15.112oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-7PMNMCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:18:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547740593913856